Relatório da Administração

2012

Mostra Vanguarda Modernista na galeria de arte do BCB

Ações culturais

Mostra celebra 40 anos do Museu de Valores

O BCB mantém, em sua sede e em algumas regionais, o Museu de Valores, que promove a divulgação de seu acervo, composto por cédulas, moedas, documentos, peças e curiosidades nacionais e internacionais que exprimem valor monetário em seu contexto histórico. A divulgação é feita mediante exposições gratuitas e publicações

Foi inaugurada em 2012 mostra que celebra os 40 anos do Museu de Valores, uma retrospectiva das principais ações de natureza educativa e museológica realizadas desde sua inauguração, em 1972.

O Museu recebeu mais de vinte mil visitantes. A maior parte deles, por meio do programa Museu Escola, que promove visitas de estudantes acompanhadas por monitores. São transmitidas noções de educação financeira, de trato com o dinheiro e da história monetária brasileira, com o apoio de publicações didáticas distribuídas a alunos e professores.

Visando à inclusão social e à promoção da cidadania, o Museu de Valores também esteve presente em comunidades de baixa renda e de difícil acesso no Distrito Federal com o programa educativo “Museu vai à escola rural”, que beneficiou cerca de 1.600 cidadãos, entre alunos, professores, auxiliares e moradores das adjacências, em oito escolas localizadas nas áreas rurais de Brazlândia, Paranoá, Planaltina, Sobradinho e São Sebastião.

Programa Museu Escola propicia visitas guiadas a estudantes

Reconhecimento

Em reconhecimento aos trabalhos culturais e socioeducativos realizados em seus 40 anos, o Museu de Valores foi agraciado pelo governo federal com a Ordem do Mérito Cultural 2012, a mais alta condecoração da cultura brasileira.

A Ordem do Mérito Cultural foi criada em 1995 pelo Ministério da Cultura. O objetivo é premiar personalidades, entidades e iniciativas que se distinguiram por suas relevantes contribuições à cultura brasileira.

Acervo artístico

O BCB mantém em sua sede, além do Museu de Valores, galeria de arte com visitação gratuita, onde podem ser apreciadas obras de seu acervo artístico, constituído, em maioria, por obras recebidas como pagamento de dívidas de instituições financeiras em liquidação, durante os anos 1970.

Esteve em exibição em 2012 a mostra “Vanguarda Modernista”, com 86 obras da Coleção Banco Central, de autoria de dez pioneiros modernistas brasileiros. Iniciada em 2011, a exposição recebeu aproximadamente 2.500 visitantes.

Com o objetivo de dar mais visibilidade ao seu acervo, o BCB emprestou obra de Tarsila do Amaral para exposição retrospectiva da pintora no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro. Participou também, com doze obras que compõem a série “Cenas Brasileiras”, de Candido Portinari, de exposição na Câmara dos Deputados. Essa exposição incluiu retrospectiva sobre o processo de restauro dessas obras, conduzido pelo BCB.

Crianças no Museu de Valores: a maior parte dos visitantes foi de estudantes