Cooperação técnica internacional

O compartilhamento de experiências entre as autoridades monetárias segue se intensificando. O BCB permanece como importante ator na promoção de atividades de cooperação técnica internacional (CTI), apresentando a outros bancos centrais as respostas dadas pela instituição aos desafios enfrentados por sua economia emergente.

Foram realizadas 41 ações de CTI, prestando assistência técnica a 161 participantes de delegações de 27 países, seja no âmbito de projetos (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Suriname), seja por intermédio de atividades isoladas (Angola, Bolívia, China, Moçambique, Paraguai, Peru, Tanzânia, Trinidad e Tobago, entre outros). Também houve cooperações triangulares, com atividades realizadas em conjunto com organismos internacionais, sobretudo com o FMI.

O diálogo e a troca de experiências estiveram focados em diferentes áreas, como inclusão financeira e modelo de correspondentes bancários, sistema de pagamentos, gestão de reservas, gestão de riscos, atendimento ao consumidor, estatísticas de balanço de pagamentos, gestão do sistema de metas para a inflação, operações de mercado aberto, entre outras.

Finalmente, cabe destacar o apoio que o Reino Unido prestou ao BCB, por intermédio de fundos do governo britânico, para o desenvolvimento de projetos de cooperação cujo principal beneficiário é o Brasil.

Capacitação

Foi implantado, no âmbito da Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen), o Centro Regional Conjunto de Capacitação para a América Latina no Brasil (Cecab), centro de excelência de capacitação, estabelecido em conjunto com o FMI para servidores públicos da região, na formulação e execução de políticas econômicas.

Pelo Cecab, foram realizados três cursos que contaram com oitenta participantes de diversas instituições internacionais e nacionais, incluindo servidores do BCB e de outros órgãos e entidades públicas.