Sistema de Transferência de Reservas

O Sistema de Transferência de Reservas (STR) realiza as transferências de recursos entre instituições financeiras. É o sistema central do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), responsável pela transferência de fundos com liquidação bruta em tempo real (LBTR). Em 2013, o STR registrou giro médio diário de aproximadamente R$1,147 trilhão. Isso equivale à movimentação de valor equivalente ao PIB brasileiro a cada quatro dias.

O horário de funcionamento do STR é das 6h30 às 18h30, exceto sábado, domingo e feriados nacionais.

Para acessar diretamente o STR, é necessário que a instituição financeira tenha conta no BCB. Em 2013, cinco instituições abriram conta, e, ao final do ano, 164 instituições financeiras possuíam acesso direto ao STR.

O BCB trabalha para manter a plena operacionalidade e disponibilidade do STR, dada a importância do sistema para que pessoas e empresas realizem seus pagamentos e transferências. No ano, o STR ficou operacional em 99,94% do tempo, acima do mínimo de 99,8% definido em regulamento.

O Sistema de Pagamentos Brasileiro

O SPB compreende as entidades, os sistemas e os procedimentos relacionados com a transferência de fundos e de outros ativos financeiros ou com o processamento, a compensação e a liquidação de pagamentos em qualquer de suas formas. Resumidamente, toda transferência eletrônica de dinheiro e de outros valores entre instituições financeiras no país ocorre no âmbito do SPB.

Integram o SPB os sistemas de liquidação de transferências de fundos e de outras obrigações interbancárias, como a Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe), a Cielo, a Rede (antiga Redecard), o Sistema de Liquidação Diferida das Transferências Interbancárias de Ordens de Crédito (Siloc), o Sistema de Transferência de Fundos (Sitraf). O STR é composto pelos sistemas de liquidação de transações com ativos financeiros, títulos, valores mobiliários, derivativos financeiros e moedas estrangeiras, que compreendem as câmaras de ativos, câmbio, derivativos e ações da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), a Cetip S.A. – Mercados Organizados, a C3 (Central de Cessão de Crédito) e o Selic, além das instituições financeiras e seus clientes.