Logomarca BCB

 Juros e Spread Bancário

 

NOTA PARA A IMPRENSA – 23.05.2000

I – Evolução da taxa de juros ativa e do spread bancário – abr/2000

As taxas de juros das operações de crédito do sistema financeiro, tanto para pessoas jurídicas como para pessoas físicas, conforme pode ser visto no gráfico 1, continuam apresentando a tendência de queda. Embora de pequena magnitude, é importante registrar que a redução dos juros ao tomador de 58,3% a.a. em março para 58,1% a.a. em abril ocorreu apesar da queda de preços dos ativos observada nos mercados financeiros nacionais e internacionais. Desta forma, mais do que compensaram este efeito, a recuperação da confiança na economia brasileira e as medidas que vêm sendo adotadas pelo Banco Central para reduzir os juros ao tomador final.

Gráfico da Evolução das Taxas de Juros de 1999 a 2000

No gráfico 2, que mostra a evolução desde o início do ano passado do chamado "spread bancário", isto é, o diferencial cobrado pelas instituições financeiras dos tomadores em relação às suas taxas de captação, é possível identificar a mesma tendência. O spread médio das operações de crédito realizadas pelas instituições financeiras atingiu 40% em abril último, tendo sido registrada uma redução considerável de 12,7 pontos percentuais relativamente a outubro de 1999.

Gráfico da Evolução do Spread de 1999 a 2000.

A tabela 1 traz um resumo da evolução das taxas de juros e do spread bancário desde outubro do ano passado, em termos de percentagens anuais padronizadas, segmentando os dados por tipo de tomador (pessoa física e jurídica), destacando também as operações de cheque especial e de crédito pessoal para pessoas físicas. Como se observa, as taxas de juros para as pessoas físicas recuaram de 103,0% a.a. em outubro/1999 para 77,8% a.a. em abril/2000, representando uma diferença de 25,2 pontos percentuais. As taxas para as pessoas jurídicas também caíram de 54,8% a.a. para 45,7% a.a. no mesmo período.

O spread médio nos produtos destinados a pessoas físicas, no mês de abril, ficou em 59,7% a.a., tendo havido uma redução de 25,3 pontos percentuais desde outubro de 1999, quando da introdução das medidas adotadas pelo Banco Central com o objetivo de redução das taxas de juros ao tomador final. No segmento de pessoas jurídicas, apurou-se um spread médio de 27,6% a.a., representando uma diminuição de 9,3 pontos percentuais em relação ao spread observado em outubro de 1999.

Tabela 1

Evolução das taxas de juros e do spread bancário (% ao ano - padronizada)*

Discriminação Out/1999 Dez/1999 Mar/2000 Abr/2000

Fonte: DEPEP/SP

         
Taxa de Juros – Geral 70,6 62,3 58,3 58,1
  - Pessoa Física – Geral 103,0 89,4 78,3 77,8
- Cheque Especial 162,3 138,8 144,8 152,3
- Crédito Pessoal 94,0 86,6 68,9 68,1
  - Pessoa Jurídica 54,8 49,2 46,2 45,7
         
Taxa de Captação – CDB 17,9 18,1 18,0 18,1
         
Spread – Geral 52,7 44,1 40,3 40,0
  - Pessoa Física – Geral 85,0 71,3 60,3 59,7
- Cheque Especial 144,4 120,7 126,8 134,2
- Crédito Pessoal 76,1 68,5 50,9 50,0
  - Pessoa Jurídica 36,9 31,0 28,2 27,6

* taxas ajustadas considerando-se um ano composto por 252 dia úteis.

Relativamente aos juros ao tomador, o destaque negativo de abril de 2000 foi novamente o segmento de operações de cheque especial, cuja taxa média voltou a crescer em abril (para 152,3% a.a.), um acréscimo de 7,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Por suas características de crédito atípico, eventual e temporário, estas operações têm se revelado não só menos sensíveis à queda com as medidas para aumentar a concorrência e reduzir os juros, como também as que mais rapidamente se elevam a qualquer circunstância adversa.

Aparentemente, os bancos estão deliberadamente optando por utilizar sua maior disponibilidade de recursos no direcionamento a operações de crédito de caráter mais permanente, como as operações de crédito pessoal. Em contraste com o cheque especial, as taxas de juros cobradas no crédito pessoal continuaram caindo no mês de abril (para 68,1% a.a.), apresentando queda de 25,9 pontos percentuais desde outubro do ano passado, contra queda de apenas 10,0 pontos percentuais para o cheque especial no mesmo período. Não sem razão, os saldos das operações de cheque especial continuam perdendo participação no total das operações de crédito das instituições financeiras, como se verá a seguir.

II – Evolução do saldo das operações de crédito

Gráfico da Evolução do Saldo de Operações de Crédito de 1994 a 2000.O volume das operações de crédito do segmento livre do mercado continua apresentando uma forte tendência de crescimento desde outubro do ano passado, conforme pode ser observado no gráfico 3, a seguir apresentado. As operações de crédito atingiram saldo médio de R$ 61,1 bilhões em abril, acusando um aumento de 30% em relação ao mesmo mês de 1999.

As operações de crédito destinadas a pessoas físicas atingiram no mês de abril um saldo médio de R$ 24,9 bilhões, significando, em relação ao mês anterior, um crescimento médio de 6,0%, isto é, recursos na ordem de R$ 1,4 bilhão a mais para esse segmento. As operações de crédito pessoal foram as mais favorecidas, tendo obtido 75,4% de expansão nos últimos doze meses, atingindo um saldo médio de R$ 11,8 bilhão em abril. Conforme já salientado, como os bancos não parecem interessados em reduzir os juros do cheque especial, tornando essa modalidade de crédito mais atrativa aos seus clientes, o saldo médio dessas operações atingiu R$ 6,2 bilhões em abril, com expansão de apenas 14,8% nos últimos doze meses. Com isso, as operações de cheque especial vêm perdendo participação relativa no volume de recursos de operações de crédito direcionadas a pessoas físicas, passando a representar apenas 25% do total do segmento em abril de 2000, quando representavam 33% no mesmo mês do ano passado. No mês de abril de 2000, o saldo das operações de cheque especial cresceram apenas 1,7% em relação ao mês anterior.

