{"navegacao":null,"view":"views/exibenormativo.aspx","conteudo":[{"Titulo":"Resolução BCB N° 5","Tipo":"Resolução BCB","Documentos":null,"DOU":"Publicada no DOU de 14/8/2020, Seção 1, p. 37/38.","Id":51122,"Data":"2020-08-12T21:01:00Z","DataTexto":"12/8/2020 18:01","Numero":5.0,"VersaoNormativo":3.0,"Assunto":"Dispõe sobre os critérios para reconhecimento e mensuração contábeis de ativos não financeiros mantidos para venda pelas administradoras de consórcio, pelas instituições de pagamento, pelas sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, pelas sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e pelas sociedades corretoras de câmbio autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.","NormasVinculadas":"RESOLUÇÃO BCB;@553;@2026;#RESOLUÇÃO BCB;@367;@2024;#CIRCULAR;@3965;@2019;#","Referencias":"Lei nº 11.795/2008, arts. 6º e 7º, inciso III.;#Lei nº 12.865/2013, arts. 9º, inciso II, e 15.;#Revoga, a partir de 1º/1/2021, Circular BCB nº 3.965/2019.;#","Atualizacoes":"Resolução BCB nº 367/2024 - Alteração, a partir de 1º/3/2024 - Nova redação: ementa; art. 1º, caput; art. 3º, caput; art. 4º, caput e §§ 3º e 4º; art. 6º, caput e §§ 1º, 2º e 3º; art. 8º, caput; art. 9º; art. 10; e art. 11. Inclusão: art. 1º, incisos I a V.;#Resolução BCB nº 553/2026 - Nova redação: ementa e art. 1º, caput. Revogação: art. 1º, incisos I a V.;#","Revogado":false,"Cancelado":false,"Texto":"<div class=\"ExternalClassA5AAA4EFCC72467AB5863DB0E88C4198\"><p class=\"Epgrafe\" style=\"text-align&#58;center;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">RESOLUÇÃO BCB&#160;Nº 5, DE 12 DE AGOSTO DE 2020<br style=\"\"></span></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin&#58;0cm 0cm 6pt 212.6pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\"></span></s></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin&#58;0cm 0cm 6pt 212.6pt;text-align&#58;justify;\"><a name=\"_Hlk44944904\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Dispõe sobre os critérios para reconhecimento e mensuração contábeis\nde ativos não financeiros mantidos para venda pelas administradoras de\nconsórcio e instituições de pagamento.</span></s></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin&#58;0cm 0cm 6pt 212.6pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Dispõe sobre os critérios para reconhecimento e mensuração contábeis\nde ativos não financeiros mantidos para venda pelas administradoras de\nconsórcio, pelas instituições de pagamento, pelas sociedades corretoras de\ntítulos e valores mobiliários, pelas sociedades distribuidoras de títulos e\nvalores mobiliários e pelas sociedades corretoras de câmbio autorizadas a\nfuncionar pelo Banco Central do Brasil. </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela\nResolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin&#58;0cm 0cm 6pt 212.6pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Dispõe\nsobre os critérios para reconhecimento e mensuração contábeis de ativos não\nfinanceiros mantidos para venda pelas instituições obrigadas a utilizar o\nPadrão Contábil das Instituições Reguladas pelo Banco Central do Brasil – Cosif\npor força da Resolução BCB nº 92, de 6 de maio de 2021. </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação\ndada pela Resolução BCB nº 553, de 3/3/2026.)</span></a><br style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão realizada em 12 de agosto de 2020, com base nos arts. 6º e 7º, inciso III, da Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, 9º, inciso II, e 15 da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013,</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">R E S O L V E &#58;</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><a name=\"OLE_LINK51\"></a><a name=\"OLE_LINK49\"></a><a name=\"OLE_LINK50\"></a><a name=\"OLE_LINK42\"></a><a name=\"OLE_LINK43\"></a><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\"></span></s></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 1º&#160; Esta\nResolução estabelece os critérios contábeis para reconhecimento e mensuração de\nativos não financeiros mantidos para venda pelas administradoras de consórcio e\ninstituições de pagamento.</span></s></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 1º&#160; Esta\nResolução estabelece os critérios contábeis para reconhecimento e mensuração de\nativos não financeiros mantidos para venda pelas seguintes instituições\nautorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil&#58; </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela\nResolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 1º&#160; Esta Resolução\nestabelece os critérios contábeis para reconhecimento e mensuração de ativos\nnão financeiros mantidos para venda pelas instituições obrigadas a utilizar o\nPadrão Contábil das Instituições Reguladas pelo Banco Central do Brasil – Cosif\nnos termos do art. 1º, <em style=\"\">caput</em>, inciso I, da Resolução BCB nº 92, de 6 de\nmaio de 2021. </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação\ndada pela Resolução BCB nº 553, de 3/3/2026.)</span></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">I - administradoras de consórcio; </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Incluído,\na partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">I - </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Revogado\npela Resolução BCB nº 553, de 3/3/2026.)