Banco de dados

 
O banco de dados contém informações enviadas pelas Administradoras de Consórcios por meio dos Documentos 4010 (a partir da data-base de 31/12/2014), 2010 (até a data-base de 30/9/2008) e 2080 (a partir da data-base de 30/9/2008).

Arquivos disponíveis para download

Os arquivos disponíveis para download são os relativos às datas-bases informadas nas caixas de seleção.

Atualização de informações

As informações remetidas pelas Administradoras estarão disponíveis para download a partir do dia 10 do segundo mês subsequente ao da data-base.

A cada data-base são atualizadas as informações relativas aos últimos 12 períodos. Isso implica que as substituições de documentos relativos a datas-bases superiores a 12 meses não alterarão o banco de dados.

Conteúdo dos arquivos

Os arquivos disponibilizados para consulta reproduzem as informações remetidas pelas Administradoras de consórcio para uma data-base; eventuais manipulações de dados estão descritas em planilha específica (NR).

Descrição dos Bancos de dados
  1. Dados consolidados - para cada data-base são fornecidos quatro arquivos:

    1. Novo itemO arquivo "Significado dos campos & Métricas" contém quatro planilhas:
      1. a planilha “Significado dos campos” traz a descrição dos termos utilizados nos demais arquivos;
      2. três planilhas com o detalhamento da métrica utilizada para calcular cada um dos campos dos respectivos arquivos:
        1. Métricas Segmentos;
        2. Métricas Bens Imóveis Grupos;
        3. Métricas Bens móveis Grupos.
    2. Novo itemO arquivo "Segmentos Consolidados" contém os dados consolidados dos segmentos 1 a 6*, por administradora de consórcio;
    3. O arquivo "Bens imóveis - Grupos" contém os dados consolidados dos grupos de bens imóveis, por administradora de consórcio (NR);
    4. Novo itemO arquivo "Bens móveis - Grupos" contém os dados dos grupos de bens móveis e serviços (segmentos 2 a 6*), por administradora de consórcio, consolidados a partir das informações de cotas. Esse arquivo é disponibilizado trimestralmente (nos meses de março, junho, setembro e dezembro).

    * 1 = bens imóveis; 2 = tratores, equipamentos rodoviários, máquinas agrícolas, embarcações, aeronaves e veículos automotores de carga e transporte coletivo; 3 = veículos automotores não incluídos no segmento 2; 4 = motocicletas e motonetas; 5 = outros bens móveis duráveis; 6 = serviços turísticos

  2. Dados por Unidade da Federação (UF) – para cada data-base são fornecidos dois arquivos:

    1. O arquivo "Significado dos campos" contém a descrição e os critérios dos termos utilizados no arquivo “Dados por UF” (NR);
    2. O arquivo "Dados por UF" contém os dados consolidados por Unidade da Federação agrupados a partir das informações de cotas. A base de dados contém apenas os dados referentes aos grupos ativos na referida data-base; desta forma, dados relativos aos grupos que não realizaram a 1ª assembleia até a data-base e aos grupos já encerrados contabilmente na data-base não estão incluídos. Esse arquivo é disponibilizado trimestralmente (nos meses de março, junho, setembro e dezembro). (NR)

    Os dados, agrupados a partir das informações de cotas, por Administradora de Consórcio, por Unidade da Federação (UF) e por segmento de bem, são os seguintes (NR):
    • quantidade de cotistas ativos contemplados por lance;
    • quantidade de cotistas ativos contemplados por sorteio;
    • quantidade de cotistas ativos não contemplados;
    • quantidade de cotistas desistentes contempladas;
    • quantidade de cotistas desistentes não contemplados;
    • quantidade de cotistas ativos contemplados por lance no trimestre;
    • quantidade de cotistas ativos contempladas por sorteio no trimestre;
    • quantidade de cotistas desistentes contemplados no trimestre;
    • quantidade de adesões no trimestre.