Tabela 2

Volume de Operações de Crédito – Segmento Livre

Saldo Médio Mensal (em R$ milhões)

Discriminação Abr/1999 Out/1999 Dez/1999 Mar/2000 Abr/2000 Var. % no mês Var. % 12 meses

Fonte: DEPEP/SP

               
Saldo Total 47.019 52.315 55.777 58.730 61.113 4,1 30,0
               
Pessoa Jurídica 30.563 33.705 36.219 35.246 36.221 2,8 18,5
Capital de Giro 14.176 14.174 14.907 13.621 13.991 2,8 -1,3
Conta Garantida 9.464 10.821 11.212 11.607 11.548 -0,5 22,0
Vendor 2.951 3.555 4.249 4.011 4.123 2,8 39,7
Desc. Duplicatas 2.268 2.977 3.402 3.354 3.682 9,8 62,3
Outras 1.704 2.178 2.449 2.653 2.877 8,4 68,8
               
Pessoa Física 16.456 18.610 19.558 23.484 24.892 6,0 51,3
Cheque Especial 5.397 5.788 5.171 6.096 6.197 1,7 14,8
Crédito Pessoal 6.743 8.230 9.205 11.039 11.828 7,1 75,4
Aquisição de Bens 4.317 4.591 5.181 6.350 6.867 8,1 59,1

O volume de crédito das operações com pessoas jurídicas voltou a apresentar expansão em abril (+2,8%), após a retração sazonal verificada nos dois primeiros meses do ano, retornando ao patamar observado em dezembro de 1999. O saldo médio destas operações atingiu R$ 36,2 bilhões em março, com expansão de 18,5% nos últimos doze meses.

IV – Acompanhamento das medidas propostas pelo Banco Central para reduzir juros e spread bancário

Após estudos preparados pelo Departamento de Operações Bancárias (DEBAN) e pelo Departamento de Operações do Mercado Aberto (DEMAB), a Diretoria do Banco Central já tem definidos os aspectos operacionais básicos que se pretende implementar, no âmbito da reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiro, para o funcionamento da conta Reservas Bancárias, do redesconto, dos recolhimentos compulsórios sobre recursos à vista, do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) e do Sistema de Transferência de Reservas (STR), que passará a ser oferecido pelo Banco Central.

Como princípios fundamentais para o funcionamento do novo Sistema de Pagamentos Brasileiro, deverá ser observado que:

  1.  

    o Banco Central operará exclusivamente sistemas de liquidação financeira ou de negociação em tempo real e com liquidação bruta de operação por operação (Real Time Gross Settlement – RTGS);

     

  2. o saldo das contas Reservas Bancárias será monitorado em tempo real, não se admitindo saldo negativo na conta em qualquer momento do dia;

     

  3. o Banco Central oferecerá, além das linhas de redesconto atualmente disponíveis, modalidade de redesconto intra-dia (concessão e resgate no mesmo dia) mediante operações compromissadas com títulos públicos federais;

     

  4. o Banco Central, a partir de 1º de fevereiro de 2001, disponibilizará o Sistema de Transferência de Reservas (STR) que, de forma simplificada, processará, em tempo real e operação por operação, transferências de fundos entre contas Reservas Bancárias comandadas pelos detentores dessas contas.

Considerando o princípio de que trata a alínea "a" acima, o Banco Central apoiará a constituição de câmaras de compensação e de liquidação privadas que, para a transferência de fundos e para a negociação de moeda estrangeira e títulos públicos, promovam a liquidação segundo resultados líquidos bilaterais ou multilaterais até o final do ciclo de negociação (Deferred Net Settlement - DNS), bem como a implantação desses serviços nas câmaras já existentes.

A implantação do novo Sistema de Pagamentos Brasileiro, originalmente previsto para ocorrer até novembro de 2000, teve seu cronograma alterado, devendo entrar em vigor em 1º de fevereiro de 2001, estando previsto um período de transição até o final de junho de 2001, para a completa adaptação das câmaras de compensação e de liquidação, já existentes ou a serem constituídas, ao novo ambiente. O BC já vem ultimando a preparação dos normativos (Resolução e Circular) relativos às diretrizes a serem observadas pelo Sistema Financeiro Nacional e à implementação dos novos procedimentos operacionais necessários.

Em função da constatação de divergências nos valores das taxas de juros e das tarifas bancárias praticadas por algumas instituições financeiras, em relação àqueles informados ao Banco Central, esta Autoridade Monetária editou o Comunicado n° 7.510, de 09.05.2000, alertando as instituições financeiras de que estas inconsistências, por indicarem deficiências nos procedimentos relativos a controles internos de que trata a Resolução 2.554, de 24.09.1998, sujeitam as instituições financeiras às penalidades previstas na legislação em vigor, configurando-se, além disso, falta grave, a sua reincidência.

Após inúmeros contatos com as instituições financeiras, o Banco Central deve divulgar nos próximos dias Comunicado procurando esclarecer todas as dúvidas e dificuldades visando o recebimento de informações sobre as operações de crédito, conforme previsto pela Circular 2.957, de 30.12.1999. Com a nova sistemática de coleta passaremos a ter informações de maior qualidade e em nível mais detalhado sobre as operações de crédito, inclusive taxas mínimas e máximas, níveis de atraso e prazo médio das operações. Tais informações deverão ser prestadas até o quinto dia útil (D+5) das respectivas posições (Circular 2.957, de 30.12.99). A implantação da nova sistemática, originalmente prevista para 31.03.2000, foi adiada para 31.05.2000 (Circular 2.978, de 26.03.2000)

A seguir, na tabela 3, se apresenta uma síntese do acompanhamento das principais medidas que o Banco Central e o Governo vêm adotando para reduzir o spread bancário e os juros ao tomador final, desde que o Presidente da República anunciou essa prioridade governamental em outubro do ano passado.

Tabela 3

ACOMPANHAMENTO DAS MEDIDAS ADOTADAS:

Medidas Propostas Medidas Adotadas/Observações Ações Recentes

Competência do BC:

   
  • Redução de exigências burocráticas – revisar um sem número de exigências que podem ser consideradas excessivas em relação a operações de pequeno valor
A partir da criação do Comitê Executivo Setorial do BC, no âmbito do Programa Nacional de Desburocratização, foram iniciados em abril de 2000 os trabalhos de GT específico, com a colaboração de representantes das instituições financeiras. Sem modificação
  • Ampliação da base de cobertura da Central de Risco – reduzir o limite de valor informado
Reduzido de R$ 50 mil para R$ 20 mil o valor mínimo das responsabilidades que devem ser informadas pelas instituições financeiras à Central de Risco (Circular 2.938, de 14.10.99). Sem modificação
  • Aumento de informações da Central de Risco – melhorar a qualidade das informações, inclusive pela inclusão de informações positivas
Foi editada a Circular 2.977, de 06.04.2000, explicitando a forma como as instituições financeiras devem remeter mensalmente à Central de Risco as informações sobre a nova classificação das operações de crédito (Resolução 2.682). O BC continua trabalhando visando a reforma do sistema Central de Risco de Crédito, após terminada, em março de 2000, a fase de diagnóstico e avaliação feita com a ajuda de especialistas de mercado e de empresa de consultoria internacional.

 

  • aperfeiçoamento do sistema de pagamentos

A Diretoria do BC, em reunião de 30.06.99, aprovou projeto de reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiro, cuja implementação esperava estar concluída até novembro do ano 2.000. Os principais pontos do projeto estão disponíveis na home-page do Banco Central (internet).

Relativamente a essa reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiro, já foram definidos os aspectos operacionais básicos que o BC pretende adotar para o funcionamento da conta Reservas Bancárias, do redesconto, dos recolhimentos compulsórios sobre recursos a vista, do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) e do Sistema de Transferência de Reservas a ser oferecido pelo BC. O BC está ultimando a preparação dos normativos (Resolução e Circular) necessários à implementação desses novos procedimentos operacionais.

