Logomarca BCB

Moedas Comemorativas


MOEDA COMEMORATIVA DOS 200 ANOS DA CHEGADA DA FAMÍLIA REAL AO BRASIL

Em 7 de março de 1808, o então príncipe regente D. João e a família real portuguesa chegaram ao Rio de Janeiro, provocando a transformação da antiga colônia em sede de um império ultramarino. O deslocamento da Família Real desencadeou mudanças profundas, entre elas o desenvolvimento econômico decorrente da abertura dos portos, a transformação arquitetônica e urbanística da cidade do Rio de Janeiro, o desenvolvimento cultural e artístico representado pela criação de bibliotecas e museus, e a fundação de importantes instituições. Todo esse importante legado acabou por determinar as condições para o estabelecimento de uma nação independente poucos anos mais tarde, em 1822, o que dá a dimensão da importância histórica deste evento para o Brasil. Registrando a celebração do seu bicentenário, o Banco Central do Brasil lançou uma moeda comemorativa em prata, na qual presta homenagem a cinco instituições fundadas por D. João, que também celebram seu bicentenário em 2008: Justiça Militar da União, criada como o Conselho Supremo Militar e de Justiça; Jardim Botânico do Rio de Janeiro, criado como Jardim da Aclimação e hoje um dos dez mais importantes jardins botânicos do mundo; Imprensa Nacional, fundada com o nome de Imprensa Régia; Ministério da Fazenda, criado sob o nome de Erário Régio; e Banco do Brasil, o primeiro banco nacional, que emitia letras e bilhetes que foram os precursores das atuais cédulas.

 

moeda comemorativa dos 200 Anos da Chegada da família Real ao Brasil Valor facial: 5 reais
Tiragem autorizada pelo Comunicado 17.002: 10.000
Tiragem inicial: 2.000
Quantidade em circulação: ver "dinheiro em circulação"
Peso: 27g
Composição básica: Prata 925/1000
Diâmetro: 40mm
Borda: serrilhada
Método de cunhagem: "proof"
Fabricação: Casa da Moeda do Brasil
ESGOTADO

 

 

DESCRIÇÃO

Os anversos Em primeiro plano, a nau Martim de Freitas, uma das embarcações da frota que trouxe a Família Real ao Brasil. Ao fundo, a Praça XV, local de seu desembarque no Rio de Janeiro. Em volta da composição, aparece a legenda “200 Anos da Chegada da Família Real – 1808-2008”.

No reverso Composição com os nomes e as datas de criação de instituições bicentenárias fundadas por D. João em 1808, escritas com caligrafia de época: Justiça Militar da União, Imprensa Nacional, Jardim Botânico, Ministério da Fazenda e Banco do Brasil. Completa a composição o valor de face (5 reais).