</span></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">II - instituições de pagamento; </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Incluído,\na partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">II - </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Revogado\npela Resolução BCB nº 553, de 3/3/2026.)</span></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">III - sociedades corretoras de títulos e valores\nmobiliários; </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Incluído,\na partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">III - </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Revogado\npela Resolução BCB nº 553, de 3/3/2026.)</span></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">IV - sociedades distribuidoras de títulos e valores\nmobiliários; e </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Incluído, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução\nBCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">IV - </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Revogado\npela Resolução BCB nº 553, de 3/3/2026.)</span></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">V - sociedades corretoras de câmbio. </span></s><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Incluído, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução\nBCB nº 367, de 25/1/2024.)</s></a></p><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">V - </span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=553\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Revogado\npela Resolução ​BCB nº 553, de 3/3/2026.)</span></a><br style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 2º&#160; Caracteriza-se como ativo não financeiro mantido para venda o ativo não abrangido no conceito de ativo financeiro, conforme regulamentação específica, ou o grupo de alienação que atenda às seguintes condições&#58;</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">I - seja realizado pela sua venda, esteja disponível para venda imediata em suas condições atuais e sua alienação seja altamente provável no período máximo de um ano; ou</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">II - tenha sido recebido em liquidação de instrumentos financeiros de difícil ou duvidosa solução não destinados ao próprio uso.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Parágrafo único.&#160; Considera-se grupo de alienação o grupo formado por ativos não abrangidos no conceito de ativo financeiro, conforme regulamentação específica, e passivos diretamente associados a esses ativos, destinados para alienação em conjunto.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 3º&#160; Os ativos não financeiros mantidos para venda de que trata o inciso I do art. 2º devem ser reclassificados para a adequada rubrica contábil do ativo circulante, na data em que a administradora de consórcio ou a instituição de pagamento decidir vendê-los.</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 3º&#160; Os ativos não financeiros mantidos para venda de que trata o inciso I do art. 2º devem ser reclassificados para a adequada rubrica contábil do ativo circulante, na data em que a instituição mencionada no art. 1º decidir vendê-los.&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 1º &#160;Os ativos de que trata o&#160;<strong style=\"\">caput</strong>&#160;devem ser avaliados pelo menor valor entre&#58;</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">I - o valor contábil líquido do ativo, deduzidas as provisões para perdas por redução ao valor recuperável e a depreciação ou amortização acumulada; e</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">II - o valor justo do ativo, avaliado conforme o disposto na regulamentação específica, líquido de despesas de vendas.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 2º &#160;Os efeitos decorrentes da aplicação do disposto no&#160;<strong style=\"\">caput</strong>&#160;sobre o valor do ativo devem ser reconhecidos em contrapartida ao resultado do período.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 4º &#160;Os ativos não financeiros mantidos para venda de que trata o inciso II do art. 2º devem ser reconhecidos inicialmente na adequada rubrica contábil do ativo circulante ou não circulante realizável a longo prazo, conforme o prazo esperado de venda, na data do seu recebimento pela administradora de consórcio ou pela instituição de pagamento.</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 4º&#160; Os ativos não financeiros mantidos para venda de que trata o inciso II do art. 2º devem ser reconhecidos inicialmente na adequada rubrica contábil do ativo circulante ou não circulante realizável a longo prazo, conforme o prazo esperado de venda, na data do seu recebimento pela instituição mencionada no art. 1º.&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 1º &#160;Os ativos de que trata o&#160;<strong style=\"\">caput</strong>&#160;devem ser avaliados pelo menor valor entre&#58;</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">I - o valor contábil bruto do respectivo instrumento financeiro de difícil ou duvidosa solução; e</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">II - o valor justo do bem, avaliado conforme o disposto na regulamentação específica, líquido de despesas de vendas.