Logomarca BCB

BC realiza cerimônia de comemoração de 10 anos de reforma do Sistema de Pagamentos Brasileiro

02/05/2012 9:13:00

Brasília – O Banco Central (BC) realiza na quinta-feira (3/5), às 10h, a cerimônia de comemoração dos 10 anos da reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), cujo marco principal foi a implantação do STR (Sistema de Transferência de Reservas). O evento contará com a presença do presidente do BC, Alexandre Tombini e do diretor de Política Monetária, Aldo Mendes. Os jornalistas que desejarem cobrir o evento devem solicitar o credenciamento ao e-mail imprensa@bcb.gov.br, informando o nome, o número da carteira de identidade e o veículo de comunicação até às 18 horas do dia 2/5. Posteriormente, será enviado um e-mail de confirmação.

A reforma do SPB deu mais agilidade e segurança ao sistema. Antes da reforma, a liquidação de obrigações interbancárias era sempre feita de forma defasada. Além disso, pelo aparato legal e institucional existente antes da implantação do SPB, era possível a ocorrência de saques a descoberto nas contas de Reservas Bancárias. Isso significa que, no caso de decretação de regime especial em um banco, o saldo negativo existente em sua conta era assumido pela autoridade monetária e, em consequência, poderia vir a ser absorvido, em última instância, pela sociedade brasileira como um todo.

A implantação do STR criou condições para que a liquidação de obrigações interbancárias ocorresse em ciclos menores. As operações com títulos públicos no SELIC, por exemplo, passaram a ser liquidadas em tempo real. Com ciclos menores, os riscos de liquidação também foram reduzidos e, dessa forma, também diminuiu o risco sistêmico.

A reforma do SPB permitiu a introdução da TED (Transferência Eletrônica Disponível), que tornou possível a conclusão da transferência de fundos entre bancos no mesmo dia.

Evento: Cerimônia de Comemoração de 10 anos da reestruturação do SPB
Local: Auditório do BC em São Paulo – Av. Paulista, 1.804, 20º andar
Data e horário: 3 de maio,  às 10 horas


Brasília, 2 de maio de 2012
Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa

imprensa@bcb.gov.br
(61) 3414-3462