Apresentação do programa Escola de Lideranças

Capacitação

Dando continuidade à política de manter o quadro funcional altamente qualificado, o BCB tem ampliado a atuação na área de capacitação, por meio de sua universidade corporativa – UniBacen – e por celebração de convênios e parcerias com universidades e outras instituições nacionais e internacionais.

O BCB realizou 494 ações educacionais, proporcionando aos servidores mais de 7.600 oportunidades de treinamento focadas principalmente em temas característicos do BCB, em consonância com o Plano Anual de Capacitação definido pela instituição. Dessas oportunidades, 55% foram oferecidas com facilitadores internos.

Além da implantação do Cecab – parceria do BCB com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para ministrar treinamentos de políticas econômicas –, o BCB sediou também cinco ações educacionais internacionais. Duas dessas ações foram realizadas em parceria com a Asba, em São Paulo, e três, em parceria com o Cemla, em Brasília e em São Paulo.

Essas ações contaram com 146 participantes, entre estrangeiros e servidores do próprio BCB. Além disso, servidores do BCB participaram de capacitações especializadas no exterior.

O BCB implantou a Escola de Lideranças – conjunto de treinamentos voltados ao desenvolvimento gerencial. A modelagem dos treinamentos partiu da definição do perfil de liderança dos gestores do BCB. A Escola é composta por 25 temas gerenciais e ofereceu, em 2013, cerca de 1,5 mil oportunidades de capacitação a gestores e potenciais sucessores.

O BCB liberou 22 servidores para participação em ações de pós-graduação com patrocínio por afastamento, licenciados para cursos de mestrado, doutorado e intercâmbio, no país e no exterior, em áreas de interesse da autarquia.

O Programa de Idiomas propiciou 935 oportunidades de aprimoramento do conhecimento nas línguas inglesa e espanhola, e o Programa de Incentivo à Primeira Graduação concedeu auxílio financeiro a 24 servidores, tendo sido incorporados, a esse programa, seis novos participantes em 2013.