O novo Sistema de Pagamentos deverá entrar em vigor em 1º de fevereiro de 2001, devendo haver um período de transição até o final de junho de 2001, para a completa adaptação das câmaras de compensação e de liquidação, já existentes ou a serem constituídas, ao novo ambiente.

 

  • aperfeiçoamento do COSIF – aumentar a transparência dos balanços, inclusive pela inclusão de informações mais detalhadas por produtos, prazos e segmentos
Existe projeto específico para tratar do assunto, objetivando maior transparência das principais operações e a situação de cada instituição, inclusive com maiores informações a nível trimestral. O Departamento de Normas do BC vem trabalhando prioritariamente nesse projeto, devendo em breve ser submetido para apreciação da Diretoria.

 

  • redução dos compulsórios – avançar no processo de redução dos compulsórios sobre depósitos (sempre de forma compatível com o regime de metas para a inflação)

Processo de redução gradual dos recolhimentos compulsórios sobre depósitos já está em andamento.

Os recolhimentos compulsórios sobre depósitos a vista foram reduzidos de 75% para 65% (Circular 2.927, de 08.09.99), e para 55% (Circular 2.969, de 14.03.2000). Os recolhimentos compulsórios sobre depósitos a prazo foram reduzidos de 20% para 10% (Circular 2.925, de 02.09.99), e depois para zero (Circulares 2.939 e 2.940, de 14.10.99).

Sem modificação

 

  • flexibilização dos direcionamentos de crédito – propor medidas específicas que diminuam, em geral, os direcionamentos das operações de crédito
Existem dois GT interministeriais já trabalhando sobre crédito habitacional (BC, Ministério da Fazenda e Secretaria Desenvolvimento Urbano) e crédito rural (BC, Ministério da Fazenda e Ministério da Agricultura). Sem modificação

 

  • transparência das operações bancárias – levantar informações mais detalhadas de prazos e custos das principais operações de crédito e divulgá-las, via internet, à população

As informações básicas sobre os juros cobrados pelas instituições financeiras já estão disponíveis (em D+10) na home-page do BC (internet).

As instituições financeiras deverão prestar informações mais detalhadas de suas operações de crédito, inclusive taxas mínimas e máximas, níveis

de atraso e prazo médio das operações. Tais informações deverão ser prestadas até o quinto dia útil (D+5) das respectivas posições (Circular 2.957, de 30.12.99). A implantação da nova sistemática, originalmente prevista para 31.03.2000, foi adiada para 31.05.2000 (Circular 2.978, de 26.03.2000).

Editado o Comunicado 7.510, de 09.05.2000, informando a constatação da ocorrência de divergências nos valores das taxas de juros e das tarifas bancárias praticadas por algumas instituições financeiras, em relação aqueles informados ao Banco Central. Tais inconsistências, por indicarem deficiências nos procedimentos relativos a controles internos de que trata a Resolução 2.554, de 24.09.1998, sujeitam as instituições financeiras às penalidades previstas na legislação em vigor, configurando-se, além disso, falta grave, a sua reincidência.

Deve ser divulgado nos próximos dias Comunicado do BC esclarecendo todas as dúvidas e dificuldades das instituições financeiras visando o recebimento de informações sobre as operações de crédito, conforme previsto pela Circular 2.957.

 

  • maior concorrência no cheque especial – promover a divulgação pública diária das taxas médias de cheque especial efetivamente praticadas por todos os bancos

 

Estabelecida a obrigatoriedade dos bancos informarem as taxas efetivas, máxima e mínima praticadas (Circular 2.963, de 14.10.99).

Reduzida para dois dias úteis (D+2) o prazo para a remessa ao BC das informações diárias relativas as taxas médias (Circular 2.937, de 14.10.99), máxima e mínima praticadas (Circular 2.882, de 24.11.99).

Sem modificação
  • Securitização e negociação de recebíveis – simplificar as regras impostas a esse mercado
Editada a Resolução 2.686, de 26.01.2000, estabelecendo as novas condições para a cessão de créditos por parte das instituições financeiras Sem modificação

Não prevista *no estudo de out/99

Modificação nos critérios para a classificação das operações de crédito e nas regras para constituição de provisões para créditos de liquidação duvidosa (Resolução 2.682, de 21.12.99). Fixado um cronograma mais flexível de implantação, devendo estar classificadas até 31.03.2000 as operações de crédito com clientes com valor igual ou superior a R$ 500 mil; e até 31.07.2000 as de valor igual ou superior a R$ 50 mil e inferior a R$ 500 mil. As operações com valor inferior a R$ 50 mil poderão ser classificadas mediante a adoção de modelos internos de avaliação ou em função dos atrasos consignados (Resolução 2.697, de 24.02.2000)

 

Sem modificação

Proposição de medidas legais:

   
  • Redução do IOF – reduzir o impacto do IOF nas operações de crédito, principalmente para os empréstimos para pessoas físicas
Redução do IOF nas operações com pessoas físicas, de 6% para 1,5%, com vigência a partir de 18.10.99. Sem modificação
  • Tratamento da dedução do IR/CSLL sobre provisionamento de créditos – estudar a viabilidade de maior uniformização desses procedimentos
Ainda pendente de uma negociação com Secretaria da Receita Federal. Sem modificação
  • Aperfeiçoamento do sistema de pagamentos – consolidar legalmente as modificações que o BC vem realizando no sistema
Regulamentação da atuação das câmaras de compensação e liquidação, no âmbito do sistema de pagamentos (M.P. 2.008, de 15.12.99). Sem modificação

 

  • Criação da Cédula de Crédito Bancário – disseminar a utilização de um título de crédito mais simples e eficaz no trâmite judicial

Medida Provisória 1.925, publicada no DOU de 15.10.99.

 

A Medida Provisória 1.925/99, que criou a CCB, já está em exame pelo Congresso Nacional

 

  • Separação da discussão judicial de juros e principal – tornar obrigatório o depósito judicial da parte incontroversa relativa ao principal não amortizado
O BC já preparou minuta de texto legal, que está sendo avaliada pelo seu Departamento Jurídico, esperando anunciá-la ao longo deste ano. Sem modificação

 

  • Esclarecimento sobre anatocismo (juros sobre juros) no SFN – esclarecer que esse dispositivo da lei da usura não se aplica ao SFN
A MP 1963/17, de 30.03.2000, publicada no Diário Oficial de 31.03.2000, em seu artigo 5, esclarece que, nas operações do SFN, é admissível a capitalização de juros com periodicidade inferior a um ano. Sem modificação

 

  • Priorização de créditos garantidos – modificar a lei de falências visando maior proteção dos credores no recebimento de empréstimos junto a empresas insolventes

 

O BC está estudando o assunto, esperando anunciar suas propostas ao longo deste ano. Sem modificação

 

  • Contrato eletrônico de crédito – propor lei para melhor proteger as partes contratantes em operações transitadas através da internet e de outros meios eletrônicos

 

Existe um projeto sobre contratos eletrônicos em tramitação no Congresso Nacional, a partir de sugestão da OAB-SP.

