O Programa Museu Escola, do Museu de Valores, recebeu 14 mil alunos de escolas públicas e privadas.

Ações culturais

O BCB mantém, em sua sede e em algumas regionais, o Museu de Valores, que promove a divulgação de seu acervo, composto por cédulas, moedas, documentos, peças e curiosidades nacionais e internacionais que exprimem valor monetário em seu contexto histórico. A divulgação é feita mediante exposições gratuitas e publicações.

Roteiro para guias de visitantes

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio de 2013, foi lançado o Roteiro para guias de visitantes. O roteiro virtual foi desenvolvido para orientar os guias durante as visitações ao Museu de Valores. A peça possui 127 lâminas e está disponível para consulta no site do BCB na internet.

XX ICOMON Annual Meeting

O BCB foi anfitrião da reunião do ICOMON

O Museu de Valores do BCB foi o anfitrião da reunião do Comitê Internacional de Museus Monetários e Bancários (International Committee for Money and Banking Museums – ICOMON). O evento fez parte da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums [ICOM]), encontro realizado a cada três anos em um país diferente, o qual contou com a participação de mais de 2 mil profissionais da área.

O tema central da reunião foi “Educação Financeira no Museu Monetário – Contribuição para o desenvolvimento social”. A reunião incentivou a apresentação de ideias e experiências criativas que valorizam o patrimônio cultural, com destaque para o papel transformador dos museus por meio da memória social – campo no qual o Brasil se afirma como pioneiro e fomentador.

Disponibilização de imagens do acervo numismático

O BCB finalizou a higienização e a digitalização do acervo numismático do Museu de Valores, composto por cerca de 140 mil itens. Com essa ação, o BCB visa a dar visibilidade aos acervos numismático e de documentos históricos sob sua guarda e garantir sua preservação e divulgação. O objetivo é, em breve, possibilitar aos cidadãos visualizar e pesquisar, por meio do site do BCB, imagens de cédulas, moedas, outros itens e documentos de valor, além de informações a respeito de cada uma delas.

Programa Museu Escola

O Programa Museu Escola do Museu de Valores, em Brasília, recebeu 14 mil alunos de escolas públicas e privadas. As visitas ao Museu de Valores são agendadas pelo site do BCB na internet e são acompanhadas por monitores. Durante as visitas, são abordados temas educativos, como poupança, inflação, preservação do dinheiro e educação financeira.

Programa Museu Vai à Escola Rural

O BCB realiza palestras e exposição nas escolas rurais do Distrito Federal e do entorno deste, por meio do Programa Museu Vai à Escola Rural. O objetivo é levar noções de educação financeira, do trato com o dinheiro e da história monetária brasileira a alunos e professores. Também são distribuídas publicações didáticas do museu. As apresentações incluem recomendações e informações sobre a preservação e o uso do dinheiro.

Núcleo Museológico Interativo de Psicologia Econômica

O BCB realiza projeto-piloto para implantação de conteúdos de psicologia econômica no Museu de Valores – o Núcleo Museológico Interativo de Psicologia Econômica (Numip). O objetivo é contribuir para a formação de consciência crítica do cidadão nas suas tomadas de decisão econômica.