Relatório da Administração

2012

Alexandre Antonio Tombini - Presidente BCB
Alexandre
Antonio Tombini
Presidente BCB

Senhoras e senhores,

É com prazer que publicamos o Relatório da Administração de 2012. Esta é uma oportunidade de o Banco Central do Brasil (BCB) praticar um dos seus valores mais importantes: a transparência. Por meio desta publicação, você poderá conhecer mais a nossa instituição e, principalmente, avaliar o benefício gerado pelas realizações do BCB ao longo de 2012.

Para facilitar a leitura, o documento está dividido em três partes: I – O Banco Central do Brasil e a sociedade; II – Relatório de Atividades; e III – Demonstrações financeiras.

A primeira parte contém informações sobre as ações que beneficiam diretamente o cotidiano dos cidadãos. Como exemplo, destacamos as iniciativas que visam aumentar o acesso da população a produtos e serviços financeiros e a criação de uma nova diretoria na estrutura do BCB para promover a comunicação com a sociedade, a educação financeira e melhorar o atendimento ao cidadão.

Tivemos também o lançamento das cédulas de vinte e de dez reais da Segunda Família do Real. As novas notas são mais modernas e dispõem de elementos de segurança de fácil verificação. O tamanho distinto das cédulas, aliado à marca tátil em relevo, facilita a identificação por pessoas com deficiência visual.

Na segunda parte, estão descritas as ações que contribuíram para o cumprimento da nossa missão institucional de garantir o poder de compra da moeda e assegurar a solidez do sistema financeiro.

A inflação em 2012 ficou dentro da meta definida pelo Governo.

Aperfeiçoamos a central de risco de crédito, que passou a monitorar 99% do montante de crédito existente no país e tornou-se um importante provedor de informações para a área de supervisão. O trabalho desenvolvido pelo BCB foi avaliado pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial como um dos melhores entre os órgãos de supervisão de instituições financeiras das economias do G20.

Fomos protagonistas nos fóruns financeiros internacionais, propondo soluções para melhorar a regulação financeira internacional. E recebemos a certificação ISO 9001 pela excelência na gestão das reservas internacionais.  

Por fim, na terceira parte, estão as demonstrações financeiras. Esses dados contábeis constituem-se em importante instrumento para a prestação de contas à sociedade.

Os funcionários do BCB, mais uma vez, cumpriram suas atribuições com competência e profissionalismo. A diretoria colegiada compartilha deste agradecimento pela excelência do trabalho realizado.

Alexandre Antonio Tombini
Presidente