O BC deve estudar o projeto para sugerir eventuais aperfeiçoamentos relativos a segurança das operações de interesse do SFN.

Sem modificação

 

  • Aumento de informações dos cadastros de inadimplentes – ampliar o acesso de dados disponíveis junto às diversas centrais de proteção ao crédito

 

Os principais cadastros de inadimplentes do País (SERASA e Associações Comerciais) não fazem parte do SFN e estão fora do âmbito formal de atuação do BC.

O BC vem estudando como melhor atuar nesse caso, pois qualquer ação do Governo dependerá de ações voluntárias, ou mediante ações legais que ainda estão sendo avaliadas e analisadas.

Sem modificação

 

  • Proteção às centrais de riscos – esclarecer que a negativação de pessoas físicas e jurídicas em cadastros de proteção ao crédito não constitui invasão de privacidade nem constrangimento ilegal de consumidores

O BC está estudando a apresentação de um projeto de lei complementar sobre o assunto.

 

Sem modificação
ANEXOS

Quadro 1 - Taxa de Juros das Operações Ativas (% a.m. padronizado)

Mês Capital de Giro Conta Garantida Aquisição de Bens - PJ Vendor Hot Money Desconto de Duplicatas Desconto de Promissória Cheque Especial PF Cred. Pessoal PF Aq.Bens -PF

Fonte: PEFI 300, taxas dia acumuladas para o mês de referência
* Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN

Jan/1997 4,20 4,81 4,11 2,83 4,05 4,86 5,47 7,65 6,43 4,94
Fev/1997 4,21 5,26 4,23 2,80 4,33 4,85 5,47 8,51 6,35 4,87
Mar/1997 4,18 4,98 3,96 2,67 4,48 4,89 5,51 8,22 6,26 4,69
Abr/1997 4,09 4,78 3,81 2,58 4,27 4,69 5,28 7,80 5,91 4,47
Mai/1997 3,93 4,74 3,65 2,45 4,17 4,52 5,05 8,30 6,17 4,69
Jun/1997 3,73 4,60 3,34 2,39 4,02 4,26 4,84 8,06 6,12 4,62
Jul/1997 3,70 4,37 3,26 2,31 3,92 4,25 4,72 7,79 6,08 4,44
Ago/1997 3,70 4,46 3,21 2,25 4,00 4,20 4,80 8,10 6,12 4,43
Set/1997 3,60 4,34 3,19 2,30 3,93 4,15 4,56 7,93 6,01 4,46
Out/1997 3,72 4,32 3,23 2,34 4,07 4,20 4,60 7,77 6,05 4,44
Nov/1997 5,08 5,47 4,17 3,68 5,48 5,71 6,06 9,30 7,39 5,55
Dez/1997 4,97 5,42 4,21 3,53 5,43 5,81 6,06 9,02 7,40 5,53
Jan/1998 4,86 5,46 4,23 3,45 5,23 5,51 5,65 9,11 7,38 5,55
Fev/1998 4,82 5,70 4,29 3,33 5,22 5,53 5,73 9,84 7,34 5,50
Mar/1998 4,40 5,13 3,98 2,89 4,66 5,08 5,35 8,77 6,92 5,24
Abr/1998 4,25 5,33 3,60 2,68 4,77 4,94 5,34 9,36 6,81 5,12
Mai/1998 3,98 4,87 3,47 2,62 4,22 4,49 4,82 8,92 6,62 4,86
Jun/1998 3,87 4,68 3,40 2,49 4,11 4,32 4,73 8,74 6,63 4,93
Jul/1998 3,73 4,45 3,49 2,36 3,98 4,22 4,55 8,07 6,34 4,63
Ago/1998 3,70 4,42 3,38 2,37 3,95 4,20 4,47 8,14 6,11 4,41
Set/1998 4,52 4,94 3,82 3,14 4,94 5,26 5,42 8,56 6,70 5,05
Out/1998 4,73 5,30 4,06 3,31 5,31 5,56 5,74 8,97 6,95 5,24
Nov/1998 4,45 5,24 3,86 3,09 4,97 5,18 5,43 9,10 6,80 4,96
Dez/1998 4,39 4,97 3,63 3,00 4,89 5,22 5,53 8,81 6,79 4,84
Jan/1999 4,85 5,14 3,94 3,57 5,21 5,76 5,92 8,96 6,79 5,12
Fev/1999 5,20 5,65 4,72 4,27 5,42 6,20 6,18 9,72 7,08 5,63
Mar/1999 5,13 5,37 4,51 3,89 5,93 6,16 6,20 8,74 7,03 5,41
Abr/1999 4,70 5,59 4,08 3,37 5,64 5,63 5,90 9,39 6,77 4,98
Mai/1999 4,29 4,93 3,60 2,90 5,18 5,11 5,56 8,74 6,37 4,52
Jun/1999 3,88 4,66 3,36 2,57 4,65 4,48 4,89 8,56 6,02 4,28
Jul/1999 3,74 4,26 3,18 2,39 4,10 4,20 4,56 8,38 6,04 4,10
Ago/1999 3,68 4,21 3,14 2,31 3,93 4,19 4,49 8,18 5,97 4,05
Set/1999 3,68 4,20 3,11 2,27 3,85 4,12 4,30 8,34 5,86 4,06
Out/1999 3,62 4,24 3,08 2,22 3,91 4,04 4,35 8,37 5,68 3,91
Nov/1999 3,38 4,23 3,05 2,13 3,77 3,86 4,17 8,08 5,51 3,73
Dez/1999 3,30 3,93 2,88 2,09 3,57 3,65 3,89 7,52 5,33 3,65
Jan/2000 3,26 3,75 2,87 2,08 3,39 3,69 3,89 7,75 4,80 3,35
Fev/2000 3,35 3,81 2,97 2,11 3,44 3,76 3,93 8,03 4,85 3,38
Mar/2000 3,23 3,50 2,65 2,04 3,28 3,66 3,86 7,75 4,47 3,05
Abr/2000* 3,19 3,47 2,58 2,01 3,37 3,68 3,89 8,02 4,42 2,96

 

 

 

Quadro 2 - Taxa de Juros das Operações Ativas (% a.a. padronizado)
Mês Capital de Giro Conta Garantida Aquisição de Bens - PJ Vendor Hot Money Desconto de Duplicatas Desconto de Promissória Cheque Especial PF Cred. Pessoal PF Aq.Bens -PF

Fonte: PEFI 300, taxas dia acumuladas para o mês de referência
* Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN

