Programa Despertar: oportunidades para menores aprendizes.

Ações sociais

Entre as ações sociais desenvolvidas pelo BCB, destacaram-se o Programa Despertar e os estágios profissionalizantes oferecidos a estudantes de nível médio e de nível superior. Essas ações, contudo, foram fortemente impactadas no segundo semestre de 2013, em razão dos cortes orçamentários impostos à instituição.

O Programa Despertar, promovido em parceria com o Centro Salesiano do Menor (Cesam), oferece a adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social a oportunidade de primeira experiência de trabalho, com base na Lei de Aprendizagem – Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Por meio desse programa, os adolescentes realizam curso de aprendizagem com formação de auxiliar administrativo. Em 2013, participaram do programa 185 adolescentes.

Ademais, por meio de convênios, 345 estudantes de nível superior e 21 de nível médio participaram de estágios profissionalizantes no BCB.

Doação de equipamentos de informática

O BCB doou, no período, 1,3 mil estações de trabalho, o equivalente a 19,3% do total de estações da instituição, e 250 notebooks, todos em condições de uso, para instituições filantrópicas.