Relatório da Administração

2012

O BCB recebeu 215 novos servidores no ano

Gestão de pessoas

Assim como nos últimos anos, o BCB desenvolveu ações para diminuir o risco operacional em gestão de pessoas, representado pelo significativo número de aposentadorias ocorridas nos anos recentes e pelas aposentadorias previstas para os próximos anos – aproximadamente 23% (988) dos servidores poderão exercer o benefício até 2014.

Até 31 de dezembro, aposentaram-se 378 servidores, o que consolidou a sequência de elevados números anuais de aposentadorias no último triênio.

Entre as ações para diminuir o risco operacional em gestão de pessoas, que se agrava pela crescente assunção de novas responsabilidades pela autarquia, destacam-se: a admissão de mais de oitocentos servidores no último triênio, mediante concurso público; a promoção de mobilidade interna com o objetivo de potencializar o uso das competências do quadro de servidores; e a revisão de processos de trabalho visando a maior eficiência.

O quadro de servidores do BCB é composto por duas carreiras: especialista e procurador. A carreira de especialista divide-se em dois cargos: analista e técnico. A carreira de procurador possui um único cargo, o de procurador.

No ano, entraram em exercício 153 analistas, 49 técnicos e treze procuradores. Paralelamente, o processo de mobilidade interna promoveu o remanejamento de cerca de 8% do quadro de servidores, permitindo melhor aproveitamento do potencial humano no BCB.

Apesar do esforço do BCB nos últimos anos, em 31/12/2012 o seu quadro de pessoal registrou a menor posição histórica desde meados da década de 1970, com 4.380 servidores.

Ainda como parte do esforço de mitigação do risco operacional em gestão de pessoas, foi encaminhada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão solicitação de autorização para realização de novos concursos públicos em 2013.

O BCB tem buscado desenvolver, na área de gestão de pessoas, iniciativas que promovam a prática dos valores organizacionais. O Programa Qualidade de Vida no Trabalho do Banco Central e o Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC) são exemplos dessas iniciativas, destacando-se o desenvolvimento de ações como exames médicos periódicos, acompanhamento de portadores de patologias crônicas, campanhas preventivas em saúde e ginástica laboral.