Jan/1997 63,83 75,67 62,16 39,77 61,12 76,69 89,49 142,11 111,31 78,35
Fev/1997 64,05 85,09 64,38 39,34 66,31 76,52 89,45 166,33 109,38 76,88
Mar/1997 63,39 79,19 59,42 37,20 69,16 77,31 90,30 158,16 107,14 73,32
Abr/1997 61,85 75,04 56,57 35,73 65,15 73,40 85,45 146,29 99,13 68,95
Mai/1997 58,88 74,40 53,69 33,74 63,25 69,92 80,61 160,41 105,04 73,35
Jun/1997 55,25 71,64 48,36 32,75 60,46 65,02 76,30 153,64 103,90 71,91
Jul/1997 54,66 67,06 46,99 31,58 58,69 64,74 73,89 146,07 103,11 68,52
Ago/1997 54,66 68,73 46,18 30,62 60,17 63,83 75,47 154,62 104,05 68,27
Set/1997 52,95 66,51 45,71 31,40 58,84 62,84 70,70 149,85 101,39 68,72
Out/1997 55,02 66,06 46,46 31,99 61,33 63,89 71,64 145,34 102,37 68,42
Nov/1997 81,21 89,54 63,35 54,23 89,72 94,80 102,54 190,64 135,21 91,13
Dez/1997 79,06 88,34 63,99 51,64 88,71 96,98 102,54 181,76 135,46 90,81
Jan/1998 76,80 89,34 64,44 50,19 84,34 90,30 93,40 184,66 134,95 91,10
Fev/1998 75,85 94,57 65,45 48,21 84,12 90,75 95,24 208,25 133,83 90,12
Mar/1998 67,62 82,27 59,79 40,69 72,68 81,31 86,87 174,34 123,18 84,68
Abr/1998 64,74 86,48 52,88 37,34 74,90 78,45 86,69 192,55 120,49 82,04
Mai/1998 59,83 76,89 50,63 36,36 64,24 69,36 75,89 178,79 115,90 76,73
Jun/1998 57,71 73,03 49,43 34,38 62,07 66,19 74,10 173,35 116,17 78,15
Jul/1998 55,11 68,63 50,89 32,25 59,72 64,29 70,65 153,71 109,11 72,14
Ago/1998 54,59 67,99 48,95 32,48 59,10 63,91 69,01 155,71 103,77 67,93
Set/1998 69,90 78,34 56,87 44,85 78,44 85,09 88,40 168,00 117,71 80,66
Out/1998 74,03 85,76 61,22 47,80 86,14 91,46 95,42 180,27 123,84 84,65
Nov/1998 68,53 84,57 57,49 44,04 79,01 83,22 88,56 184,27 120,13 78,78
Dez/1998 67,53 78,98 53,39 42,59 77,26 84,17 90,68 175,43 119,98 76,29
Jan/1999 76,44 82,41 59,08 52,38 83,97 95,80 99,51 180,14 119,91 82,03
Fev/1999 83,75 93,38 73,91 65,16 88,38 105,73 105,36 204,34 127,26 92,97
Mar/1999 82,21 87,42 69,82 58,07 99,61 104,89 105,73 173,46 126,02 88,26
Abr/1999 73,50 92,00 61,61 48,76 93,17 93,04 98,86 193,65 119,41 79,12
Mai/1999 65,49 78,17 52,92 41,00 83,24 81,90 91,44 173,27 109,71 69,89
Jun/1999 57,99 72,74 48,70 35,66 72,47 69,13 77,33 167,81 101,76 65,45
Jul/1999 55,33 64,98 45,55 32,74 62,01 63,88 70,79 162,60 102,02 61,99
Ago/1999 54,32 64,09 44,99 31,51 58,80 63,64 69,48 156,98 100,52 61,04
Set/1999 54,24 63,86 44,47 30,84 57,40 62,36 65,79 161,61 97,94 61,25
Out/1999 53,26 64,61 43,93 30,21 58,49 60,87 66,74 162,25 94,03 58,40
Nov/1999 49,01 64,39 43,42 28,82 55,84 57,53 63,19 153,93 90,31 55,10
Dez/1999 47,64 58,76 40,67 28,24 52,42 53,81 58,15 138,82 86,56 53,77
Jan/2000 46,88 55,59 40,44 28,10 49,24 54,56 58,08 144,90 75,56 48,57
Fev/2000 48,54 56,70 42,09 28,47 49,98 55,65 58,90 152,72 76,49 49,05
Mar/2000 46,40 51,09 36,87 27,49 47,38 53,86 57,58 144,84 68,94 43,48
Abr/2000* 45,74 50,54 35,75 26,96 48,81 54,29 58,17 152,26 68,08 41,95

 

 

Quadro 3 - Taxa de Aplicação, Captação e Spread (% a.m. padronizado)
Mês Tx. Aplicação Tx. Aplicação – Pessoa Jurídica Tx. Aplicação – Pessoa Física Tx. Captação CDB Spread Spread Pessoa Jurídica Spread Pessoa Física

Fonte: Transação PEFI 300 do SISBACEN, taxas médias ponderadas pelo saldo de operações
* Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN

Jan/1997 4,88 4,22 6,04 1,72 3,16 2,50 4,32
Fev/1997 5,08 4,37 6,19 1,77 3,31 2,60 4,42
Mar/1997 4,94 4,26 5,99 1,62 3,32 2,64 4,38
Abr/1997 4,75 4,13 5,69 1,60 3,15 2,53 4,09
Mai/1997 4,81 4,00 6,02 1,62 3,19 2,38 4,39
Jun/1997 4,67 3,84 5,93 1,54 3,13 2,30 4,39
Jul/1997 4,55 3,75 5,79 1,53 3,02 2,22 4,26
Ago/1997 4,61 3,77 5,90 1,54 3,07 2,23 4,36
Set/1997 4,55 3,70 5,86 1,53 3,02 2,17 4,34
Out/1997 4,56 3,75 5,84 1,63 2,93 2,12 4,21
Nov/1997 5,88 5,06 7,18 2,65 3,22 2,41 4,53
Dez/1997 5,79 5,00 7,10 2,51 3,28 2,50 4,59
Jan/1998 5,77 4,92 7,18 2,49 3,28 2,42 4,68
Fev/1998 5,90 4,97 7,41 2,22 3,68 2,75 5,19
Mar/1998 5,44 4,51 6,92 1,84 3,59 2,66 5,08
Abr/1998 5,44 4,45 7,05 1,69 3,75 2,76 5,36
Mai/1998 5,13 4,13 6,78 1,68 3,45 2,45 5,11
Jun/1998 5,01 3,98 6,75 1,60 3,40 2,38 5,14
Jul/1998 4,76 3,83 6,35 1,49 3,26 2,34 4,85
Ago/1998 4,68 3,80 6,22 1,48 3,20 2,32 4,74
Set/1998 5,34 4,54 6,78 2,05 3,29 2,49 4,73
Out/1998 5,61 4,82 7,08 2,38 3,23 2,43 4,70
Nov/1998 5,45 4,60 7,01 2,09 3,36 2,52 4,92
Dez/1998 5,28 4,48 6,81 1,96 3,31 2,52 4,85
Jan/1999 5,59 4,86 6,96 2,20 3,39 2,66 4,76
Fev/1999 6,08 5,32 7,48 2,50 3,58 2,81 4,98
Mar/1999 5,86 5,16 7,14 2,40 3,46 2,76 4,74
Abr/1999 5,70 4,92 7,16 1,98 3,72 2,94 5,18
Mai/1999 5,21 4,43 6,66 1,66 3,55 2,77 5,00
Jun/1999 4,88 4,06 6,39 1,50 3,39 2,56 4,89
Jul/1999 4,67 3,78 6,28 1,49 3,18 2,29 4,80
Ago/1999 4,62 3,75 6,17 1,41 3,20 2,34 4,76
Set/1999 4,61 3,73 6,18 1,41 3,19 2,32 4,77
Out/1999 4,55 3,71 6,08 1,38 3,17 2,33 4,69
Nov/1999 4,38 3,58 5,84 1,39 2,99 2,19 4,45
Dez/1999 4,12 3,39 5,47 1,40 2,72 1,99 4,07
Jan/2000 3,99 3,31 5,18 1,39 2,60 1,92 3,79
Fev/2000 4,12 3,39 5,28 1,38 2,73 2,01 3,89
Mar/2000 3,90 3,21 4,94 1,39 2,51 1,82 3,55
Abr/2000* 3,89 3,19 4,91 1,40 2,49 1,79 3,52

