Reunião do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas.

Instrumentos corporativos de gestão

O BCB concluiu o processo de elaboração da cadeia de valor. Trata-se de importante instrumento de gestão que explicita, numa sequência lógica e organizada, como as atividades do BCB contribuem para gerar os produtos que são entregues à sociedade.

A cadeia de valor do BCB já é utilizada na gestão, mais especificamente como instrumento para comunicação, mapeamento de riscos operacionais, levantamento de necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoas, gestão da informação, gestão da documentação e gestão de projetos. Em breve, sua utilização será ampliada para outras áreas de gerenciamento.

Cultura e clima

Na área de comportamento organizacional, foi definido modelo de gestão integrada da cultura e do clima no BCB, com foco no fortalecimento dos valores organizacionais. O objetivo é fortalecer a prática dos valores do BCB e promover a interação entre os traços culturais e os instrumentos de gestão da organização.

Gestão de Pessoas

O Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas completou um ano de atuação. Sua composição foi alterada e hoje agrega representantes de todas as áreas da instituição. Houve quatro reuniões, nas quais foram discutidas a alocação das vagas do novo concurso, as políticas de mobilidade pré-concurso, a validação do plano de ação corporativo para a melhoria do clima organizacional e os impactos das restrições orçamentárias sobre a gestão de pessoas no BCB.

Avaliação de líderes

Com o intuito de obter uma visão geral do desempenho dos líderes do BCB, foi realizada a Avaliação de Líderes 2013. Tal avaliação teve por objetivos fornecer feedback aos gerentes sobre sua atuação, gerar dados para fomentar trabalhos em consultoria interna em gestão e colher informações importantes para a priorização das ações de treinamento voltadas para o desenvolvimento gerencial.

Prêmio

O BCB foi eleito uma das cinco melhores instituições públicas onde trabalhar, de acordo com a pesquisa do Guia Você S/A da Editora Abril. A categoria em que a instituição recebeu melhor avaliação foi “estratégia e gestão”.

Gestão de Projetos

Na área de projetos, o BCB concentrou esforços no aprimoramento das metodologias de gerenciamento de programas, com a celebração de acordo de cooperação técnica com a embaixada britânica. O escritório de projetos também auxiliou várias unidades na condução dos seus projetos corporativos, com a conclusão de 31 projetos, no valor de R$128 milhões, com destaque para a finalização das ações do Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTI) no período 2009-2012, encerradas em março de 2013.

Foram realizadas três reuniões do Comitê de Projetos Corporativos, sendo debatidos temas como o novo cenário para utilização dos recursos da Reserva para o Desenvolvimento Institucional do Banco Central (Redi-BC), a avaliação de novos anteprojetos, o monitoramento e o controle de portfólio de projetos e a execução orçamentária.

Planejamento estratégico

O Planejamento Estratégico do BCB para o exercício de 2013 foi desdobrado em prioridades. A Diretoria Colegiada selecionou 54 ações que vêm sendo acompanhadas mensalmente, com a apresentação de resultados concretos em todas as áreas.

Além desse conjunto de ações, o BCB dedica atenção especial ao desenvolvimento dos projetos corporativos e das iniciativas que ficam sob responsabilidade direta dos diretores e dos chefes de unidade.