Relatório da Administração

2012

Instrumentos corporativos de gestão

Visando consolidar a gestão por processos, foram iniciados o aperfeiçoamento e a validação da cadeia de valor do BCB, em todas as suas unidades. A cadeia de valor é um instrumento de gestão que reflete como as atividades realizadas criam valor no cumprimento das obrigações legais e na realização da missão do BCB, permitindo alocação mais eficaz de recursos e pessoas.

Em linha com esse objetivo, foi desenvolvido método para avaliação do desenho organizacional que reflete a forma como o BCB se organiza para executar suas atividades. Ele será utilizado quando houver demandas de reestruturação organizacional.

Na área de comportamento organizacional, as ações concentraram-se na definição de modelo de gestão integrada da cultura e do clima no BCB, com foco no fortalecimento dos valores organizacionais. O objetivo é permitir a continuidade e a efetividade dos negócios em face da redução da força de trabalho e dos desafios impostos pelo ambiente externo.

Foi criado o Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas, ao qual compete propor políticas e diretrizes de gestão de pessoas e parâmetros para avaliação da sua efetividade; acompanhar as deliberações sobre tais políticas; e atuar como instância consultiva de assuntos supradepartamentais em gestão de pessoas.

Na área de projetos, o Maturidade em Projetos concentrou esforços no aprimoramento das metodologias de gerenciamento de projetos e de portfolio e na consolidação da utilização do sistema de gerenciamento de projetos. O escritório de projetos também auxiliou várias unidades na condução dos seus projetos estratégicos, com a conclusão de quinze projetos, no valor de R$31 milhões.

Foram realizadas duas reuniões do Comitê de Projetos Corporativos, quando foram debatidos temas como o novo cenário para utilização dos recursos da Redi-BC, a avaliação de novos anteprojetos, o monitoramento e o controle de portfolio de projetos, e a execução orçamentária.

O planejamento estratégico do BCB foi desdobrado em prioridades, de acordo com orientações traçadas pela Diretoria Colegiada, e as ações vêm sendo acompanhadas sistematicamente, com a apresentação de resultados concretos em todas as áreas de atuação.