 

 

 

Quadro 4 - Taxa de Aplicação, Captação e Spread (% a.a. padronizado)

Mês Tx. Aplicação Tx. Aplicação – Pessoa Jurídica Tx. Aplicação – Pessoa Física Tx. Captação CDB Spread Spread Pessoa Jurídica Spread Pessoa Física

Fonte: Transação PEFI 300 do SISBACEN, taxas médias ponderadas pelo saldo de operações
* Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN

Jan/1997 77,04 64,26 102,08 22,71 54,33 41,55 79,37
Fev/1997 81,21 66,99 105,48 23,42 57,79 43,57 82,05
Mar/1997 78,34 65,04 101,09 21,25 57,09 43,79 79,83
Abr/1997 74,49 62,47 94,27 21,01 53,49 41,46 73,26
Mai/1997 75,65 60,18 101,58 21,28 54,37 38,89 80,29
Jun/1997 72,91 57,15 99,62 20,12 52,79 37,03 79,51
Jul/1997 70,65 55,52 96,58 20,03 50,62 35,48 76,54
Ago/1997 71,84 55,95 99,06 20,18 51,65 35,77 78,88
Set/1997 70,47 54,64 98,10 19,93 50,54 34,71 78,17
Out/1997 70,82 55,61 97,61 21,41 49,40 34,20 76,19
Nov/1997 98,46 80,89 129,83 36,94 61,52 43,95 92,89
Dez/1997 96,44 79,66 127,67 34,62 61,82 45,04 93,05
Jan/1998 96,07 77,92 129,77 34,39 61,68 43,53 95,38
Fev/1998 99,01 78,95 135,87 30,11 68,89 48,84 105,76
Mar/1998 88,78 69,74 123,25 24,50 64,28 45,24 98,75
Abr/1998 88,89 68,59 126,42 22,30 66,58 46,29 104,12
Mai/1998 82,26 62,45 119,75 22,06 60,20 40,39 97,69
Jun/1998 79,76 59,80 118,93 21,04 58,72 38,76 97,89
Jul/1998 74,67 56,97 109,22 19,48 55,19 37,50 89,74
Ago/1998 73,15 56,49 106,39 19,28 53,87 37,22 87,11
Set/1998 86,74 70,46 119,63 27,57 59,17 42,89 92,06
Out/1998 92,56 75,83 127,28 32,63 59,93 43,19 94,65
Nov/1998 89,12 71,63 125,43 28,15 60,96 43,48 97,28
Dez/1998 85,35 69,20 120,44 26,28 59,07 42,92 94,16
Jan/1999 92,01 76,65 124,26 29,84 62,18 46,82 94,42
Fev/1999 103,08 86,19 137,75 34,53 68,55 51,65 103,22
Mar/1999 98,00 82,92 128,81 32,89 65,12 50,03 95,93
Abr/1999 94,60 78,01 129,24 26,57 68,03 51,44 102,68
Mai/1999 83,87 68,16 116,67 21,80 62,07 46,36 94,88
Jun/1999 77,23 61,16 110,17 19,55 57,68 41,61 90,62
Jul/1999 72,91 56,07 107,77 19,36 53,55 36,71 88,41
Ago/1999 71,86 55,60 105,22 18,32 53,54 37,29 86,90
Set/1999 71,65 55,26 105,34 18,31 53,33 36,94 87,02
Out/1999 70,59 54,83 102,97 17,93 52,66 36,90 85,03
Nov/1999 67,25 52,50 97,71 18,07 49,18 34,44 79,64
Dez/1999 62,27 49,15 89,39 18,13 44,14 31,02 71,27
Jan/2000 60,01 47,76 83,29 18,01 41,99 29,74 65,28
Fev/2000 62,25 49,20 85,34 17,94 44,32 31,27 67,40
Mar/2000 58,29 46,15 78,28 18,01 40,28 28,14 60,27
Abr/2000* 58,06 45,68 77,81 18,10 39,96 27,58 59,71

 

 

Quadro 5 - Volumes Médios por Modalidade de Crédito (em R$ milhões)

  Prefixado Pós - fixado
Mês Capital de Giro Conta Garantida Aquisição de Bens - PJ Vendor Hot Money Desconto de Duplicatas Desconto de Promissória Cheque Especial - PF Cred. Pessoal - PF Aq.Bens -PF Capital de Giro Conta Garantida Aquisição de Bens - PJ Vendor Cred. Pessoal - PF Aq.Bens -PF

Fonte: Transação PEFI 300 do SISBACEN, médias dos saldos diários
* Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN

Jan/1997 8290,1 6206,8 606,0 4142,8 1759,0 3043,7 574,6 4260,7 3386,7 6802,1 4281,2 475,3 285,4 87,8 1171,7 1081,9
Fev/1997 6953,4 6492,6 596,8 4060,7 1037,1 3126,2 531,7 4571,4 3699,5 7587,2 4183,8 457,3 282,2 83,6 1058,6 1034,8
Mar/1997 7848,0 6803,9 683,3 4190,3 955,9 3315,6 533,5 4721,8 4004,8 8101,9 4154,3 527,0 293,4 104,1 1056,1 975,9
Abr/1997 7882,0 6987,3 781,4 4255,2 895,1 3392,0 542,9 4982,1 4362,3 8628,5 4425,6 587,9 307,5 163,0 1044,4 935,8
Mai/1997 8113,4 7215,0 820,4 4395,4 864,1 3490,1 553,2 5140,4 4724,4 8625,7 4343,2 546,4 297,4 100,7 1026,6 893,4
Jun/1997 7896,6 7447,1 849,0 4431,9 907,6 3647,0 622,5 5260,0 4857,4 8560,9 4423,6 534,6 301,6 111,9 1008,7 842,7
Jul/1997 7969,8 7375,7 953,2 4374,3 973,5 3782,8 643,2 5301,9 5104,3 8400,2 4538,6 635,4 286,7 124,9 998,0 768,0
Ago/1997 8219,1 7520,8 1088,9 4167,2 905,6 3888,3 700,4 5464,4 5403,8 8381,7 4485,2 688,4 280,8 125,7 976,2 706,6
Set/1997 8606,2 7697,6 1164,6 4155,6 831,6 4055,9 706,8 5585,3 5643,4 8239,1 4543,3 678,6 259,7 130,5 952,2 652,7
Out/1997 8853,1 7761,8 1189,8 4229,5 822,9 4170,1 632,6 5559,5 5854,2 8088,2 4521,8 623,2 266,7 152,7 936,4 593,7
Nov/1997 8810,6 8190,5 1159,1 4255,2 799,4 3957,5 550,5 5811,0 5817,3 7830,6 4482,9 817,7 247,8 150,3 915,4 546,2
Dez/1997 8731,6 8321,3 1022,3 4233,8 744,9 3894,6 519,2 5445,5 5698,1 7441,0 4624,9 916,2 225,7 142,9 903,7 505,0
Jan/1998 8851,8 8215,7 953,5 3990,4 733,9 3476,0 483,9 5701,3 5593,5 7073,5 4530,7 956,9 232,4 138,5 903,8 456,8
Fev/1998 8259,7 8025,2 915,5 3749,4 715,1 3469,6 469,7 5890,9 5642,0 6735,0 4727,2 1039,7 240,7 128,0 937,9 441,0
Mar/1998 7947,3 8032,4 933,5 3617,2 681,6 3380,6 443,7 6122,2 5682,1 6341,5 4744,4 1029,0 206,3 117,9 957,3 410,8
Abr/1998 7826,4 8084,9 931,2 3706,9 697,1 3340,9 440,2 6131,3 5765,7 6127,7 4803,3 1055,6 243,1 116,6 974,0 382,9
Mai/1998 7830,5 8164,0 954,1 3810,9 696,4 3336,9 408,4 6062,0 5862,3 5822,6 4769,0 1115,8 228,4 96,5 987,1 354,9
Jun/1998 7920,1 8196,6 976,1 3814,6 719,0 3291,9 395,1 5793,1 5832,5 5594,5 4724,9 1140,5 233,7 83,7 1002,5 338,4
Jul/1998 7951,3 8064,9 929,8 3708,4 645,3 3135,4 374,9 5605,2 5787,7 5297,6 4654,0 1066,7 232,6 97,1 1011,1 325,3
Ago/1998 8660,5 8182,7 894,6 3609,4 660,6 3083,8 352,9 5559,1 5871,3 5133,5 4669,2 1018,1 212,5 112,5 1021,8 318,7
Set/1998 8773,8 8650,7 889,5 3646,3 767,0 2904,5 320,7 5499,9 5880,4 5065,6 4612,5 1041,5 240,2 107,8 1025,1 317,1
Out/1998 9017,7 8700,4 793,2 3497,7 633,6 2853,8 297,5 5463,6 5587,6 4802,8 4546,6 1023,6 222,7 104,8 1024,3 313,0
Nov/1998 9014,2 8524,7 744,2 3447,2 650,4 2848,4 307,4 5602,5 5470,1 4719,3 4493,5 1053,8 223,5 81,5 1041,0 317,8
Dez/1998 9260,1 8549,6 710,3 3610,0 685,4 2853,1 307,5 5027,9 5330,5 4733,3 4283,7 1091,2 228,7 85,6 1055,3 322,5
Jan/1999 9349,9 8584,0 707,0 3420,4 639,7 2496,3 278,6 5177,8 5275,1 4695,7 4144,6 1137,7 187,8 112,2 1051,7 323,2
Fev/1999 9458,3 8451,5 685,5 3164,0 930,8 2369,1 259,2 5229,9 5545,5 4526,0 3996,9 928,0 186,5 126,3 1057,4 331,2
Mar/1999 9841,4 8290,1 659,3 2974,1 621,8 2254,3 251,0 5265,2 5534,4 4150,6 3953,1 974,5 208,1 114,0 1072,9 326,7
Abr/1999 10315,7 8464,7 663,1 2859,0 559,0 2268,1 253,6 5396,5 5652,2 3990,0 3860,6 999,5 227,7 91,6 1090,5 326,9
Mai/1999 10626,5 8425,6 662,9 2776,5 597,2 2411,9 268,8 5356,5 5781,0 3952,3 3761,9 853,3 231,6 69,8 1093,1 338,1
Jun/1999 10089,3 8292,4 675,9 2773,6 685,6 2476,8 327,8 5291,8 5954,9 3931,1 3647,1 788,2 224,4 49,3 1057,3 343,1
Jul/1999 10216,8 8410,5 687,6 2844,8 577,4 2563,7 397,5 5299,0 6179,3 3930,6 3542,2 802,7 202,8 37,3 1006,4 347,9
Ago/1999 10353,8 8632,4 705,4 3007,2 650,9 2653,5 442,0 5430,3 6507,1 4058,3 3785,8 910,8 228,7 46,1 1044,4 352,2
Set/1999 10197,9 9038,8 747,8 3179,4 671,4 2764,7 465,6 5617,2 6803,5 4153,4 4039,4 1096,2 235,2 48,3 1018,3 390,1
Out/1999 9887,7 9439,3 762,8 3508,3 663,5 2977,1 489,8 5788,3 7264,1 4227,9 4286,5 1381,5 262,6 46,4 966,3 362,8
Nov/1999 10061,1 9976,5 802,0 3704,8 683,1 3142,8 520,7 5819,3 7727,2 4380,8 4354,5 1676,3 305,3 29,9 944,2 370,6
Dez/1999 10531,0 9921,9 817,6 4195,8 737,9 3402,5 567,0 5171,3 8338,9 4801,9 4376,0 1289,8 326,5 52,9 866,0 379,6
Jan/2000 10056,6 9653,1 833,5 4278,2 760,6 3213,9 552,7 5329,2 8906,8 5103,3 4360,4 1334,9 306,7 70,3 835,2 392,6
Fev/2000 9442,9 9919,2 875,4 4047,2 735,9 3260,0 544,0 5655,9 9482,4 5487,9 4300,1 1417,8 321,1 79,8 813,8 403,4
Mar/2000 9349,8 10232,6 930,0 3941,2 743,6 3354,4 570,1 6095,8 10240,3 5933,3 4270,8 1374,6 409,1 69,8 798,7 416,3
Abr/2000* 9651,0 10058,9 1000,8 4053,8 813,6 3682,0 622,5 6196,6 11049,0 6441,0 4339,5 1489,3 441,1 68,7 779,0 425,9


Quadro 6 - Volumes Médios das Operações Ativas (em R$ milhões)

  Pessoa Jurídica Pessoa Física  
Mês Capital de Giro Conta Garantida Aquisição de Bens - PJ Vendor Hot Money Desconto de Duplicatas Desconto de Promissória Total Cheque Especial - PF Cred. Pessoal - PF Aq.Bens -PF Total Total geral