  3. Dados Contábeis Consolidados-para cada data-base são fornecidos quatro arquivos:

    1. O arquivo "AAAAMMDoc_4010_Consorcios_Administradoras " contém a relação das administradoras de consórcio cujos saldos de todas as contas foram consolidados no arquivo; “AAAAMMDoc_4010_Consorcios_Saldos_Consolidados"
    2. O arquivo "AAAAMMDoc_4010_Consorcios_Saldos_Consolidados" contém o saldo consolidado de todas as contas do Documento 4010 - Balancete Patrimonial;
    3. O arquivo "AAAAMMDoc_4110_Consorcios_Administradoras" contém a relação das administradoras de consórcio cujos saldo de todas as contas foram consolidados no arquivo “AAAAMMDoc_4110_Consorcios_Saldos_Consolidados"; e
    4. O arquivo "AAAAMMDoc_4110_Consorcios_Saldos_Consolidados" contém o saldo consolidado de todas as contas dos Documentos 4110 - Demonstração dos Recursos de Consórcio (por grupo) referentes a todos os grupos ativos das administradoras de consórcio autorizadas.
Transferência de arquivos
  1. Escolha o Banco de Dados e a data-base desejados:
    1. O Banco de Dados “Dados Consolidados” é disponibilizado mensalmente, com exceção do arquivo “Bens móveis – Grupos”, que tem periodicidade trimestral (nas datas-bases de março, junho, setembro e dezembro) (NR);
    2. Os Bancos de Dados “por Unidade da Federação” e “Contábeis Consolidados” são disponibilizados trimestralmente (periodicidade de envio obrigatório pelas Administradoras de Consórcio) (NR).
  2. Observe que ao lado de cada data-base é apresentado o tamanho do arquivo. Todos os arquivos estão compactados (em formato ZIP). Após descompactados, os arquivos serão apresentados em formato CSV. Para mais informações sobre formatos de arquivos e programas para visualização acesse Ajuda do sítio Internet;
  3. Clique em "OK".


Relação de Bancos de Dados disponíveis para transferência: (transferência de arquivos)
Observações:

(1) A partir da data-base de março/2014, a possível ocorrência de variações significativas na coluna “Quantidade de participantes ativos em dia” (dos arquivos “Bens imóveis - Por grupo” e “Bens móveis – Consolidados do grupo” dos “Dados Consolidados”) se deve à inclusão da “Quantidade de participantes inativos quitados” em sua totalização.

(2) A partir da data-base de janeiro/15 passam a vigorar as modificações estabelecidas na Carta Circular nº 3.679/14 no leiaute do Documento 2080. Deste modo, alguns campos dos Bancos de Dados “Dados Consolidados” e “Dados por Unidade da Federação” foram alterados, como detalhado no arquivo “Banco de dados-alterações CCirc3679.xlxs”. Os nomes atualizados, bem como as respectivas descrições dos campos, constam do arquivo "Significado dos campos".

(3) A partir de novembro/15 passam a ser divulgados os Dados Contábeis Consolidados referentes à data-base de Dezembro/14 em diante.

(4)Novo itemA partir de junho/17, o Banco Central passa a divulgar trimestralmente informações consolidadas dos grupos de bens móveis e serviços. Os dados estão disponíveis no arquivo "Bens móveis - Grupos", do Banco de Dados “Dados Consolidados”. Além disso, visando facilitar o acesso às informações de Consórcios pelos diversos interessados, os dados dos arquivos "Bens imóveis - Consolidados" e "Bens móveis - Consolidados" foram consolidados em um único arquivo, denominado "Segmentos Consolidados". Todos os arquivos dos Dados Consolidados divulgados nesta página foram ajustados e se encontram no novo formato, contendo, inclusive, o arquivo trimestral "Bens móveis - Grupos".

Banco de dados
Título Arquivo
Dados Consolidados

Dados por Unidade da Federação

Dados Contábeis Consolidados