Gestão de riscos corporativos

A gestão de riscos corporativos do BCB é orientada aos seus processos de trabalho ou cadeia de valor. Trata-se de instrumento de fortalecimento da governança corporativa, que facilita a melhoria contínua das atividades da instituição, fortalece o ambiente de controle interno, permite melhor alocação dos recursos humanos e financeiros e amplia a transparência.

Destaca-se o rebalanceamento dos investimentos no processo de gestão dos riscos financeiros na alocação estratégica das reservas internacionais. As preferências de risco do BCB são consideradas conforme a lógica do hedge cambial do passivo externo brasileiro e da diversificação dos investimentos, avaliadas, ainda, a liquidez e a segurança.

A identificação e mensuração de riscos não financeiros foram realizadas por meio de autoavaliações pelos gestores dos processos de trabalho em diversas áreas da instituição. Embora o mapeamento dos riscos ainda esteja em processo, sua execução tem sido sistematicamente aperfeiçoada, com a implantação de um sistema para registro dos eventos de risco. Além disso, o trabalho pioneiro de criação de indicadores de risco de forma automatizada contribui para acompanhar a evolução dinâmica dos riscos identificados.

O BCB revisou e padronizou os Planos de Continuidade de Negócios (PCN), bem como realizou testes e simulações desses planos, tendo desenvolvido estudos para eventual implantação de uma estrutura interna para coordenação das ações diante de um cenário de crise operacional.