Logomarca BCB

Investimento estrangeiro direto

 

Estoque de investimento estrangeiro direto (1950 - Junho/1995)

 
Notas explicativas
 
I - As informações sobre estoques de investimentos estrangeiros aplicados no País adotam três metodologias de cálculo:
 
a) com conversão para dólares americanos pelas paridades históricas, isto é, paridades nas datas em que ocorreram os ingressos, retornos e reinvestimentos (coluna I dos quadros);
 
b) com conversão para dólares americanos pelas paridades na data-base, 31 de dezembro de 1985 (período 50-85) e 30 de junho de 1995 (perído 86-95); e,
 
c) atualizando os valores históricos em dólares americanos (alínea "a") pelo índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos (coluna III dos quadros).
 
II - Os dados apresentados se referem apenas a capital acionário, isto é, recursos aplicados diretamente no capital de empresas no País, com exceção do ramo de atividade denominado "portfolio" (anexos I a V da Resolução nº 1.289, de 20 de março de 1987), o qual inclui, além de investimentos em ações, aplicações nos Fundos de Renda Fixa - Capital Estrangeiro e Fundos de Privatização.
 
III - Os dados são obtidos a partir dos registros expedidos pelo Departamento de Capitais Estrangeiros -FIRCE até a data-base, não cabendo comparações diretas com os fluxos do balanço de pagamentos; não inclui transferências internacionais em moeda nacional.
 
IV - Estão computados os ingressos e saídas efetivas de capitais em moeda estrangeira e bens, as conversões de empréstimos e outros créditos em investimentos, e os reinvestimentos. As remessas ao exterior a título de ganho de capital sobre investimentos diretos, as remessas de lucros e dividendos e os chamados empréstimos "intercompanhia" ou "intragrupo" não estão computadas.
 
 
Tabelas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ingressos a partir dos censos (1995-2000)
 
Notas explicativas
 
I - No período de 1996 a 2000, são considerados os ingressos de investimentos para empresas receptoras de US$ 10 milhões ou mais ao ano.
 
II - A partir de 2001, são considerados todos os ingressos de investimentos.
 
III - Dados preliminares, com base nos contratos de câmbio liquidados.
 
IV - Conversões em dólares às paridades históricas.
 
 
Tabelas
 
 
 
 
 
 
Downloads
 
Todas as tabelas estão disponíveis para download.
Para realizar a transferência do arquivo, pressione o botão esquerdo do mouse sobre o vínculo (link) correspondente e grave o arquivo no diretório desejado.
Em seguida, execute o arquivo para descompactá-lo.