Logomarca BCB

Moedas Comemorativas


MOEDA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DE ARY BARROSO

Nascido em Ubá, Minas Gerais, em 7 de novembro de 1903, Ary Barroso formou-se em Direito no Rio de Janeiro, mas foi como músico e compositor que se consagrou no Brasil e no exterior. São dele algumas das músicas brasileiras mais conhecidas em todo o mundo, como "Aquarela do Brasil", "No Tabuleiro da Baiana", "Na Baixa do Sapateiro", "É Luxo Só" e muitas outras. O estilo inovador e a musicalidade característica de Ary Barroso estão presentes em suas obras, que hoje constituem parte importante do patrimônio musical brasileiro, ajudando a consolidar a identidade cultural e a imagem do país.

Dono de uma personalidade inventiva, Ary atuou em diversas áreas, atingindo grande destaque em todas elas: foi maestro, pianista, locutor esportivo, radialista, e até vereador, tendo dedicado seu mandato principalmente à luta pelo reconhecimento dos direitos autorais dos artistas. Comandou também vários programas de calouros, lançando grandes nomes da música brasileira, como Luís Gonzaga e Altamiro Carrilho, entre outros. Ary Barroso faleceu em 1964, aos 61 anos, no Rio de Janeiro.

 

moeda de prata comemorativa do Centenário de Ary Barroso Valor facial: 2 reais
Tiragem autorizada pelo Comunicado 11.355: 20.000
Tiragem inicial: 7.000
Quantidade em circulação: ver "dinheiro em circulação"
Peso: 27g
Composição básica: Prata 925
Diâmetro: 40mm
Borda: serrilhada
Método de cunhagem: "proof"
Concepção e projeto: Banco Central do Brasil e
Casa da Moeda do Brasil
Criação e modelagem: Kátia Dias
Fabricação: Casa da Moeda do Brasil
Preço de venda: R$ 120,00

 

moeda de ouro comemorativa do Centenário de Ary Barroso

Valor facial: 20 Reais
Tiragem autorizada pelo Comunicado 11.355: 5.000
Tiragem inicial: 2.500
Quantidade em circulação: ver "dinheiro em circulação"
Peso: 8g
Composição básica: ouro 900
Diâmetro: 22mm
Borda: serrilhada
Método de cunhagem: "proof"
Concepção e projeto: Banco Central do Brasil e
Casa da Moeda do Brasil
Criação e modelagem: Kátia Dias
Fabricação: Casa da Moeda do Brasil
Preço de venda: R$ 860,00
ESGOTADO
DESCRIÇÃO

Moeda de prata:
O anverso retrata Ary Barroso na sua atividade de locutor esportivo, usando o microfone e o fone de ouvido. Completam a composição a clave de sol e as legendas "CENTENÁRIO", "ARY BARROSO", "1903" e "2003". O reverso traz a figura do compositor ao piano e, ao fundo, traços estilizados de uma orquestra. Do reverso constam, ainda, o valor facial (2 reais) e a legenda "BRASIL".

Moeda de ouro:
O anverso apresenta uma caricatura de Ary Barroso, que aborda a faceta jocosa e informal da personalidade do compositor, muito presente na memória popular. As legendas, iguais àquelas do anverso da moeda de prata, conferem unidade visual ao conjunto. No reverso, uma composição estilizada - mesclando uma partitura musical e o teclado de um piano - faz alusão à produção artística do homenageado. Completam a composição o valor facial (20 reais) e a legenda "BRASIL".
 


Embalagem moeda de prata
Imagem da embalagem da moeda de prata

Embalagem moeda de ouro
Imagem da embalagem da moeda de ouro