Semana Internacional de Inclusão Financeira, em Brasília

Participação em fóruns de inclusão e de educação financeira

O BCB é membro da Aliança para a Inclusão Financeira (Aliance for Financial Inclusion [AFI]), rede global de reguladores e formuladores de políticas públicas que reúne mais de cem instituições de 85 diferentes países para avançar na promoção do acesso a serviços financeiros adequados às necessidades da população mais pobre.

Na AFI, o BCB lidera, desde 2010, o Grupo de Trabalho Dados sobre Inclusão Financeira (Financial Inclusion Data Working Group [FIDWG]), dedicado a definir indicadores internacionais de qualidade na inclusão financeira.

Em setembro, no Fórum de Política Global (Global Policy Forum [GPF] 2013), realizado na Malásia, o BCB apresentou a compilação do conjunto de indicadores de qualidade para mensuração da inclusão financeira, resultado de dois anos de trabalho do subgrupo de dados do FIDWG. A autarquia também apresentou, assim como outros membros, proposta para a governança, a estrutura e o financiamento da nova entidade.

No mesmo evento, o BCB recebeu o Prêmio País Anfitrião 2013. A premiação é para o melhor anfitrião em ações de cooperação internacional, que nesse ano destacou a qualidade do evento Semana Internacional de Inclusão Financeira.

O BCB também participa do Subcomitê sobre Independência (Sub-Committee on Independence), que definirá o novo modelo da entidade, conduzindo o processo de independência da instituição, que atualmente é custeada pela Fundação Bill e Melinda Gates e passará a ser custeada pelos próprios países-membros a partir de 2015.

Semana Internacional de Inclusão Financeira

O BCB realizou, em parceria com a AFI, duas edições da Semana Internacional de Inclusão Financeira, que inaugurou um novo modelo de cooperação técnica no BCB, no qual delegações de diversos países se reúnem para tratar de temas específicos. O evento representou oportunidade de compartilhar as experiências brasileiras no campo da inclusão financeira com outros países.

A primeira edição, realizada em maio, recebeu as delegações de Fiji, Nepal e Nigéria. O debate foi sobre a promoção da inclusão financeira com foco na rede de correspondentes bancários no Brasil. Em dezembro, foi realizada a segunda Semana Internacional de Inclusão Financeira, com foco nas experiências de correspondentes bancários, crédito rural e educação financeira. O evento contou com a participação de delegações do Congo, Índia, Suazilândia, Senegal e Tanzânia.

Convênio com a Embaixada Britânica

Por meio de convênio com a Embaixada Britânica, o BCB realizou um projeto com foco em educação financeira e crédito. Esse projeto teve como produtos um curso de capacitação de 16 horas de duração para 24 servidores e os relatórios Principais desafios do desenvolvimento da educação financeira no Brasil e Educação financeira no Brasil: diálogos com o Reino Unido (Main Challenges of Developing Financial Education in Brazil e Financial Education in Brazil: Dialogues with the UK).

O projeto culminou com a realização do seminário intitulado “Educação Financeira no Brasil: diálogos com o Reino Unido”, com a participação de quarenta pessoas, entre representantes de diversas áreas da autarquia, da Embaixada Britânica, de integrantes do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) e de parceiros do BCB para o tema.