Logomarca BCB

BC realiza cerimônia de lançamento da ampliação do Sistema de Informações de Crédito

22/03/2012 07:45:00

Brasília – O Banco Central (BC) realiza na sexta-feira (23/03), às 10h, a cerimônia de lançamento da ampliação do Sistema de Informações de Crédito (SCR). O evento contará com a presença do presidente do BC, Alexandre Tombini, do diretor de Fiscalização, Anthero Meirelles, e do presidente da Febraban, Murilo Portugal. Os jornalistas que desejarem cobrir o evento devem informar o nome, o número da carteira de identidade e o veículo de comunicação até as 18 horas do dia 22/03. As informações devem ser encaminhadas ao e-mail:  imprensa@bcb.gov.br.

Desde 31 de janeiro de 2012, o SCR passou a receber informações mais detalhadas sobre as operações de crédito, como a renda das pessoas físicas, o faturamento das pessoas jurídicas e as informações dos fundos de investimento de direitos creditórios. Atualmente o SCR identifica, de forma facultativa, todos os clientes com operações totais iguais ou superiores a R$ 1 mil reais. A partir de 30 de abril, a informação acima desse valor será obrigatória.

A medida contribui para o aprimoramento do monitoramento e da supervisão do risco de crédito a que estão expostas as instituições financeiras, além de fornecer condições para melhor analisar o processo de inclusão financeira no Brasil. Para o sistema, o intercâmbio de informações entre as instituições financeiras sobre o montante de débitos de clientes em operações de crédito iguais ou superiores a R$ 1 mil permite a melhor avaliação do risco de crédito, sendo determinante, por exemplo, para evitar o excesso de endividamento dos tomadores de crédito de menor valor.

Clique para acessar a Circular 3.567/11, que dispõe sobre o fornecimento de informações ao SCR.

Evento: Cerimônia de lançamento da ampliação do SCR
Local: Auditório do BC em São Paulo – Av. Paulista, 1.804, 20º andar
Data e horário: 23 de março,  às 10 horas


Brasília, 22 de março de 2012
Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa

imprensa@bcb.gov.br
(61) 3414-3462