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 2º&#160; A eventual diferença entre o valor contábil do respectivo instrumento financeiro de difícil ou duvidosa solução, líquido de provisões, e o valor mensurado conforme o disposto no&#160;<strong style=\"\">caput</strong>&#160;deve ser reconhecida no resultado do período.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">§ 3º &#160;Para fins do disposto no&#160;<strong style=\"\">caput</strong>, considera-se a data do recebimento a data em que a administradora de consórcio ou a instituição de pagamento obteve a posse, o domínio e o controle do ativo.</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 3º&#160; Para fins do disposto no&#160;</span><strong style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">caput</strong><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">, considera-se a data do recebimento a data em que a instituição mencionada no art. 1º obteve a posse, o domínio e o controle do ativo.&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">§ 4º &#160;A forma de mensuração de que trata o § 1º se aplica também à mensuração inicial dos ativos não financeiros recebidos em liquidação de instrumentos financeiros de difícil ou duvidosa solução que a administradora de consórcio ou a instituição de pagamento tenha decidido destinar ao próprio uso.</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 4º&#160; A forma de mensuração de que trata o § 1º se aplica também à mensuração inicial dos ativos não financeiros recebidos em liquidação de instrumentos financeiros de difícil ou duvidosa solução que a instituição mencionada no art. 1º tenha decidido destinar ao próprio uso.&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 5º&#160; Os ativos não financeiros mantidos para venda que não forem vendidos no período de um ano contado a partir de sua reclassificação ou do seu reconhecimento inicial, conforme os arts. 3º e 4º, devem ser reclassificados para o adequado grupamento contábil do ativo não circulante realizável a longo prazo.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 6º&#160; As administradoras de consórcio e as instituições de pagamento devem reavaliar o valor justo dos ativos não financeiros mantidos para venda, líquido de despesas de venda, sempre que houver evidências ou novos fatos que indiquem redução significativa nesse valor.</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 6º&#160; As instituições mencionadas no art. 1º devem reavaliar o valor justo dos ativos não financeiros mantidos para venda, líquido de despesas de venda, sempre que houver evidências ou novos fatos que indiquem redução significativa nesse valor.&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">§ 1º &#160;As administradoras de consórcio e as instituições de pagamento devem avaliar, no mínimo, anualmente, se há evidências ou novos fatos que indiquem redução significativa no valor de que trata o&#160;<strong style=\"\">caput</strong>.</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 1º&#160; As instituições mencionadas no art. 1º devem avaliar, no mínimo, anualmente, se há evidências ou novos fatos que indiquem redução significativa no valor de que trata o&#160;</span><strong style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">caput</strong><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">.&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">§ 2º &#160;Caso o valor justo apurado conforme o&#160;<strong style=\"\">caput</strong>&#160;seja inferior ao valor do ativo, mensurado de acordo com o § 1º do art. 3º e o § 1º do art. 4º ou apurado na última reavaliação, a administradora de consórcio e a instituição de pagamento devem reconhecer a diferença como perda por redução ao valor recuperável do ativo.</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 2º&#160; Caso o valor justo apurado conforme o&#160;</span><strong style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">caput</strong><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">&#160;seja inferior ao valor do ativo, mensurado de acordo com o § 1º do art. 3º e o § 1º do art. 4º ou apurado na última reavaliação, a instituição mencionada no art. 1º deve reconhecer a diferença como perda por redução ao valor recuperável do ativo.&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">§ 3º &#160;As administradoras de consórcio e as instituições de pagamento podem reconhecer o ganho por aumento no valor justo líquido de despesa de vendas do ativo ocorrido posteriormente à reavaliação de que trata o&#160;<strong style=\"\">caput</strong>, limitado à perda por redução ao valor recuperável acumulada reconhecida em períodos anteriores.</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 3º&#160; As instituições mencionadas no art. 1º podem reconhecer o ganho por aumento no valor justo líquido de despesa de vendas do ativo ocorrido posteriormente à reavaliação de que trata o&#160;</span><strong style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">caput</strong><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">, limitado à perda por redução ao valor recuperável acumulada reconhecida em períodos anteriores.