Relatório da Administração

2012

Gestão de riscos corporativos

Ao longo dos últimos anos, o BCB tem se empenhado mais em tratar os riscos associados às suas atividades. Nesse sentido, destaca-se o processo de gestão de riscos associado à alocação estratégica das reservas internacionais, evidenciado no Relatório de Gestão das Reservas Internacionais. Publicado anualmente pelo BCB, o relatório é considerado referência internacional.

No ano, o BCB iniciou o processo de implantação da Política de Gestão Integrada de Riscos, com a identificação, mensuração e avaliação de riscos em diversas linhas de negócio conduzidas pela instituição.

No que se refere à continuidade de negócios, cujo objetivo é evitar a interrupção dos processos críticos, o BCB definiu padrões de pesquisas, elaborou formulários e relatórios, desenhou processos e realizou análises para adoção de melhores práticas e padrões relacionados ao tema.

O modelo de gestão de riscos do BCB

A gestão de risco do BCB considera diversas dimensões, como financeira, estratégica, sua reputação, legal e operacional, e o gerenciamento da continuidade de negócios da instituição.

Uma gestão integrada e mais eficiente do risco (Enterprise Risk Management – ERM) proporciona um processo de melhoria contínua das atividades do BCB e a melhor alocação dos recursos humanos e financeiros. Além disso, permite mais transparência na escolha da preferência de risco adequada aos objetivos estratégicos do BCB.

Com a adoção de um modelo integrado e estruturado de gerenciamento de riscos, o BCB alinha-se às melhores práticas internacionais, consolidando a sua posição de excelência sobre o tema. A participação do BCB em ações de cooperação técnica e em fóruns de discussões internacionais, junto a outros bancos centrais, evidencia a sua posição de destaque em gestão de riscos.