{"navegacao":null,"view":"views/exibenormativo.aspx","conteudo":[{"Titulo":"Resolução BCB N° 6","Tipo":"Resolução BCB","Documentos":null,"DOU":"Publicada no DOU de 14/8/2020, Seção 1, p. 38.","Id":51123,"Data":"2020-08-12T21:02:00Z","DataTexto":"12/8/2020 18:02","Numero":6.0,"VersaoNormativo":3.0,"Assunto":"Dispõe sobre os critérios e os procedimentos para reconhecimento e registro contábil dos componentes do ativo imobilizado de uso pelas administradoras de consórcio, pelas instituições de pagamento, pelas sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, pelas sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e pelas sociedades corretoras de câmbio autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.","NormasVinculadas":"RESOLUÇÃO BCB;@553;@2026;#RESOLUÇÃO BCB;@367;@2024;#CIRCULAR;@3817;@2016;#","Referencias":"Lei nº 11.795/2008, arts. 6º e 7º, inciso III.;#Lei nº 12.865/2013, arts. 9º, inciso II, e 15.;#Revoga, a partir de 1º/1/2021, Circular BCB nº 3.817/2016.;#","Atualizacoes":"Resolução BCB nº 367/2024 - Alteração, a partir de 1º/3/2024 - Nova redação: ementa; art. 1º, caput; art. 2º; art. 3º, inciso III; art. 5º, parágrafo único; art. 7º, § 1º, inciso III; e art. 9º, caput. Inclusão: art. 1º, incisos I a V. ;#Resolução BCB nº 553/2026 - Nova redação: ementa e art. 1º, caput. Revogação: art. 1º, incisos I a V.;#","Revogado":false,"Cancelado":false,"Texto":"<div class=\"ExternalClass09D290AF291C49459B4A3BEC9D1CE7C2\">\n\n\n<span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">\n</span><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">\n</span><title style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Resolução Nº 6</title><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">\n</span><style style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">\r\n</style><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">\n\n\n\n\n\n</span><div class=\"WordSection1\">\n\n<p class=\"Default\" align=\"center\" style=\"margin-bottom&#58;18.0pt;text-align&#58;center;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">RESOLUÇÃO BCB Nº 6, DE 12 DE AGOSTO DE\n2020</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-top&#58;0cm;margin-right&#58;0cm;margin-bottom&#58;6.0pt;margin-left&#58;212.6pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Dispõe sobre os critérios e procedimentos para reconhecimento e\nregistro contábil dos componentes do ativo imobilizado de uso pelas\nadministradoras de consórcio e das instituições de pagamento.</span></s></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-top&#58;0cm;margin-right&#58;0cm;margin-bottom&#58;6.0pt;margin-left&#58;212.6pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Dispõe sobre os critérios e os procedimentos para reconhecimento e\nregistro contábil dos componentes do ativo imobilizado de uso pelas\nadministradoras de consórcio, pelas instituições de pagamento, pelas sociedades\ncorretoras de títulos e valores mobiliários, pelas sociedades distribuidoras de\ntítulos e valores mobiliários e pelas sociedades corretoras de câmbio\nautorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024,\npela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-top&#58;0cm;margin-right&#58;0cm;margin-bottom&#58;6.0pt;margin-left&#58;212.6pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Dispõe\nsobre os critérios e os procedimentos para reconhecimento e registro contábil\ndos componentes do ativo imobilizado de uso pelas instituições obrigadas a\nutilizar o Padrão Contábil das Instituições Reguladas pelo Banco Central do\nBrasil – Cosif por força da Resolução BCB nº 92, de 6 de maio de 2021. </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada pela Resolução BCB nº\n553, de 3/3/2026.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">A Diretoria Colegiada do\nBanco Central do Brasil, em sessão realizada em 12 de agosto de 2020, com base\nnos arts. 6º e 7º, inciso III, da Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, 9º,\ninciso II, e 15 da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013,</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"> R E S O L V E &#58;</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 1º\nEsta Resolução estabelece os critérios e os procedimentos para reconhecimento\ncontábil e mensuração dos componentes do imobilizado de uso pelas\nadministradoras de consórcio e pelas instituições de pagamento.</span></s></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 1º&#160;\nEsta Resolução estabelece os critérios e os procedimentos para reconhecimento\ncontábil e mensuração dos componentes do imobilizado de uso pelas seguintes\ninstituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil&#58; </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024,\npela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 1º&#160; Esta Resolução\nestabelece os critérios e os procedimentos para reconhecimento contábil e\nmensuração dos componentes do imobilizado de uso pelas instituições obrigadas a\nutilizar o Padrão Contábil das Instituições Reguladas pelo Banco Central do Brasil\n– Cosif nos termos do art. 1º, <i style=\"\">caput</i>, inciso I, da Resolução BCB nº 92,\nde 6 de maio de 2021. </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada pela Resolução BCB nº\n553, de 3/3/2026.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">I -\nadministradoras de consórcio; </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Incluído, a partir de 1º/3/2024, pela\nResolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">I - </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Revogado pela Resolução BCB nº 553,\nde 3/3/2026.