&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 7º &#160;É vedado o reconhecimento de depreciação ou de amortização relativas aos ativos não financeiros mantidos para venda.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 8º&#160; Caso o ativo não financeiro mantido para venda seja colocado em uso pela administradora de consórcio ou pela instituição de pagamento em suas atividades, o ativo deve ser reclassificado para o adequado grupo contábil&#58;</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 8º&#160; Caso o ativo não financeiro mantido para venda seja colocado em uso pela instituição mencionada no art. 1º em suas atividades, o ativo deve ser reclassificado para o adequado grupo contábil&#58;&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">I - pelo seu valor contábil original antes de ser classificado como ativo mantido para venda, ajustado pela depreciação ou amortização que teria sido reconhecida se o ativo não recebesse essa classificação, no caso dos ativos de que trata o inciso I do art. 2º; ou</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">II - pelo menor valor entre o seu valor contábil na data da reclassificação de que trata o&#160;<strong style=\"\">caput</strong>&#160;ou o seu valor justo, no caso dos ativos de que trata o inciso II do art. 2º.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 1º &#160;Os efeitos decorrentes da aplicação do disposto no&#160;<strong style=\"\">caput</strong>&#160;sobre o valor do ativo devem ser reconhecidos em contrapartida ao resultado do período.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">§ 2º &#160;Após a reclassificação de que trata o&#160;<strong style=\"\">caput</strong>, deve ser observada a regulamentação específica para o reconhecimento, a mensuração e a evidenciação aplicável ao ativo, segundo sua natureza.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 9º&#160; O Banco Central do Brasil poderá determinar ajustes nos modelos adotados pelas administradoras de consórcio ou pelas instituições de pagamento para avaliação a valor justo de ativos não financeiros mantidos para venda, caso identifique inadequação na definição desses modelos, inclusive no que se refere às taxas de desconto a valor presente e aos prazos esperados de venda desses ativos.</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 9º&#160; O Banco Central do Brasil poderá determinar ajustes nos modelos adotados pelas instituições mencionadas no art. 1º para avaliação a valor justo de ativos não financeiros mantidos para venda, caso identifique inadequação na definição desses modelos, inclusive no que se refere às taxas de desconto a valor presente e aos prazos esperados de venda desses ativos.&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 10.&#160; As administradoras de consórcios e as instituições de pagamento devem manter à disposição do Banco Central do Brasil a documentação que evidencie de forma clara e objetiva os critérios utilizados para a mensuração dos ativos não financeiros mantidos para venda, pelo prazo mínimo de cinco anos, contados a partir da data da mensuração, ou por prazo superior em decorrência de determinação legal ou regulamentar.</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 10.&#160; As instituições mencionadas no art. 1º devem manter à disposição do Banco Central do Brasil a documentação que evidencie de forma clara e objetiva os critérios utilizados para a mensuração dos ativos não financeiros mantidos para venda, pelo prazo mínimo de cinco anos, contados a partir da data da mensuração, ou por prazo superior em decorrência de determinação legal ou regulamentar.&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><s style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\"><span style=\"color&#58;red;\">Art. 11.&#160; As administradoras de consórcios e as instituições de pagamento devem aplicar o disposto nesta Resolução prospectivamente a partir da data de sua entrada em vigor.</span></s></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 11.&#160; As instituições mencionadas no art. 1º devem aplicar o disposto nesta Resolução prospectivamente a partir da data de sua entrada em vigor.&#160;</span><a href=\"https&#58;//www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&amp;numero=367\" target=\"_blank\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">(Redação dada, a partir de 1º/3/2024, pela Resolução BCB nº 367, de 25/1/2024.)</span></a></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;6pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 12. &#160;Fica revogada a Circular nº 3.965, de 2 de outubro de 2019.</span></p><div style=\"text-align&#58;justify;\"></div><p class=\"MsoNormal\" style=\"margin-bottom&#58;36pt;text-indent&#58;70.9pt;text-align&#58;justify;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Art. 13.&#160; Esta Resolução entra em vigor em 1º de janeiro de 2021.</span></p><p class=\"MsoNormal\" align=\"center\" style=\"text-align&#58;center;\"><span style=\"font-family&#58;Calibri;font-size&#58;17.3333px;\">Otávio Ribeiro Damaso<br style=\"\">Diretor de Regulação<br style=\"\"></span></p></div>","Voto":"227/2020-BCB"}]}