Relatório da Administração

2012

Educação Financeira

O tema Educação Financeira ganhou mais espaço na agenda do BCB, o que resultou na criação de um departamento para tratar exclusivamente do tema no âmbito da Área de Relacionamento Institucional e Cidadania.

No primeiro semestre de 2012, um Grupo de Trabalho (GT) multidepartamental dedicou-se a propor diretrizes, objetivos, público-alvo, estrutura de governança, produtos e parcerias para o Programa de Educação Financeira do Banco Central (PEF-BC), que oferecerá subsídios para a atuação do novo departamento.

O Departamento de Educação Financeira tem como papel promover a educação financeira da população e seu acesso a serviços financeiros adequados, potencializando e articulando, interna e externamente, ações com esse propósito, e contribuindo para a promoção da eficiência do SFN e para a inclusão financeira da população.

O departamento também tem como objetivo avaliar e monitorar o impacto das ações do BCB para os cidadãos.

Programa BC Universidade

BCB amplia o relacionamento com universitários de todo o Brasil

O programa BC Universidade, que tem como objetivo promover a aproximação do BCB com os estudantes universitários, foi retomado no segundo semestre. Foram realizadas seis palestras, com os temas “Sistema Financeiro Nacional”, “O Banco Central e suas funções” e “Gestão de Finanças Pessoais”. As palestras ocorreram presencialmente, com transmissão via internet para as universidades cadastradas.

Cursos

Foram realizadas três edições da oficina de formação de palestrantes em Gestão de Finanças Pessoais (GFP) e onze edições do curso de GFP. Com essas ações educacionais, que abrangem as diferentes representações do BCB, a instituição aumenta a quantidade de servidores aptos a multiplicar o tema, resultando em maior quantidade de cidadãos beneficiados. Foram ministradas, ainda, três palestras sobre o tema para servidores da Aeronáutica.

O BCB aplicou, em caráter experimental, avaliação de impacto para o curso de GFP. O desenvolvimento do instrumento de avaliação e a aplicação ocorreram em parceria com a Fundação Banco Central de Previdência Privada (Centrus). Os primeiros resultados mostraram que o curso teve impactos positivos na mudança de comportamento das pessoas com relação ao uso de seus recursos.

Outras ações

Foi desenvolvido e disponibilizado para download o aplicativo Calculadora do Cidadão para os sistemas Android e Apple IOS para smartphones e tablets.

O BCB também desenvolveu outras ações educativas, como:

  • "Museu vai à escola rural", em que servidores da instituição visitaram oito escolas, localizadas em Brazlândia, Paranoá, Planaltina, Sobradinho e São Sebastião;
  • visitas ao Museu de Valores em Brasília (mais de 20.000 visitantes) e em   Curitiba (aproximadamente 300 visitantes);
  • realização de 142 palestras, além de cursos e exposições itinerantes de divulgação dos elementos de segurança das cédulas, voltados para profissionais que lidam constantemente com dinheiro em espécie, sensibilizando mais de 6.000 pessoas em 2012.

Além disso, estão em desenvolvimento produtos para levar a educação financeira a diferentes segmentos da população:

  • série de vídeos e gibis educativos, baseados nas perguntas mais frequentes dos cidadãos;
  • curso "Gestão de Finanças Pessoais", a distância (pela internet), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Estratégia Nacional de Educação Financeira

O BCB participa da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), instituída pelo governo federal, como membro do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), e exerce as funções de Secretaria-Executiva desse comitê.

A instituição coordenou, no âmbito da comissão permanente do Conef, o desenvolvimento de projeto de educação financeira e previdenciária para adultos. O objetivo é que esse projeto guie as ações educacionais que serão realizadas pela Associação de Educação Financeira do Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) conveniada com o Conef e responsável pela concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento, implantação e administração de iniciativas de educação financeira e previdenciária que integram a Enef.

Ainda no âmbito do Conef, foi concluído projeto piloto de educação financeira nas escolas para alunos de nível médio, com avaliação do Banco Mundial. Os resultados foram positivos. Os alunos que participaram das aulas demonstraram melhores hábitos de poupança e de comportamento de consumo quando comparados aos alunos do grupo de controle, que não tiveram esse conteúdo.