Fonte: Transação PEFI 300 do SISBACEN, médias dos saldos diário
* Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN

Jan/1997 12571,3 6682,2 891,4 4230,6 1759,0 3043,7 574,6 29752,8 4260,7 4558,4 7884,1 16703,2 46456,0
Fev/1997 11137,1 6950,0 879,0 4144,3 1037,1 3126,2 531,7 27805,4 4571,4 4758,1 8622,0 17951,5 45756,9
Mar/1997 12002,3 7331,0 976,8 4294,5 955,9 3315,6 533,5 29409,6 4721,8 5060,9 9077,7 18860,4 48270,0
Abr/1997 12307,6 7575,3 1088,9 4418,2 895,1 3392,0 542,9 30220,0 4982,1 5406,6 9564,3 19953,1 50173,1
Mai/1997 12456,6 7761,4 1117,8 4496,1 864,1 3490,1 553,2 30739,2 5140,4 5751,0 9519,1 20410,5 51149,7
Jun/1997 12320,2 7981,7 1150,5 4543,8 907,6 3647,0 622,5 31173,4 5260,0 5866,1 9403,6 20529,8 51703,2
Jul/1997 12508,4 8011,1 1240,0 4499,1 973,5 3782,8 643,2 31658,2 5301,9 6102,3 9168,2 20572,3 52230,5
Ago/1997 12704,4 8209,2 1369,7 4292,9 905,6 3888,3 700,4 32070,5 5464,4 6379,9 9088,3 20932,6 53003,2
Set/1997 13149,5 8376,1 1424,4 4286,2 831,6 4055,9 706,8 32830,4 5585,3 6595,5 8891,8 21072,7 53903,2
Out/1997 13374,9 8385,0 1456,6 4382,2 822,9 4170,1 632,6 33224,3 5559,5 6790,6 8681,8 21032,0 54256,3
Nov/1997 13293,5 9008,3 1406,9 4405,5 799,4 3957,5 550,5 33421,6 5811,0 6732,7 8376,8 20920,5 54342,1
Dez/1997 13356,5 9237,5 1248,1 4376,7 744,9 3894,6 519,2 33377,5 5445,5 6601,8 7946,0 19993,3 53370,8
Jan/1998 13382,4 9172,6 1185,9 4128,9 733,9 3476,0 483,9 32563,7 5701,3 6497,3 7530,2 19728,8 52292,5
Fev/1998 12986,9 9064,9 1156,2 3877,4 715,1 3469,6 469,7 31739,8 5890,9 6579,9 7176,0 19646,8 51386,7
Mar/1998 12691,7 9061,4 1139,8 3735,1 681,6 3380,6 443,7 31134,0 6122,2 6639,4 6752,3 19513,8 50647,9
Abr/1998 12629,7 9140,5 1174,3 3823,5 697,1 3340,9 440,2 31246,1 6131,3 6739,7 6510,6 19381,6 50627,7
Mai/1998 12599,4 9279,8 1182,4 3907,4 696,4 3336,9 408,4 31410,8 6062,0 6849,4 6177,6 19089,0 50499,8
Jun/1998 12645,0 9337,2 1209,7 3898,3 719,0 3291,9 395,1 31496,2 5793,1 6835,0 5932,9 18561,1 50057,4
Jul/1998 12605,3 9131,6 1162,4 3805,5 645,3 3135,4 374,9 30860,4 5605,2 6798,8 5623,0 18027,0 48887,4
Ago/1998 13329,7 9200,8 1107,1 3721,9 660,6 3083,8 352,9 31456,7 5559,1 6893,2 5452,2 17904,5 49361,2
Set/1998 13386,2 9692,2 1129,7 3754,1 767,0 2904,5 320,7 31954,5 5499,9 6905,5 5382,7 17788,1 49742,6
Out/1998 13564,3 9724,0 1015,9 3602,5 633,6 2853,8 297,5 31691,5 5463,6 6611,9 5115,8 17191,2 48882,8
Nov/1998 13507,7 9578,5 967,7 3528,7 650,4 2848,4 307,4 31388,9 5602,5 6511,2 5037,1 17150,8 48539,7
Dez/1998 13543,8 9640,8 939,0 3695,6 685,4 2853,1 307,5 31665,3 5027,9 6385,7 5055,7 16469,4 48134,7
Jan/1999 13494,5 9721,7 894,8 3532,6 639,7 2496,3 278,6 31058,2 5177,8 6326,8 5018,9 16523,4 47581,6
Fev/1999 13455,3 9379,5 872,0 3290,3 930,8 2369,1 259,2 30556,2 5229,9 6602,9 4857,2 16690,0 47246,2
Mar/1999 13794,5 9264,7 867,4 3088,1 621,8 2254,3 251,0 30141,7 5265,2 6607,3 4477,3 16349,8 46491,5
Abr/1999 14176,3 9464,2 890,8 2950,7 559,0 2268,1 253,6 30562,7 5396,5 6742,7 4316,9 16456,1 47018,7
Mai/1999 14388,4 9278,9 894,4 2846,3 597,2 2411,9 268,8 30685,9 5356,5 6874,1 4290,4 16521,0 47206,9
Jun/1999 13736,4 9080,6 900,3 2822,8 685,6 2476,8 327,8 30030,4 5291,8 7012,3 4274,1 16578,3 46608,6
Jul/1999 13759,0 9213,2 890,5 2882,1 577,4 2563,7 397,5 30283,4 5299,0 7185,7 4278,6 16763,3 47046,6
Ago/1999 14139,7 9543,2 934,1 3053,3 650,9 2653,5 442,0 31416,7 5430,3 7551,5 4410,5 17392,3 48808,9
Set/1999 14237,3 10135,0 983,0 3227,7 671,4 2764,7 465,6 32484,8 5617,2 7821,8 4543,5 17982,5 50467,2
Out/1999 14174,1 10820,8 1025,4 3554,7 663,5 2977,1 489,8 33705,4 5788,3 8230,4 4590,7 18609,4 52314,8
Nov/1999 14415,6 11652,8 1107,3 3734,7 683,1 3142,8 520,7 35257,0 5819,3 8671,4 4751,4 19242,1 54499,1
Dez/1999 14907,0 11211,7 1144,0 4248,7 737,9 3402,5 567,0 36218,9 5171,3 9204,9 5181,4 19557,6 55776,5
Jan/2000 14417,0 10988,0 1140,3 4348,5 760,6 3213,9 552,7 35421,0 5329,2 9741,9 5495,8 20567,0 55988,0
Fev/2000 13743,0 11337,0 1196,6 4127,0 735,9 3260,0 544,0 34943,4 5655,9 10296,2 5891,3 21843,5 56786,9
Mar/2000 13620,6 11607,3 1339,0 4011,0 743,6 3354,4 570,1 35245,9 6095,8 11039,0 6349,6 23484,4 58730,3
Abr/2000* 13990,5 11548,2 1441,9 4122,5 813,6 3682,0 622,5 36221,3 6196,6 11828,0 6866,9 24891,5 61112,8