Comunicação institucional

Em agosto, o BCB fechou o ciclo de lançamento da Segunda Família do Real com a campanha publicitária das novas notas de 2 e de 5 reais, seguindo o conceito “Veja, sinta e descubra as novidades do seu dinheiro”, acessível inclusive para usuários de tablets e smartphones.

Campanha para turistas

Criada em português, espanhol e inglês e veiculada na internet, a campanha de utilidade pública voltada para os turistas da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) informou os visitantes sobre o câmbio e os itens de segurança das cédulas do real.

Houve distribuição de fôlderes bilíngues durante a Copa das Confederações em táxis e aeroportos das cidades-sede; e na rodoviária do Rio de Janeiro, durante a JMJ. As peças direcionavam para o hotsite Dinheiro Brasileiro, no qual os turistas podiam conferir os elementos de segurança da primeira e da segunda família do real.

Também foi lançado o aplicativo Câmbio Legal, para aparelhos móveis. Por meio da ferramenta, é possível localizar os pontos de câmbio em todo o país e, assim, encontrar o local mais próximo para comprar e vender moeda estrangeira, além de sacar ou trocar outras moedas por reais.

Capitais brasileiros no exterior

A campanha de divulgação da Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) tem o objetivo de informar os prazos da declaração anual ao público-alvo – pessoas naturais ou jurídicas que possuíam o equivalente a US$100 mil ou mais em ativos externos em 31 de dezembro de 2012.

A estratégia de mídia incluiu veiculação segmentada em jornais especializados, em rádio e na internet, com banners em portais de economia. A campanha do CBE trimestral seguiu o mesmo conceito e foi ainda mais direcionada, atingindo público-alvo restrito, cujo valor mínimo para declaração é equivalente a US$100 milhões.

As campanhas contribuíram para a entrega de 26.434 declarações do CBE anual (data base de 31 de dezembro de 2012) e de 386 declarações, em média, em cada CBE trimestral, propiciando ampla cobertura dos ativos externos detidos por residentes no Brasil e construção de estatísticas de qualidade.

Censo de Capitais Estrangeiros

O Censo Anual de Capitais Estrangeiros tem o objetivo de coletar informações sobre empresas que possuem patrimônio líquido igual ou superior ao equivalente a US$100 milhões. O Censo é fundamental para a mensuração do investimento estrangeiro direto no país e é obrigatório. Por se tratar de um público específico, foram produzidas malas diretas entregues via correio para as pessoas jurídicas que preencheram os pré-requisitos no ano-base de 2012.