Relatório da Administração

2012

As notas da segunda família tem tamanhos diferentes para facilitar a identificação por portadores de deficiência visual

Dinheiro em circulação



Detalhes da nova cédula de R$20 mostram número que muda de cor e quebra-cabeça: novos elementos de segurança

O BCB tem atuado para que haja cédulas e moedas em quantidade suficiente e de boa qualidade disponíveis no país. Em 2012, a instituição deu continuidade à modernização das cédulas do real, no intuito de torná-las ainda mais seguras.

Foram lançadas as cédulas de 10 e de 20 reais da nova família do real. A produção das cédulas contou com avanços tecnológicos que possibilitaram a inclusão de novos elementos de segurança, como o número que muda de cor e o quebra-cabeça, que mostra o valor da cédula quando esta é colocada contra a luz.

A Segunda Família do Real

O lançamento das cédulas de 10 e de 20 reais dá continuidade ao processo de modernização do real, iniciado em 2010 com as cédulas de 50 e de 100 reais, as primeiras da Segunda Família a entrarem em circulação. Apesar de a moeda brasileira ser considerada segura, o BCB optou pela mudança como ação preventiva, de forma a continuar garantindo a segurança do real nos próximos anos.

Além de aumentar a segurança, a modernização trouxe mecanismos mais confiáveis para verificação da autenticidade das cédulas por todos os segmentos da sociedade, inclusive as pessoas com deficiência visual, o que diminui o risco de prejuízo individual para o cidadão. Os números são maiores, o que facilita a leitura para quem tem visão subnormal, e o tamanho da nota varia de acordo com o valor.

Meio circulante

O BCB promove rotineiramente o saneamento do meio circulante, ou seja, retira de circulação as cédulas e moedas sem condições de uso e coloca outras no lugar. A ação visa à segurança do dinheiro, já que, quanto mais nova a cédula, mais fácil é a identificação dos elementos que possibilitam a verificação da autenticidade.

No período, houve aumento de 15,1% do dinheiro em circulação em relação ao ano anterior, chegando a R$187,4 bilhões. Verificou-se crescimento na circulação de quase todas as denominações de cédulas e moedas, o que reflete as ações empreendidas para aumento da disponibilidade de troco. Foram substituídas 2,2 bilhões de cédulas desgastadas e sem condições ideais de uso.

Das cédulas em circulação, as notas recém-lançadas de 10 e de 20 reais ainda respondem por um pequeno percentual do total. Por outro lado, as cédulas de 50 e de 100 reais da Segunda Família já representam mais da metade do total em circulação, em suas denominações.

Suprimento e recolhimento de cédulas e moedas

Para garantir a qualidade do dinheiro em circulação, é necessário que haja suprimento e recolhimento contínuo de cédulas e moedas em todo o país. O BCB realiza essas operações por meio de contrato com o Banco do Brasil.

O Banco do Brasil recebe o dinheiro avariado e desgastado das suas agências e dos outros bancos e o entrega ao Banco Central. Também retira novas cédulas e moedas no BCB e as distribui a suas agências e a outros bancos.

Esses procedimentos são acompanhados sistematicamente pelo BCB a fim de que a qualidade e a segurança do serviço sejam asseguradas. Em 2012, o BCB realizou 81 inspeções nas dependências mais importantes do Banco do Brasil, em várias cidades.

Aproveitando a realização das inspeções, em especial em cidades distantes das capitais, foram promovidas reuniões com bancos e entidades de classe locais – em particular com as associações comerciais. Os principais objetivos foram mostrar os benefícios da conservação das cédulas e fornecer instruções sobre o reconhecimento do dinheiro legítimo. Essa é uma forma de o BCB se fazer presente em todo o país e conhecer mais de perto as demandas da sociedade.

Pesquisa

Periodicamente, o BCB realiza pesquisa para aferir a qualidade das cédulas em diversas cidades brasileiras. O levantamento feito no período indicou bom nível de qualidade das cédulas de 10, 20, 50 e de 100 reais em circulação – cerca de 85% delas foram consideradas aptas a circular. Para as cédulas de 2 e de 5 reais, esse percentual ficou em torno de 70%, o que indica a necessidade de ações específicas para o saneamento dessas denominações.

A pesquisa levantou também, de forma inédita, o entesouramento de moedas. Os resultados indicaram que 27% das moedas emitidas desde o lançamento do real estão fora de circulação. Também foi aferida a durabilidade média das cédulas.

O entesouramento ocorre quando as pessoas guardam as cédulas e moedas por muito tempo, retirando-as de circulação.

Moedas comemorativas

O BCB lançou moedas comemorativas com o objetivo de divulgar e registrar os seguintes eventos:

  • entrega da bandeira olímpica – moeda de prata, com tiragem de seis mil peças; e moeda de circulação comum, com tiragem de 2.016.000 peças, tendo sido dezesseis mil unidades disponibilizadas para compra em cartelas especiais para coleção;
  • Ano Internacional das Cooperativas – moeda de prata, com tiragem de cinco mil peças;
  • homenagem à cidade de Goiás – moeda de prata, com tiragem de três mil peças, pertencente à série numismática “Patrimônio da Humanidade no Brasil”.

Para facilitar a exportação de moedas comemorativas, foi emitida resolução estabelecendo que essa operação seja disciplinada pela Receita Federal do Brasil.