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 Juros e Spread Bancário

 

NOTA PARA A IMPRENSA – 19.04.2000

I – Evolução da taxa de juros ativa e do spread bancário – mar/2000


As taxas de juros das operações de crédito, tanto para pessoas jurídicas como para pessoas físicas, retomaram a tendência baixista observada desde outubro do ano passado, revertendo a ligeira alta de fevereiro, causada pela insegurança das instituições financeiras com a implantação das novas regras de classificação e provisionamento das operações de crédito (Resolução 2.682, de 21.12.1999). Na virada do mês, conforme se pode ver no gráfico 1, após a flexibilização do cronograma de implantação das novas regras (Resolução 2.697, de 24.02.2000), as taxas de juros cederam. É importante ressaltar que, com essa redução relativa à taxa média de 62,3% a.a. do mês anterior, a taxa média de juros das operações de crédito atingiram em março 58,3% a.a., o nível médio mais baixo observado nos últimos cinco anos.


Gráfico da Evolução das Taxas de Juros de 1999 a 2000.

Esta tendência de diminuição dos juros ao tomador é particularmente significativa, considerando que o nível das taxas de juros de captação tem permanecido relativamente constante desde outubro, quando da introdução do conjunto de medidas anunciadas pelo governo com o propósito da redução do chamado "spread bancário", isto é, do diferencial cobrado pelas instituições financeiras dos tomadores em relação à suas taxas de captação. Com a alteração do recolhimento compulsório sobre depósitos à vista de 65% para 55%, (Circular 2.969 de 14.03.2000) e a redução, a partir de 29.03.2000, da meta da taxa SELIC, a expectativa é de que as taxas de juros e spread bancário continuem caindo nos próximos meses.


Gráfico da Evolução do Spread de 1999 a 2000.

Estas mesmas tendências também podem ser vistas no gráfico 2, que mostra a evolução desde o início do ano passado do chamado "spread bancário". O spread médio das operações de crédito realizadas pelas instituições financeiras atingiu 40,3% em março último, tendo sido observada uma redução considerável de 12,4 pontos percentuais, quando da comparação com outubro de 1999. Como destaque, é importante observar que o spread médio das operações com pessoas físicas atingiu em março de 2000 seu valor mais baixo (60,3% a.a.), mostrando uma redução de 24,8 pontos percentuais sobre o patamar verificado antes da vigência das medidas adotadas pela Banco Central do Brasil (BC).

A tabela 1 traz um resumo da evolução das taxas de juros e do spread bancário desde outubro do ano passado, em termos de percentagens anuais padronizadas, segmentando os dados por tipo de tomador (pessoa física e jurídica) e destacando em particular o cheque especial. Como se observa abaixo, apesar da ligeira alta observada em fevereiro, as taxas de juros para as pessoas físicas recuaram de 103,0% a.a. em outubro/1999 para 78,3% a.a. em março/2000, enquanto as taxas para as pessoas jurídicas caíram de 54,8% a.a. para 46,1% a.a. no mesmo período.



Tabela 1
Evolução das taxas de juros e do spread bancário (% ao ano - padronizada)*

Discriminação Out/1999 Dez/1999 Fev/2000 Mar/2000
Fonte: DEPEP/SP
* taxas ajustadas considerando-se um ano composto por 252 dia úteis.
         
Taxa de Juros – Geral 70,6 62,3 62,3 58,3
- Pessoa Física – Geral 103,0 89,4 85,3 78,3
- Pessoa Física - Cheque Especial 162,3 138,8 152,7 144,8
- Pessoa Jurídica 54,8 49,2 49,2 46,1
         
Taxa de Captação – CDB 17,9 18,1 17,9 18,0
         
Spread – Geral 52,7 44,1 44,3 40,3
- Pessoa Física – Geral 85,0 71,3 67,4 60,3
- Pessoa Física - Cheque Especial 144,4 120,7 134,8 126,8
- Pessoa Jurídica 36,9 31,0 31,3 28,1

A queda verificada nos últimos seis meses do spread é aproximadamente da mesma magnitude da observada nas taxas de juros, pois como se sabe, com a manutenção pelo BC de uma mesma meta da taxa SELIC, as taxas de captação (CDB) se mantiveram estáveis. No mês de março o spread médio geral ficou em 40,3% ao ano, enquanto que no segmento de pessoas jurídicas, apurou-se um spread médio de 28,1% e de 60,3% no caso de pessoas físicas, os mais baixos níveis de spread dos últimos 5 anos.

