Relatório da Administração

2012

O BCB dá formação a adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social

Ações sociais

Entre as ações sociais desenvolvidas pelo BCB, destacam-se o Programa Despertar e os estágios profissionalizantes oferecidos a estudantes de níveis médio e superior.

O Programa Despertar, promovido pelo BCB em parceria com o Centro Salesiano do Menor (Cesam), oferece a adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social oportunidade de primeira experiência de trabalho, com base na Lei de Aprendizagem – Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. O adolescente realiza o curso de aprendizagem com formação de auxiliar administrativo, cuja carga horária semanal é de vinte horas, sendo a parte prática realizada no BCB e a teórica, uma vez por semana, no Cesam.

Participaram do Despertar, em 2012, 221 adolescentes, dos quais 60 já se formaram, 139 ainda estão em processo de aprendizagem e 22 foram desligados antecipadamente.

Estágios

Por meio de convênios, 259 estudantes de nível superior e 25 de nível médio participaram de estágios profissionalizantes no BCB.

Doações

Em 2012, foram preparados para doação a instituições filantrópicas 466 desktops, equivalentes a 8,5% do parque do BCB, seis notebooks, 62 monitores, 173 teclados e 950 mouses ainda em condição de uso.