Logomarca BCB

Moedas Comemorativas

MOEDAS COMEMORATIVAS DOS 500 ANOS DO BRASIL

O lançamento de duas moedas comemorativas de curso legal pelo Banco Central do Brasil registra de forma perene as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, apresentando, em sua composição simbólica, motivos de importante reflexão sobre a origem e a formação da nação brasileira.

 
moeda de prata comemorativa dos 500 anos do Descobrimento do Brasil Valor facial: 5 reais
Tiragem autorizada pelo Comunicado 7.952: 100.000
Total fabricado: 15.385
Quantidade em circulação: ver "dinheiro em circulação"
Peso: 28g
Composição básica: Prata 999
Diâmetro: 40mm
Bordo: serrilhado
Método de cunhagem: "proof"
Concepção e projeto: Banco Central do Brasil e 
Casa da Moeda do Brasil
Criação e modelagem: Katia Maria de Abreu Dias e
Luciano Araújo
Cunhagem: Casa da Moeda do Brasil
Preço de venda: R$ 106,00

 
 
moeda de ouro comemorativa dos 500 anos do Descobrimento do Brasil
Valor facial: 20 Reais
Tiragem autorizada pelo Comunicado 7.952: 10.000
Total fabricado: 6.558
Quantidade em circulação: ver "dinheiro em circulação"
Peso: 8g
Composição básica: ouro 900
Diâmetro: 22mm
Bordo: serrilhado
Método de cunhagem: "proof"
Concepção e projeto: Banco Central do Brasil e 
Casa da Moeda do Brasil
Criação e modelagem: Katia Maria de Abreu Dias e
Luciano Araújo
Cunhagem: Casa da Moeda do Brasil
ESGOTADO

 
Conjunto de moedas de prata e ouro comemorativas dos 500 anos do Descobrimento do Brasil CONJUNTO DE MOEDAS DE PRATA E OURO

O Banco Central também disponibilizou um conjunto com as duas moedas comemorativas, cuja tiragem está esgotada


 
DESCRIÇÃO

Os anversos apresentam composição estilizada que retrata o encontro das culturas indígena e européia por intermédio de adorno de penas característico dos índios brasileiros e de uma rosa dos ventos, instrumento de navegação usado pelos portugueses à época do descobrimento. Em continuidade a composição, a expressão “BRASIL 500 ANOS 1500 2000”.

O reverso da moeda de prata apresenta o momento do descobrimento, observado a partir da terra recém descoberta. A composição em dois planos apresenta, no primeiro, a figura de um índio e, no segundo, nau da expedição de Pedro Álvares Cabral rumando para a nova terra. Interligando os elementos da cena, um adorno indígena de penas e uma rosa dos ventos. Na parte superior, a denominação “5” ladeada pela expressão “REAIS”. 

O reverso da moeda de ouro traz o Brasil atual. O elemento principal da representação é o mapa do País, contornado à esquerda por folhas, em alusão às riquezas naturais, tendo ao centro a logomarca oficial dos 500 Anos. Ao fundo, composição abstrata em linhas e, à esquerda do mapa, a legenda “20 REAIS"


A escolha da temática e do projeto gráfico contou também com a colaboração de especialistas nas áreas de história, design e artes plásticas: srs. Frank Anthony Barral Dodd (Escola Superior de Desenho Industrial), Homero Sena (Instituto Histórico e Geográfico), Elísio Berchior (Instituto Histórico e Geográfico),  Heloísa Aleixo Lustosa (Museu de Belas Artes), Heleny Pires de Castro (Museu Histórico Nacional), Oduvaldo Braga (Instituto Municipal de Arte e Cultura), Maria do Carmo Teixeira Rainho (Arquivo Nacional), Embaixador Wladimir do Amaral Murtinho (Ministério da Cultura), Alex Periscinoto (Secretaria de Publicidade Institucional), Dalva Helena de Souza (Ministério da Fazenda), Aloysia Helena da Costa Caldas (Ministério da Fazenda) e Rosana Castro e Silva de Oliveira (Bacen).