A despeito destes bons resultados, o Banco Central continua entendendo que as taxas de juros e spread bancário continuam em patamares muito elevados para uma economia estável, devendo continuar seu esforço na direção de sua maior redução. Os juros das operações com cheque especial (144,8% a.a. em março de 2000), não obstante também tenham caído desde outubro (162,3% ao ano), continuam em patamares inaceitáveis, apesar de todas as medidas adotadas pelo Banco Central. A redução do spread destas operações, de apenas 17,5 pontos de percentagem anual desde outubro passado, é sem dúvida muito modesta.

II – Evolução do saldo das operações de crédito

Em função da recuperação da atividade econômica, da queda nas taxas de inadimplência e das medidas adotadas pelo Banco Central para reduzir os juros e o spread bancário, as operações de crédito do segmento livre do mercado apresentam nítida tendência de crescimento desde outubro do ano passado, conforme pode ser visto no gráfico 3, abaixo. As operações de crédito do segmento livre do sistema financeiro atingiram saldo médio de R$ 58,7 bilhões em março deste ano, com um aumento de 26,3% em relação a igual mês de 1999.


Gráfico da Evolução do Saldo de Operações de Crédito de 1994 a 2000.

As operações de crédito destinadas a pessoas físicas apresentaram crescimento médio de 7,5% no mês de março de 2000, atingindo saldo médio de R$ 23,5 bilhões, confirmando uma maior recuperação das operações de crédito com esses clientes, passando a mostrar crescimento de 43,6% nos últimos doze meses. O destaque desse segmento continua sendo o crédito pessoal, com expansão de 67,1% nos últimos doze meses, atingindo saldo médio de quase R$ 11,0 bilhões. Não obstante a maior expansão média verificada em março (7,8%) nas operações de cheque especial, esta modalidade vem perdendo participação entre os empréstimos a pessoas físicas, pois teve um crescimento modesto (15,8%) nos últimos doze meses (vide tabela 2).


Tabela 2
Volume de Operações de Crédito – Segmento Livre
Saldo Médio Mensal (em R$ milhões)

Discriminação Mar/1999 Out/1999 Dez/1999 Fev/2000 Mar/2000
Fonte: DEPEP/SP
Saldo Total 46.492 52.315 55.777 56.787 58.730
           
Pessoa Jurídica 30.142 33.705 36.219 34.943 35.246
- Capital de Giro 13.795 14.174 14.907 13.743 13.621
- Conta Garantida 9.265 10.821 11.212 11.337 11.607
- Vendor 3.088 3.555 4.249 4.127 4.011
- Desc. Duplicatas 2.254 2.977 3.402 3.260 3.354
- Outras 1.740 2.178 2.449 2.476 2.653
           
Pessoa Física 16.350 18.610 19.558 21.844 23.484
- Cheque Especial 5.265 5.788 5.171 5.656 6.096
- Crédito Pessoal 6.607 8.231 9.205 10.296 11.039
- Aquisição de Bens 4.477 4.591 5.182 5.892 6.349

As operações com pessoas jurídicas voltaram a apresentar expansão em março deste ano (+0,9%), após a retração sazonal observada nos dois primeiros meses do ano. O saldo médio destas operações atingiu R$ 35,2 bilhões em março, com expansão de 16,9% nos últimos doze meses. Os maiores destaques nesse segmento operacional estão associados a modalidades creditícias vinculadas ao crescimento das vendas domésticas; como descontos de duplicatas e operações de vendor, que apresentam crescimento de 48,8% e 29,9% nos últimos doze meses, respectivamente.

