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Ouvidoria do Banco Central

A Ouvidoria do Banco Central do Brasil é um espaço que o cidadão possui para registrar reclamações, sugestões e elogios relativos aos serviços prestados pelo próprio Banco Central do Brasil.

Acesse os Relatórios da Ouvidoria com informações referente às atividades desempenhadas.

Saiba qual o canal correto

Antes de registrar a sua manifestação de Ouvidoria, leia atentamente as orientações abaixo e observe se este é o canal adequado.

Atenção

Esclarecemos que questões particulares com as instituições financeiras devem ser tratadas primeiramente junto ao gerente da agência ou junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do banco reclamado. Caso o assunto não tenha sido adequadamente solucionado nessa primeira instância, o cliente poderá recorrer à Ouvidoria da instituição financeira, que deverá manifestar posicionamento final sobre a questão.

Visando a assegurar o adequado atendimento ao cidadão, o Banco Central instituiu a obrigatoriedade de Ouvidoria em todas as instituições financeiras autorizadas a funcionar. Acesse a lista das Ouvidorias das instituições financeiras.

Na hipótese de insatisfação com a resposta apresentada pela instituição financeira, para a reparação de eventuais danos, incluindo os relacionados aos direitos previstos no CDC (Código de Defesa do Consumidor), o interessado poderá acionar os órgãos de defesa do consumidor (Ex: Procon) ou o Poder Judiciário, os quais dispõem dos instrumentos legais para dirimir esses conflitos. Esclarecemos que a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON) disponibiliza o site www.consumidor.gov.br, que permite o contato direto entre consumidores e empresas.

Informamos que o Banco Central do Brasil não integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, coordenado pelo Ministério da Justiça, e não tem atribuição legal para mediar ou interferir nas relações contratuais entre as instituições financeiras e seus clientes.

Fale com a Ouvidoria

Pela Internet

Sugestão ao Banco Central

Ideia ou proposta para melhoria de serviço prestado pelo BC.

Reclamação contra o Banco Central

Insatisfação com a atuação ou serviço prestado pelo BC.

Elogio ao Banco Central

Reconhecimento por serviço prestado pelo BC ou por seus servidores.

Denúncia contra servidor do
Banco Central

Alerta sobre possível irregularidade praticada por servidor do BC ou dano ao patrimônio público.

Por Carta

Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3, Bloco B 3º andar, Edifício Sede do Banco Central
70074-900 – Brasília - DF

Presencialmente

Em Brasília e nas representações regionais – Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo – a Ouvidoria conta com um espaço adequado para o cidadão registrar as suas manifestações. Nos totens da Ouvidoria, facilmente identificados nas entradas dos edifícios do Banco Central, estão disponíveis formulários e urna próprios para o registro e encaminhamento das manifestações do cidadão.

Acesse aqui os endereços das Regionais do Banco Central.

Central de atendimento

Central de atendimento telefônico 145

Tel.: 145 (custo de uma ligação local)
Horário de atendimento: Seg a Sex - 8h às 20h.

Reclamações contra banco, cooperativa
ou administradora de consórcio

Insatisfação contra banco, cooperativa, administradora de consórcio ou outras instituições do sistema financeiro.

Solicitação de informações
ou orientação

Informações sobre instituições financeiras, sistema financeiro e serviços prestados pelo BC.