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">II -\ninstituições de pagamento; </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Incluído, a partir de 1º/3/2024, pela\nResolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">II - </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Revogado pela Resolução BCB nº 553,\nde 3/3/2026.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">III -\nsociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Incluído, a partir de 1º/3/2024, pela\nResolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">III - </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Revogado pela Resolução BCB nº 553,\nde 3/3/2026.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">IV -\nsociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; e </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Incluído, a partir de 1º/3/2024, pela\nResolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">IV - </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Revogado pela Resolução BCB nº 553,\nde 3/3/2026.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">V -\nsociedades corretoras de câmbio. </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Incluído, a partir de 1º/3/2024, pela\nResolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">V - </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Revogado pela Resolução BCB nº 553,\nde 3/3/2026.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 2º&#160; As\nadministradoras de consórcio e as instituições de pagamento devem registrar no\nativo imobilizado de uso os bens tangíveis próprios e as benfeitorias\nrealizadas em imóveis de terceiros, destinados à manutenção das suas atividades\nou que tenham essa finalidade por período superior a um exercício social.</span></s></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 2º&#160; As instituições\nmencionadas no art. 1º devem registrar no ativo imobilizado de uso os bens\ntangíveis próprios e as benfeitorias realizadas em imóveis de terceiros,\ndestinados à manutenção das suas atividades ou que tenham essa finalidade por\nperíodo superior a um exercício social. </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024,\npela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 3º&#160; Os ativos\nimobilizados de uso devem ser reconhecidos pelo valor de custo, que compreende&#58;</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">I - o preço de aquisição\nou construção à vista, acrescido de eventuais impostos de importação e impostos\nnão recuperáveis sobre a compra;</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">II - os demais custos\ndiretamente atribuíveis, necessários para disponibilizar o ativo no local e nas\ncondições para o seu funcionamento; e</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">III - a\nestimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do ativo e de\nrestauração do local em que está localizado, caso a administradora de consórcio\nou a instituição de pagamento assuma a obrigação de arcar com tais custos\nquando da aquisição do ativo.</span></s></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">III - a estimativa\ninicial dos custos de desmontagem e remoção do ativo e de restauração do local\nem que está localizado, caso a instituição mencionada no art. 1º assuma a\nobrigação de arcar com tais custos quando da aquisição do ativo. </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024,\npela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Parágrafo único.&#160; Na\naquisição a prazo de ativos imobilizados de uso, a diferença entre o preço à\nvista do bem e o total dos pagamentos deve ser apropriada mensalmente, <b style=\"\">pro\nrata temporis</b>, na conta adequada de despesa, de acordo com o regime de\ncompetência.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 4º&#160; As aplicações\nde capital em ativos imobilizados de uso, inclusive referentes a terrenos que\nse destinem a futura utilização em decorrência de construção, fabricação,\nmontagem ou instalação, devem ser registradas provisoriamente em rubrica\nespecífica de imobilizações em curso.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Parágrafo único.&#160; Caso\nnão sejam efetivadas as aplicações previstas no período de até três anos, os\nvalores escriturados na forma do <b style=\"\">caput</b> devem ser reclassificados para o\nativo circulante.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 5º&#160; Os bens\ntangíveis recebidos em doação, atendidos os requisitos legais e regulamentares,\ndevem ser registrados pelo seu valor de mercado, em contrapartida ao resultado\ndo período&#58;</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">I - no ativo imobilizado\nde uso, caso sejam destinados à manutenção das próprias atividades ou tenham\nessa finalidade por período superior a um exercício social; ou</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">II - no ativo\ncirculante, nos demais casos.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Parágrafo\núnico.&#160; O valor estimado de qualquer obrigação assumida pela administradora de\nconsórcio ou pela instituição de pagamento na operação de doação deve ser\nreconhecido no passivo em contrapartida ao resultado do período.</span></s></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Parágrafo único.