Logomarca BCB

BC ajusta regulamento do novo sistema de câmbio

29/06/2012 14:25:00

Brasília – O Banco Central aprovou Circular que ajusta o regulamento do novo Sistema Câmbio. Regulamentado pela Circular 3.591, de 2 de maio deste ano, referido sistema passará a registrar eletronicamente as operações interbancárias de câmbio a partir de 2 de julho.

Com os ajustes, a liquidação da moeda nacional das operações interbancárias também poderá ser feita via débito ou crédito em contas das instituições compradores e vendedoras de câmbio. A mudança beneficiará as instituições financeiras de menor porte que não possuem contas de liquidação no Sistema de Transferências de Reservas (STR).

Os registros das operações de arbitragem (troca de moeda estrangeira por outra moeda estrangeira), com a nova Circular, continuarão a poder ser feitos até as 19 horas. Pela Circular 3.591, o horário para o registro dessas operações seria reduzido para as 17h. A mudança manterá o adequado gerenciamento de recursos na posição de câmbio das instituições financeiras autorizadas a operar no mercado cambial, assegurando a viabilidade financeira das operações de arbitragem.