Relatório da Administração

2012

Segurança

Foi instituída, em setembro, a Política de Segurança do Banco Central do Brasil, com o objetivo de estabelecer princípios e diretrizes de segurança a serem observados por todas as áreas na execução das atividades institucionais, orientando as ações necessárias à segurança das pessoas, instalações, informações, bens, valores e autoridades do BCB.

No âmbito do Programa de Segurança Institucional, foi concluída a instalação do novo sistema de vigilância eletrônica em todas as regionais e na sede do BCB. Entre os benefícios obtidos, estão a melhoria do monitoramento em tempo real, realizado tanto de forma local quanto a distância, e da capacidade de análise de eventos a partir dos registros gravados. Houve melhorias na funcionalidade, na abrangência e na qualidade do sistema, resultando em maior proteção para a organização.

Está em andamento o projeto de instalação do novo sistema eletrônico de controle de acesso, com o objetivo de padronizar e melhorar a forma de acesso aos edifícios funcionais do BCB. Os novos equipamentos possibilitarão o controle mais eficaz das áreas e instalações, especialmente daquelas mais sensíveis, além da integração com o sistema de vigilância eletrônica.