XV Seminário Anual de Metas para a Inflação, no Rio de Janeiro

Seminários, conferências e outros eventos

O BCB realizou vários eventos no ano, com destaque para o XV Seminário Anual de Metas para a Inflação, no Rio de Janeiro. Esse evento promoveu troca de experiência entre especialistas do Brasil e de outros países sobre questões pertinentes ao regime de metas para a inflação, com foco na formulação e na execução da política monetária.

Em São Paulo, o Seminário sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária chegou a sua oitava edição anual e contou com a presença do presidente do Banco Central da Suécia e presidente do Comitê de Basileia para Supervisão Bancária, Stefan Ingves.

Em Brasília, o Seminário Internacional sobre Regimes de Resolução no Sistema Financeiro Brasileiro discutiu o arcabouço nacional para a resolução de entidades reguladas e as perspectivas para a evolução legal e normativa do tema no Brasil, tendo em conta os avanços internacionais recentes e o estágio atual do Sistema Financeiro Nacional.

Em Fortaleza, o V Fórum sobre Inclusão Financeira discutiu a importância da educação financeira, da proteção e da inovação para uma inclusão financeira de qualidade, debatendo os avanços da Parceria Nacional para Inclusão Financeira e os desafios a serem enfrentados.

Seminários acadêmicos

O BCB, por meio do Departamento de Estudos e Pesquisas, realizou quinze seminários internos em Brasília e dois no Rio de Janeiro, como parte de série de seminários acadêmicos orientados à disseminação dos resultados de pesquisas de interesse da instituição e à interação do corpo técnico do BCB com a comunidade acadêmica.

Eventos direcionados aos órgãos externos de controle

O BCB implementou ciclo de palestras para fomentar a discussão e a troca de experiências a respeito das atividades e processos desenvolvidos pela instituição. Os eventos, com periodicidade mensal, têm como público-alvo o TCU, a CGU e a auditoria independente.