Ações ambientais

O BCB prosseguiu com as ações para obter a certificação ambiental de seus edifícios em construção no Rio de Janeiro e em Salvador do selo internacional Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).

No caso do prédio de Salvador, o BCB deverá obter a certificação nível ouro. Essa certificação avalia os seguintes itens: procedimentos ambientalmente corretos adotados durante a obra, coleta de águas pluviais, reutilização de água, geração de energia fotovoltaica, uso de vidros de alto desempenho, uso de sistema de condicionamento de ar com elevado coeficiente de economia, uso de elevadores com sistema de regeneração de energia e utilização de lâmpadas de diodo emissor de luz (LED – sigla em inglês).

Permanecem em execução as ações relacionadas à certificação da modernização do edifício do BCB em Belo Horizonte, pelo selo BH Sustentável, da Prefeitura Municipal daquela cidade, aprovada no grau ouro sobre os itens água, energia e resíduos.

Plano de Gestão Logística Sustentável

O BCB constituiu comissão gestora com o objetivo de elaborar seu Plano de Gestão Logística Sustentável (PLS), conforme orientações do Decreto nº 7.746 da Presidência da República, de 5 de junho de 2012, e da Instrução Normativa nº 10 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 12 de novembro de 2012.

O PLS do BCB contém treze temas, que abordam desde o consumo de materiais até a construção de imóveis. Para cada tema, são propostas ações destinadas ao atendimento de um objetivo. No tema Tecnologia da Informação, destacaram-se as seguintes ações realizadas no período:

  • implementação do sistema de processo eletrônico para diminuir o uso de papel;
  • configuração das impressoras para padrão de impressão em frente e verso, também com objetivo de diminuir o uso de papel;
  • implementação de sistema de ressarcimento por cópias e impressões de documentos particulares;
  • configuração das impressoras instaladas em modo de economia de energia; e
  • revisão das especificações técnicas dos editais de licitação e de contratos relativos à aquisição de equipamentos de informática e de sua terceirização, com o objetivo de considerar questões de responsabilidade ambiental.

O primeiro Protocolo Verde foi um acordo firmado entre o Ministério do Meio Ambiente e as instituições financeiras públicas federais com o propósito de disseminar políticas e práticas que fossem precursoras e multiplicadoras em termos de responsabilidade socioambiental.