Relatório da Administração

2012

BCB foi anfitrião do VI Encontro de Governadores de Bancos Centrais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Seminários, conferências e outros eventos

O BCB promoveu vários eventos, com presença de aproximadamente oito mil pessoas. Alguns tiveram relevância internacional, como os encontros sobre sistemas de pagamentos e contabilidade voltados para servidores dos bancos centrais de países integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O objetivo foi fortalecer o relacionamento do BCB com os bancos centrais dessa comunidade. Também foram promovidos encontros de juristas e de presidentes de bancos centrais da CPLP.

Encontros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Brasília sediou o V Encontro sobre Sistemas de Pagamentos, voltado para os bancos centrais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

No V Encontro sobre Sistemas de Pagamentos – realizado em maio, em Brasília –, especialistas de bancos centrais da CPLP debateram sistemas de liquidação de grande valor, vigilância do sistema de pagamentos, sistema de pagamentos de varejo, capilaridade dos serviços financeiros, entre outros temas.

O II Encontro de Contabilidade, promovido no mesmo período, tratou da adaptação das autoridades monetárias da CPLP às normas internacionais de contabilidade (IFRS), bem como de controles internos e pagamentos. Os contabilistas discutiram também modelos de gestão de risco operacional e transparência nas demonstrações financeiras

Em setembro, no Rio de Janeiro, foram promovidos o XIV Encontro de Juristas e o VI Encontro de Governadores (presidentes) de Bancos Centrais da CPLP. No primeiro, foram discutidas medidas de aperfeiçoamento para prevenção e combate às crises; serviços bancários e seus reflexos no direito do consumidor; e outras responsabilidades dos bancos centrais como órgãos reguladores.

No Encontro de Governadores, foram discutidas as respectivas situações econômicas e como as ações dos bancos centrais, no âmbito das suas competências, podem facilitar a aproximação econômica e financeira dos países que compõem a CPLP.

Capacitação

O convênio entre BCB, Ministério da Fazenda, Ministério das Relações Exteriores e FMI foi ampliado. No ano, houve cinco ações de capacitação, destinadas a funcionários de governo de nações latino-americanas e lusófonas. Foram estudados os seguintes temas: estatísticas de balança de pagamentos, política monetária e cambial, indicadores de solidez financeira, gestão macroeconômica e estatísticas de remessas.

Eventos tradicionais

O BCB organizou, no Rio de Janeiro, o XIV Seminário Anual de Metas para a Inflação, que promove troca de experiência entre especialistas do Brasil e de outros países sobre questões pertinentes ao regime de metas para a inflação, com foco na formulação e na execução da política monetária.

Em São Paulo, o Seminário de Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária chegou à sua sétima edição anual.

Eventos com outros organismos internacionais

Outros eventos de abrangência internacional foram resultado de convênio entre o BCB e o Centro de Estudios Monetarios de Latinoamérica (Cemla), dentre os quais se destaca a XI Reunião de Tesoureiros de Bancos Centrais da América Latina e Caribe.

Também foram realizados eventos conjuntos com outras organizações internacionais, como a Associação de Supervisores Bancários das Américas (Asba), o FED e o BIS, em torno dos seguintes temas: supervisão de cooperativas de crédito e mensuração; gerenciamento de risco de crédito; e regulação financeira e política monetária.

No âmbito do Mercosul, aconteceram, no Rio de Janeiro, encontros do Grupo de Monitoramento Macroeconômico e, em Brasília, a reunião semestral do subgrupo do SGT-4 – Assuntos Financeiros do Mercosul. Em Brasília, foram discutidas as ações necessárias para aprofundar a integração financeira dos países integrantes do bloco.

Inclusão e educação financeiras

O BCB organizou e participou de vários eventos sobre inclusão e educação financeiras. Em maio, o BCB, em parceria com o Sebrae, realizou em Brasília evento de lançamento do Plano de Ação para Fortalecimento do Ambiente Institucional, no âmbito da PNIF.

Em outubro, em Porto Alegre, foi realizado o IV Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, com presença de mais de oitocentos participantes e, pela primeira vez, com transmissão ao vivo pela internet de toda a programação do evento.

Seminários acadêmicos

Adicionalmente, o BCB realizou vinte seminários em Brasília e cinco no Rio de Janeiro, que fazem parte de série de seminários acadêmicos orientados à disseminação dos resultados de pesquisas de interesse da instituição e à interação do corpo técnico do BCB com a comunidade acadêmica.