Logomarca BCB

Moedas Comemorativas


MOEDA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DE CANDIDO PORTINARI

Nascido em Brodósqui, interior de São Paulo, em 30 de dezembro de 1903, Portinari foi – e é até hoje – um dos maiores expoentes brasileiros das artes plásticas, no Brasil e no mundo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária. Sua infância simples, porém rica em valores culturais característicos do interior do Brasil, lhe serviu de inspiração.

Portinari pintou o povo brasileiro, as coisas simples da sua terra, sempre em duas vertentes, duas interpretações, que se completam: uma delas, a que mostrava a miséria e os problemas sociais, estampados nos rostos sofridos da gente brasileira: retirantes, agricultores, lavadeiras; a outra, lírica, apresentava as brincadeiras das crianças simples do interior, e as festas e tradições populares. Dois retratos do mesmo Brasil. O Brasil de Portinari, que ele apresentou aos brasileiros e ao resto do mundo, conquistando inúmeros prêmios. Também caracteriza a sua obra a preocupação com a paz, que encontra grande expressão nos painéis Guerra e Paz, instalados na sede da ONU em Nova Iorque. Portinari faleceu em 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava em seu trabalho.

 

moeda de prata comemorativa do Centenário de Candido Portinari Valor facial: 2 reais
Tiragem autorizada pelo Comunicado 11.693: 20.000
Total fabricado: 2.000
Quantidade em circulação: ver "dinheiro em circulação"
Peso: 27g
Composição básica: Prata 925
Diâmetro: 40mm
Borda: serrilhada
Método de cunhagem: "proof"
Concepção e projeto: Banco Central do Brasil e
Casa da Moeda do Brasil
Criação e modelagem: Alzira Duim e Kátia Dias
Fabricação: Casa da Moeda do Brasil
ESGOTADO

 
DESCRIÇÃO

No anverso, destaca-se o portrait de Portinari, com detalhe de painel do artista, localizado no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Completa a composição a legenda "Centenário Portinari 1903-2003".

O reverso apresenta detalhe de uma das obras mais conhecidas do pintor - da série "Retirantes". Aparecem no reverso, ainda, o valor de face (2 reais) e a legenda "Brasil".