&#160; O\nvalor estimado de qualquer obrigação assumida pela instituição mencionada no\nart. 1º na operação de doação deve ser reconhecido no passivo em contrapartida\nao resultado do período. </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024,\npela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 6º&#160; Os gastos com\nadições, benfeitorias ou substituições de componentes em ativo imobilizado de\nuso que efetivamente aumentam o seu prazo de vida útil econômica, sua\neficiência ou produtividade, podem ser agregados ao valor contábil do ativo.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Parágrafo único.&#160; Os\ngastos incorridos para manter ou recolocar os ativos imobilizados próprios ou\nativos imobilizados alugados em condições normais de uso, que não aumentam sua\ncapacidade de produção ou período de vida útil, devem ser reconhecidos como\ndespesas do período em que ocorrerem.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 7º&#160; A depreciação\ndo imobilizado de uso deve ser reconhecida mensalmente em contrapartida a conta\nespecífica de despesa operacional.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 1º&#160; Para fins do\ndisposto neste artigo, considera-se&#58;</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">I - depreciação, a\nalocação sistemática do valor depreciável de um ativo imobilizado de uso ao\nlongo da sua vida útil;</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">II - valor depreciável,\na diferença entre o valor de custo de um ativo e o seu valor residual;</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">III - valor\nresidual, o valor estimado que a administradora de consórcio ou a instituição de\npagamento obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de\nvenda, caso o ativo já tivesse as condições esperadas para o fim de sua vida\nútil; e</span></s></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">III - valor residual, o\nvalor estimado que a instituição mencionada no art. 1º obteria com a venda do\nativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse as\ncondições esperadas para o fim de sua vida útil; e </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024,\npela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">IV - vida útil, o\nperíodo de tempo durante o qual a entidade espera utilizar o ativo.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 2º&#160; Cada componente de\num ativo imobilizado de uso com custo significativo em relação ao custo total\ndo ativo deve ser depreciado separadamente.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 3º&#160; A depreciação deve\ncorresponder ao valor depreciável dividido pela vida útil do ativo, calculada\nde forma linear, a partir do momento em que o bem está disponível para uso.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 4º&#160; As estimativas do\nvalor residual e da vida útil dos ativos imobilizados de uso devem ser\nrevisadas no final de cada exercício ou sempre que houver alteração\nsignificativa nas estimativas anteriores.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 8º&#160; O valor\ncontábil de um ativo imobilizado de uso deve ser baixado por ocasião de sua\nalienação ou quando não houver expectativa de benefícios econômicos futuros com\na sua utilização ou alienação.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 1º&#160; Na venda a prazo\nde ativos imobilizados de uso, a diferença entre o preço à vista e o total dos\nrecebimentos previstos deve ser apropriada mensalmente na conta adequada de\nreceita, de acordo com o regime de competência.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 2º&#160; O ganho ou a perda\ndecorrente da baixa de um ativo imobilizado de uso, determinado pela diferença\nentre o valor líquido obtido com a alienação, se houver, e o valor contábil do\nativo, deve ser reconhecido no resultado do período em que for baixado.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 9º&#160; As\nadministradoras de consórcio e as instituições de pagamento devem transferir do\nimobilizado de uso para o ativo circulante, pelo menor valor entre o valor\ncontábil e o valor de mercado deduzido dos custos necessários para a venda&#58;</span></s></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 9º&#160; As instituições\nmencionadas no art. 1º devem transferir do imobilizado de uso para o ativo\ncirculante, pelo menor valor entre o valor contábil e o valor de mercado\ndeduzido dos custos necessários para a venda&#58; </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024,\npela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">I - a parcela\nsubstancial do ativo que não seja utilizada nas suas atividades; e</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">II - os bens cujo uso\nnas suas atividades tenha sido descontinuado.</span></p>\n\n<p class=\"Default\" style=\"margin-bottom&#58;6.0pt;text-align&#58;justify;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 10.&#160; Fica revogada\na Circular nº 3.817, de 14 de dezembro de 2016.</span></p>\n\n<p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;36.0pt;text-indent&#58;70.9pt;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 11.&#160; Esta Resolução entra em\nvigor em 1º de janeiro de 2021.</span></p>\n\n<p class=\"MsoNormal\" align=\"center\" style=\"margin-right&#58;-4.25pt;text-align&#58;center;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Otávio Ribeiro Damaso<br></span><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Diretor\nde Regulação</span></p></div>\n\n\n\n\n</div>","Voto":"228/2020-BCB"}]}