Relatório da Administração

2012

Cooperação técnica internacional

O desempenho do Brasil nos últimos anos continua despertando crescente interesse na comunidade internacional, que almeja conhecer as respostas dadas pelo BCB aos dilemas inerentes às atividades de autoridade monetária em um contexto de economia emergente.

No âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o BCB firmou convênio de cooperação técnica, científica e cultural com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Servidores da autarquia que lidam com temas de Direito poderão participar dos programas de mestrado e doutorado da faculdade.

Tem havido número crescente de solicitações de cooperação técnica vindas de bancos centrais e de outros órgãos de governos estrangeiros. E o BCB tem se aperfeiçoado para atender à demanda.

A maior parte das atividades de cooperação técnica internacional (CTI) do BCB tem sido prestada por meio de projetos em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o que vem contribuindo não só para organizar melhor tais atividades e a alocação dos recursos disponíveis, mas, principalmente, para propiciar mais efetividade e eficiência no atendimento aos beneficiários. Há projetos assinados e em andamento com Cabo Verde, Suriname e Cuba, além de outros em fase de elaboração.

Uma evolução pode envolver a parceria com organizações internacionais para a prestação de CTI triangular, como com o FMI, que contribuiu para financiar catorze missões nos últimos dois anos.

Embora a maior parte das solicitações ainda seja de países da América Latina, do Caribe e da África, tem havido demanda por visitas de alto nível de autoridades de outros países da Ásia e da Europa e do Canadá.

Mais de um terço da CTI no ano foi prestado a países da CPLP. A quantidade de ações direcionadas à África cresceu com os projetos integrados desenvolvidos e executados em parceria com agências nacionais e internacionais, como a ABC, do MRE, passando a representar 42% do total.

O diálogo e a troca de experiências estiveram focados em diferentes áreas, como: inclusão financeira e modelo de correspondentes bancários, sistema de pagamentos, gestão de reservas, gestão de riscos, atendimento ao consumidor, estatísticas de balanço de pagamentos, gestão do sistema de metas de inflação, operações de mercado aberto, entre outras.

No balanço global, houve 41 ações de CTI no ano, tendo sido treze no exterior e 28 no Brasil. Dentre as dezesseis missões provenientes de países africanos, treze foram de países da CPLP.