Logomarca BCB

Acervo

 
Coleções


O acervo do Museu de Valores compõe-se de moedas, cédulas e outros valores impressos, barras de ouro, medalhas e curiosidades numismáticas ligadas ao dinheiro e à tecnologia de sua fabricação. Essas peças e objetos são classificados em conjuntos que formam as seguintes coleções:




Moedas e cédulas brasileiras


O Museu de Valores possui uma das mais completas coleções de moedas e cédulas brasileiras, com peças representativas de todos os períodos da história do País. Essa coleção inclui exemplares de extrema raridade, caso da chamada "Peça da Coroação", da qual foram cunhadas apenas 64 moedas para comemorar a coroação de D.Pedro I como imperador do Brasil em 1822.



Moedas e cédulas estrangeiras


O dinheiro revela muito da identidade cultural de cada povo - costumes, valores, personagens históricos, tipos humanos, recursos econômicos, fauna, flora. Reunindo de antigas moedas chinesas aos mais recentes valores lançados por diversos países, a coleção estrangeira do Museu de Valores permite acompanhar a evolução tecnológica do dinheiro no mundo e as transformações por que passaram os povos no decorrer do tempo.



Outras coleções


Reúnem objetos que guardam afinidade com o universo dos valores monetários, como medalhas, condecorações, sinetes, pesos monetários e mercadorias que já foram utilizadas como meios de pagamentos. Incluem também peças representativas dos processos de fabricação do dinheiro, em suas diversas etapas, formando uma coleção de tecnologia: desenhos originais, matrizes, cunhos, discos monetários, papéis de segurança, estudo de cores, folhas progressivas etc.



Ouro


O Banco Central é o órgão responsável pela reserva-ouro do País. Em razão disso, o Museu tem condições de expor ao público exemplares de barras de ouro, pepitas e outras curiosidades que mostram a beleza, a raridade e a utilidade desse metal precioso, que sempre provocou fascinação no ser humano.

Em destaque, pode-se ver a maior pepita de ouro encontrada no Brasil: pesa 60,820 kg (52,332 kg de ouro contido) e foi encontrada no garimpo de Serra Pelada, no Pará.