i Relatório da Administração | Banco Central do Brasil

Projeto Acervos: digitalização de documentos históricos

Gestão patrimonial

O BCB deu continuidade ao seu Programa Geral de Construções, com as seguintes atividades:

  • Edifício do Rio de Janeiro – As obras iniciadas em 2010 estão com 46% de execução. Destacaram-se em 2013 as ações para liberação de parte da área pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan);
  • Edifício de Salvador – Continuidade das obras iniciadas em 2012, com 42% de execução. Toda a estrutura foi concluída, as alvenarias foram construídas e instalações e acabamento estão em execução;
  • Edifício de Porto Alegre – Foram realizadas ações para aprovação dos projetos pela Prefeitura Municipal, em análise nos órgãos municipais.

Doações de bens móveis

O BCB passou a publicar edital com a relação dos bens inservíveis e antieconômicos destinados a doação para manifestação das instituições interessadas.

Entre instituições que preencheram os requisitos legais para recebimento de doações, estão órgãos da administração pública federal, estadual e municipal e entidades filantrópicas. Dezessete instituições já receberam em doação um total de 5.334 bens, tais como mobiliário, eletroeletrônicos e equipamentos de informática.

Doações de bens imóveis

Foram doados os seguintes imóveis que não estavam mais em uso pelo BCB:

  • Antigo edifício do BCB no Recife (Rua Siqueira Campos, nº 368, Santo Antônio). O imóvel foi desafetado em 2000, em razão da mudança para a nova sede do BCB na cidade. A doação ao estado de Pernambuco foi autorizada pela Lei nº 12.718, de 26 de setembro de 2012, e efetivada em 19 de junho de 2013, mediante a formalização da Escritura Pública de Doação do 1º Ofício de Notas do Recife, Livro 1630-E, folhas 010.
  • Terreno situado na divisa dos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião (SP). A doação foi aprovada pelos Votos BCB nº 182/2013 e CMN nº 102/2013. A doação da parte do imóvel localizada no município de São Sebastião foi efetivada em 14 de outubro de 2013 com a assinatura da escritura perante o Tabelião de Notas e de Protestos de Letras e Títulos da Cidade de São Sebastião. A doação da parte localizada em Caraguatatuba foi efetivada em 22 de novembro de 2013, com a assinatura de escritura pública perante o Tabelião de Notas e de Protestos de Letras e Títulos da Cidade de Caraguatatuba.

Gestão de documentos

Foi concluído o tratamento do acervo do arquivo histórico do BCB, constituído pela documentação originária das instituições que antecederam a criação do BCB, no período de 1827 a 1965. O Projeto Acervos identificou, catalogou, higienizou e digitalizou documentos variados, resultando em 4,4 milhões de imagens (incluindo o acervo do Museu de Valores), que serão disponibilizadas na internet.

Foi concluída a digitalização de parte dos processos de uso corrente. Por meio do Projeto Arquivos Digitais, foram digitalizadas 29,3 milhões de páginas de documentos de uso corrente, o que vai facilitar o acesso à informação, uma vez que esses documentos foram também indexados e fazem parte de um banco de dados que permite a consulta por vários parâmetros.