Logomarca BCB

FMI divulga relatório sobre economia brasileira

20/07/2012 12:24:00

Brasília – O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta sexta-feira o relatório Consulta do Artigo IV, que analisa o desempenho macroeconômico do Brasil.  O texto destaca que o ritmo de crescimento da economia brasileira vai se acelerar no segundo semestre de 2012, devendo crescer em torno de 4% a 4,5% ao ano em 2013-2014. Avalia ainda que a desaceleração observada no final de 2011 foi fruto, em grande parte,  da deterioração mais forte do que antecipada do quadro externo, que afetou a confiança dos empresários. O relatório também aponta que as políticas adotadas desde agosto de 2011 promoverão uma recuperação gradual da atividade econômica brasileira.


As políticas monetária e fiscal implementadas pelo Brasil em 2011 e 2012 foram avaliadas de forma positiva pelo Fundo Monetário, que entende também serem essas medidas adequadas para enfrentar a crise. O país é considerado bem posicionado, com políticas e instrumentos sólidos, para atravessar essa nova fase da turbulência internacional. O relatório aponta ainda que a inflação está convergindo para o centro da meta e se manterá em torno dela em 2013. Sobre o sistema financeiro, a avaliação é que ele está robusto, bem regulado e tem supervisão e provisões adequadas.


Clique para ler o Staff Report for the 2012 Article IV Consultation for Brazil

  

O que é o Artigo IV


Dentre os diversos papéis exercidos pelo FMI, um dos mais importantes é o acompanhamento da política econômica de seus membros. Um elemento central dessa atividade é a chamada “consulta do Artigo IV”, avaliação anual realizada pelo Fundo, cujo objetivo é verificar se as políticas do país estão orientadas para a estabilidade econômica e financeira, o crescimento econômico com estabilidade de preços e uma política cambial livre de distorções. Na consulta do Artigo IV, o país recebe uma missão de economistas do Fundo, que realizam visitas aos órgãos governamentais da área econômica e a algumas entidades do setor privado. A missão do FMI de “consulta do Artigo IV” ocorreu no Brasil de 7 a 22 Maio de 2012.



Brasília, 20 de julho de 2012
Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa

imprensa@bcb.gov.br
(61) 3414-3462