Relatório da Administração

2012

Capacitação

O BCB tem ampliado a atuação na área de capacitação por meio da Universidade Banco Central (UniBacen) e também mediante a celebração de convênios e parcerias com outras instituições.

Em março, a universidade corporativa do BCB foi alçada à condição de Escola de Governo, participante do Sistema de Escolas de Governo da União (Segu).

Além disso, o BCB implantou a Escola de Liderança, com a definição do perfil de liderança dos gestores do BCB e das trilhas de aprendizagem, compostas por 31 temas gerenciais a serem oferecidos aos gestores e potenciais sucessores, para capacitação e desenvolvimento.

A autarquia realizou cerca de setecentas ações educacionais, proporcionando aos servidores mais de 7 mil oportunidades de treinamento, em consonância com o Plano Anual de Capacitação (PAC). Dessas ações, mais de 75% foram realizadas com facilitadores internos.

No âmbito do Programa de Eventos Internacionais da universidade corporativa, o BCB sediou nove ações educacionais, sendo seis em parceria com o FMI, em Brasília; duas em parceria com a Asba, no Rio de Janeiro e em São Paulo; e uma em parceria com o Cemla, em Brasília. Essas ações contaram com 285 participantes, entre estrangeiros e servidores do BCB, além do envio de servidores para capacitação especializada no exterior.

O Programa de Pós-Graduação liberou 27 servidores para participação em ações stricto sensu, licenciados para cursos de mestrado e de doutorado no país e no exterior, em áreas de interesse da autarquia. Além disso, catorze servidores receberam patrocínio financeiro para capacitação lato sensu.

O Programa de Idiomas propiciou a 439 servidores o aprimoramento do conhecimento nas línguas inglesa e espanhola, e o Programa de Incentivo à Primeira Graduação concedeu auxílio financeiro a 36 servidores, tendo sido incorporados ao programa sete novos participantes.