Logomarca BCB

Moedas Comemorativas


MOEDA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

Em 18 de junho de 1908, chegava ao porto de Santos o navio Kasato Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Convocados a trabalhar nas fazendas de café, logo diversificaram suas atividades, marcadamente na agricultura, e se destacaram nos mais diversos segmentos da atividade econômica, imprimindo sua contribuição para a formação da riqueza cultural brasileira. Após um século, o Brasil passou a abrigar o maior contingente de japoneses e descendentes de japoneses fora do Japão – cerca de um milhão e meio de pessoas. Dada a importância dessa imigração para o país, para celebrar o seu centenário, o Banco Central do Brasil lançou uma moeda comemorativa em cuproníquel.

 

moeda de cuproníquel comemorativa do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil Valor facial: 2 reais
Tiragem autorizada pelo Comunicado 17.017: 10.000
Tiragem inicial: 2.000
Quantidade em circulação: ver "dinheiro em circulação"
Peso: 10,17g
Composição básica: Cu 75% Ni 25%
Diâmetro: 30mm
Borda: serrilhada
Método de cunhagem: comum
Fabricação: Casa da Moeda do Brasil
ESGOTADO

 

 

DESCRIÇÃO

Anverso: reprodução de foto do navio Kasato Maru, com as legendas “Centenário da Imigração Japonesa no Brasil” e “1908-2008”.

Reverso: representação de uma agricultora japonesa trabalhando na colheita do caqui – fruto introduzido no Brasil pelos imigrantes japoneses. Complementam a composição o valor de face (2 reais) e a legenda “Brasil”.