Logomarca BCB

BC permite a apuração do requerimento de capital por meio de sistemas internos de classificação de risco de crédito

08/03/2012 18:00:00

Brasília - O Banco Central aprovou Circular que faculta às instituições financeiras apurar o requerimento de capital para a parcela de risco de crédito do Patrimônio de Referência Exigido (PRE) por meio de sistemas internos de classificação do risco de crédito, conforme recomendações de Basileia II.

O uso de sistemas internos, de acordo com requisitos e procedimentos estabelecidos pelo BC, depende de prévia autorização, a qual pode ser cancelada caso os requisitos mínimos deixem de ser atendidos ou os valores calculados não reflitam adequadamente o risco de crédito das exposições.

A sua utilização permite que a exigência de capital regulamentar reflita diretamente as características próprias das instituições, suas exposições dentro e fora do balanço, seu histórico de perdas e, principalmente, a qualidade de seus controles internos e gestão de risco. Além disso, exigências como a de que o modelo adotado considere situações de estresse e de retração econômica contribuem para avaliação mais adequada do perfil de risco da instituição financeira e maior confiança sobre os riscos cobertos pelo capital calculado.

Brasília, 08 de março de 2012

Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa

imprensa@bcb.gov.br
(61) 3414-3462