Relatório da Administração

2012

Relacionamento internacional com entidades de supervisão bancária e não bancária

Convênios de cooperação

O BCB tem intensificado a realização de convênios de cooperação com órgãos de supervisão bancária de outros países, enfatizando o exercício da supervisão consolidada das instituições financeiras autorizadas a funcionar pela autarquia. Essa ação vai ao encontro de recomendação do Comitê de Supervisão Bancária da Basileia, que indica o intercâmbio de informações entre as entidades fiscalizadoras dos países, de forma contínua e frequente, com o objetivo de aprimorar a supervisão do sistema financeiro internacional.

O BCB assinou convênios de cooperação para fins de supervisão com as seguintes autoridades supervisoras: Bank Supervision Department of the South African Reserve Bank (África do Sul), Banca D'Italia (Itália) e China Banking Regulatory Commission (China). Esses três convênios somam-se com os outros dezessete que o BCB já possuía em 2011.

Supervisão no exterior

Como parte da inspeção direta em agências e subsidiárias de bancos brasileiros no exterior, os supervisores do BCB realizaram trabalhos nos EUA, nas Bahamas, na Áustria, na Suíça e em Portugal.

Destaca-se, também, a realização de Colégios de Supervisores – simpósios que promovem a comunicação entre os supervisores de uma mesma instituição financeira, com intuito de intensificar o compartilhamento de informações e ampliar a compreensão da situação econômico-financeira, das estratégias e dos riscos assumidos mundialmente por esses bancos, visando à supervisão consolidada do conglomerado.

Em setembro, o Colégio de Supervisores de um banco brasileiro de grande porte foi realizado pela segunda vez e consolidou o processo iniciado em 2010. Além disso, supervisores do BCB participaram de outros cinco Colégios de Supervisores de bancos estrangeiros com subsidiárias brasileiras.

Supervisão de instituições bancárias

Em âmbito regional, o Brasil participa da Associação de Supervisores Bancários das Américas (Asba), que tem como objetivo desenvolver, divulgar e promover as práticas de supervisão bancária, em conformidade com as normas internacionais e apoiar o desenvolvimento de competências e recursos em supervisão bancária nas Américas, por meio de prestação efetiva de formação e cooperação técnica.

Supervisão de instituições não bancárias

Com relação à supervisão de instituições não bancárias, o BCB possui representante no The International Credit Union Regulators' Network (ICURN), rede internacional de reguladores de cooperativas de crédito que promove a orientação advinda dos países líderes do G20, para maior coordenação internacional entre os reguladores de serviços financeiros.

Essa rede facilita o compartilhamento de informações entre as cooperativas de crédito, desenvolve pesquisa sobre cooperativas e supervisão, identifica as melhores práticas e fornece acesso a um fórum sobre questões críticas relevantes para a regulação das cooperativas de crédito.