Educação financeira

O BCB criou o programa Cidadania Financeira, com o objetivo de promover a educação financeira e o acesso à informação sobre o SFN, contribuindo para a proteção dos consumidores de serviços financeiros e para a melhoria da qualidade do relacionamento do cidadão com as instituições financeiras.

Cidadania financeira diz respeito aos direitos e deveres do cidadão quando o assunto é a sua vida financeira. Para o BCB, educação, proteção e inclusão financeira contribuem tanto para a cidadania financeira como para a eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e para a manutenção da estabilidade econômica do país.

O programa oferece produtos como cursos presenciais e a distância, palestras, cartilhas, fôlderes, vídeos e outros instrumentos de educação financeira, como o aplicativo Calculadora do Cidadão, para o qual foi apresentada nova funcionalidade: cartão de crédito.

O programa Cidadania Financeira está alinhado à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e ao Plano de Ação para o Fortalecimento do Ambiente Institucional, no âmbito da Parceria Nacional para Inclusão Financeira.

O Cidadania Financeira atua em três frentes:

  • gestão de finanças pessoais – Foco no hábito de poupança e na responsabilidade no uso do crédito;
  • relacionamento do cidadão com o SFN – Informação, formação e orientação sobre serviços e produtos financeiros, sobre os canais de atendimento e de resolução de conflitos com o SFN e sobre o papel e as funções do SFN e do BCB; e
  • relacionamento das instituições financeiras com o cidadão – Indução de boas práticas de educação na oferta de serviços financeiros.

Nesse contexto, foi instituída a Rede de Colaboradores em Educação Financeira, composta de servidores do BCB, para atuar nas diferentes regiões do país, por meio da realização de palestras e cursos; do desenvolvimento de conteúdos; da elaboração de produtos; e da atuação no planejamento, monitoramento e execução das ações do programa.

Parcerias

Com o objetivo de ampliar o alcance do Cidadania Financeira, foram iniciados projetos em parcerias com diferentes instituições: Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Fundación Capital; Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (Confesol); Rede Brasileira de Bancos Comunitários; Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Produtos

O BCB criou produtos para que o cidadão, ao ter mais informações sobre educação financeira e SFN, possa tomar decisões financeiras adequadas às suas necessidades. São eles:

  • Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais – Publicação com conteúdo básico de educação financeira que tem o objetivo de promover a reflexão do cidadão sobre sua relação com o dinheiro e sobre como a adequada gestão de suas finanças pessoais pode contribuir para seu bem-estar;
  • Glossário Simplificado de Termos Financeiros – Publicação que apresenta significados de palavras e expressões relacionadas a produtos e serviços do mercado financeiro com linguagem cotidiana;
  • Folhetos – Série de doze folhetos sobre o relacionamento do cidadão com o SFN e série com nove folhetos sobre gestão de finanças pessoais;
  • Vídeos animados – Conjunto de vídeos com personagens animados sobre temas de interesse dos usuários do SFN. Em sua primeira etapa, foram priorizados os assuntos poupança, empréstimo consignado, portabilidade de salário e portabilidade de crédito.

Calculadora do Cidadão

A Calculadora do Cidadão recebeu nova funcionalidade que permite simulações de pagamento parcial da fatura de cartão de crédito e comparação com outros tipos de empréstimo. Disponível no site do BCB e em versão para smartphones e tablets, o aplicativo simula situações do cotidiano financeiro, tais como aplicações, financiamentos, cálculo do valor futuro e correção de valores.

Palestras

Palestra de educação financeira.

Foram realizadas palestras voltadas para estudantes do ensino superior e para o público adulto em geral com os seguintes temas: gestão financeira pessoal; relacionamento do cidadão com o SFN; funcionamento do SFN; e funções do BCB. Adicionalmente, o BCB tem participado com regularidade das últimas edições da Feira do Empreendedor do Sebrae e da feira de finanças Expo Money.

Tema Palestras
Gestão de Finanças Pessoais 39
Cidadão Financeiro 10
SFN, BCB e suas funções 19
Total 68
Participantes Quantidade
Estudantes nível médio 408
Estudantes universitários 939
Servidores públicos 769
Expo Money 894
Feira do Empreendedor (microempreendedores) 355
Outros eventos (público heterogêneo) 492
Total 3.857

Curso Gestão de Finanças Pessoais

O BCB realizou doze turmas do curso Gestão de Finanças Pessoais (GFP), com 20 horas de duração: três em Brasília, duas em São Paulo e uma em cada uma das regionais: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Foram treinados 251 participantes, dos quais 97 servidores do BCB e 154 participantes externos, do Conselho Regional de Economia do Pará (Corecon), da Esaf, da Escola da AGU, da Escola Municipal de Administração Fazendária da Prefeitura de São Paulo (Emaf/Prefeitura), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério da Fazenda (MF), da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), do Sebrae, da Senacon, da Organização das Cooperativas Brasileiras e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema OCB/Sescoop), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Estratégia Nacional de Educação Financeira

O BCB participa da Enef, instituída pelo governo federal, como membro do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), e exerce, em caráter permanente, as funções de Secretaria-Executiva desse comitê.

O BCB exerceu a presidência rotativa do Conef no segundo semestre de 2013. Nesse período, foram realizadas duas reuniões do comitê e foi instituído o Comitê de Acompanhamento e Fiscalização (CAF) para monitorar a execução do convênio entre o Conef e a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil).

No âmbito desse convênio, a AEF-Brasil está conduzindo:

  • o projeto de disseminação do Programa de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio, com previsão de atender 2.974 escolas até 2015;
  • o mapeamento das Iniciativas de Educação Financeira no Brasil, a ser divulgado até março de 2014; e
  • dois projetos dirigidos ao público adulto, ambos voltados ao desenvolvimento de tecnologias sociais para a educação financeira, com o envolvimento de até 1,5 mil pessoas em cada um deles. O primeiro tem foco em mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família, e o segundo, em aposentados superendividados com renda inferior a dois salários mínimos.

Ainda sob a presidência do BCB, foi elaborado o Plano de Comunicação da Enef, com colaboração da área de comunicação do BCB.

No papel de Secretaria-Executiva do Conef, o BCB elaborou capítulo sobre a Enef para a publicação conjunta entre a presidência russa do G-20 e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), denominada Advancing National Strategies for Financial Education.