Alexandre Antonio Tombini - Presidente BCB
Alexandre
Antonio Tombini
Presidente BCB

Senhoras e senhores,

Mais uma vez, o Banco Central do Brasil (BCB) presta contas à sociedade, por meio da publicação deste Relatório da Administração 2013. Nossa intenção é disponibilizar, de forma fácil e concisa, informações sobre as principais realizações da instituição no ano passado.

A primeira parte – O Banco Central do Brasil e a sociedade – contém as ações do BCB que geraram benefício direto aos cidadãos. Aprimoramos as regras de tarifas bancárias e de portabilidade de crédito e criamos o programa Cidadania Financeira para promover a educação financeira e o acesso à informação sobre o Sistema Financeiro Nacional.

Além disso, o BCB lançou as novas cédulas de dois e de cinco reais, que completam o processo de modernização do real e aumentam a segurança do dinheiro brasileiro.

No Relatório de atividades, segunda parte deste documento, apresentamos as ações que contribuíram de forma direta para o cumprimento de nossa missão de garantir o poder de compra da moeda e assegurar a solidez do sistema financeiro.

Pelo décimo ano consecutivo, a inflação ficou no intervalo de tolerância do regime de metas.

Estabelecemos o marco regulatório dos arranjos de pagamento, a fim de permitir ao cidadão realizar transações de pagamentos sem necessidade de intermediação de uma instituição financeira.

E lançamos o Programa Otimiza BC, que busca racionalizar procedimentos e reduzir o custo de observância para as instituições supervisionadas e os custos de supervisão do próprio BCB, aumentando a eficiência de todo o sistema.

Por fim, a terceira parte é composta pelas demonstrações financeiras, importante instrumento de transparência dos resultados do BCB para a sociedade.

Boa leitura!

Alexandre Antonio Tombini
Presidente