A Calculadora do Cidadão está mais acessível à população

Tecnologia da Informação

Manteve-se o padrão de excelência dos sistemas de informática que dão suporte à missão institucional do BCB. Em 2013, o índice médio de disponibilidade desses sistemas foi de 99,79%. Isso significa que, dos 365 dias do ano, os sistemas estiveram indisponíveis aos usuários por menos de 6,3 horas.

Câmbio legal

Um dos focos de inovação do BCB na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é criar aplicativos para uso público por meio dos dispositivos móveis. Em 2013, o BCB disponibilizou o Câmbio Legal. O programa apresenta, em mapa interativo, os pontos de atendimento (pessoal ou automatizado) de câmbio de moeda estrangeira no Brasil, permitindo a busca por pontos específicos e locais de interesse. Além disso, o aplicativo oferece rotas de navegação baseadas na localização do usuário e informações detalhadas sobre cada posto de atendimento (endereço, telefone, horário de funcionamento etc.), entre outras funcionalidades. O Câmbio Legal é gratuito e está disponível para aparelhos que utilizam os sistemas IOS e Android.

Câmbio Legal – aplicativo gratuito permite localizar pontos de câmbio

Calculadora do Cidadão

O BCB disponibilizou nova versão do aplicativo Calculadora do Cidadão para smartphones e tablets. Os principais avanços foram a remodelagem visual, o cálculos off-line (algumas funcionalidades passaram a fazer os cálculos nos próprios dispositivos), e a funcionalidade de comparação de dívidas de diversas modalidades (crédito rotativo, direto ao consumidor, consignado e etc.). Durante o ano de 2013, as versões para Android e IOS foram instaladas em 84 mil dispositivos, a partir da App Store e do Google Play.

Website

A ferramenta de suporte ao site do BCB na internet continua em aprimoramento para simplificar, aperfeiçoar e agilizar sua publicação, gestão e confiabilidade. Em 2013, as páginas do site foram visitadas por 24,7 milhões de pessoas diferentes e acessadas 194,7 milhões de vezes (números aproximados), representando incremento de 20% em relação ao correspondente período do ano anterior. A disponibilidade média do site foi de 99,93%.

Sistema de Operações Rurais

O Sistema de Operações Rurais (Sicor) possibilitou a modernização do registro de operações de crédito rural. O novo mecanismo criou um conjunto de controles que proporciona maior segurança e contribui para evitar fraudes contra o Sistema de Crédito Rural.

O novo sistema garante maior consistência aos dados, com o objetivo de produzir informações gerenciais sobre as operações de crédito rural e do Proagro.

Sistema de Leilão de Câmbio

O BCB desenvolveu o Sistema de Leilão de Câmbio, que gerencia todas as operações necessárias para controlar o processo de negociação da moeda estrangeira entre o BCB e os dealers de câmbio. Isso tornou o processo de condução dos leilões de câmbio mais ágil e seguro, com redução de possíveis erros e falhas humanas.

Projetos e manutenções de sistemas

O BCB concluiu 86 projetos de TIC em 2013, provendo novas soluções e o aperfeiçoamento da infraestrutura de Tecnologia da Informação. Foram concluídas 3.002 solicitações de manutenção em sistemas.

Serviços de atendimento ao usuário

A prestação de serviços de atendimento aos usuários internos e externos registrou 63.499 solicitações, das quais 38.935 foram solucionadas pelo atendimento telefônico e 24.564 foram encaminhadas para atendimento presencial na Sede e nas Gerências Administrativas do BCB.

Sistema de Transferência de Reservas

O STR, que realiza a transferência de recursos entre instituições financeiras, teve disponibilidade média de 99,96%

Sistema Especial de Liquidação e de Custódia

O BCB realizou duas ações no Sistema Selic com o objetivo de trazer melhorias ao mercado de títulos públicos federais:

  • implementação do Módulo de Negociação Eletrônica de Títulos do Selic, que permite às instituições dealers realizar negócios por meio do cadastramento de ofertas de compra e de venda definitivas de títulos, facilitando a operacionalização das negociações, aumentando a transparência e contribuindo para o incremento da liquidez do mercado secundário; e
  • divulgação em tempo real, inclusive no site do BCB na internet, dos preços de negociação dos títulos no mercado secundário, no momento do registro das operações no Selic, o que aumenta a transparência dos negócios com títulos federais.

Sistema de Administração de Reservas

O BCB desenvolveu o Sistema de Administração das Reservas Internacionais (SAR), com objetivo de administrar essas reservas, contemplando todas as atividades no ciclo de vida das aplicações realizadas. Isso permite melhor alocação dos investimentos, com diversos instrumentos disponíveis, além de redução do risco operacional e do aumento da capacidade, fatores importantes para atender os volumes administrados.

De janeiro a novembro de 2013 foram registradas 17.817 operações sendo tratadas 93.954 mensagens Swift, movimentando um valor equivalente a US$3,4 trilhões.

Em 2013, foi agregado ao SAR o módulo para operações de Forex (compra e venda de moedas estrangeiras).