III – Acompanhamento das medidas propostas pelo Banco Central para reduzir juros e spread bancário

Dando continuidade à determinação do Banco Central em trazer os depósitos compulsórios para padrões mais razoáveis, foram reduzidos de 65% para 55% os recolhimentos compulsórios sobre depósitos à vista e sob aviso (Circular 2.969, de 14.03.2000). Esta decisão deve contribuir para reforçar a tendência já observada de redução dos juros e spread bancário.

Foi finalizada em março de 2000 a fase de diagnóstico e avaliação da Central de Risco, com a ajuda de especialistas de mercado e de empresa de consultoria internacional, tendo sido apresentadas propostas e recomendações para sua reformulação. Entre outros aspectos, o trabalho procurou identificar as informações necessárias para a supervisão bancária e aquelas que serão disponibilizadas às instituições financeiras com a finalidade de subsidiar suas análises de crédito. Nem todas as informações de interesse do BC para o monitoramento dos riscos de crédito das instituições financeiras podem ser disponibilizadas ou são do interesse dos bancos para fins de avaliação de créditos.

Com base nesse trabalho de diagnóstico e avaliação, o trabalho do Banco Central agora deve se centrar na reestruturação e implantação do sistema de Central de Risco de Crédito, aumentando sua abrangência e o número de informações nela contidas. Transitoriamente, considerando a nova classificação em vigor para as operações de crédito (Resolução 2.682), foi editada a Circular 2.977, de 06.04.2000, explicitando a forma como as instituições financeiras devem remeter mensalmente à Central de Risco essas novas informações.

Não obstante os esclarecimentos divulgados através da Carta-Circular 2.896, de 04.02.2000, o Departamento de Cadastro e Informações (DECAD) continua mantendo contatos com as instituições financeiras visando sanar dúvidas e dificuldades com relação à remessa das informações relativas à Circular 2.957, que solicita informações mais detalhadas sobre as operações de crédito, devendo provavelmente editar nos próximos dias outra Carta-Circular contendo esclarecimentos adicionais.

Em reunião realizada em 07.04.2000, do Diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC com representantes das instituições financeiras, deu-se início aos trabalhos do GT específico para racionalizar o recebimento de informações prestadas pelas instituições financeiras e reduzir as exigências burocráticas em relação a operações de crédito, especialmente as de pequeno valor. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Desburocratização, revitalizado com a criação do Comitê Interministerial de Desburocratização e do Comitê Executivo Setorial do BC. Esta racionalização e redução de exigências burocráticas deve contribuir para diminuir os custos administrativos dos bancos e das operações de crédito, beneficiando o processo de redução dos juros e do spread bancário.

Foi publicado no Diário Oficial da União de 31.03.2000 a MP 1963/17, de 30.03.2000, trazendo em seu artigo 5º o esclarecimento quanto a legalidade da cobrança de juros sobre juros (anatocismo) no sistema financeiro nacional (SFN). Este esclarecimento legal faz parte do conjunto de 21 medidas que o BC apresentou em outubro passado para reduzir juros e spread bancário no Brasil, visando trazer maior tranqüilidade ao mercado financeiro, diminuindo o risco jurídico das operações. Desde a aprovação da Lei 4.595, de 31.12.1964, a regulamentação das disposições sobre juros no SFN é competência do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do BC, que adotam como base o cálculo de juros compostos, tanto nas captações quanto nas aplicações do SFN, a exemplo do que é usual em todo o mundo.

No entanto, mais recentemente, começou a tomar corpo uma interpretação assimétrica desse entendimento, com base num dispositivo da antiga "lei da usura" de 1933, que veda a cobrança de juros sobre juros em operações com prazo inferior a um ano. Por conta dessa interpretação, qualquer contrato juridicamente perfeito, firmado de boa fé entre as partes, estava podendo ser contestado na Justiça. Como o mercado financeiro é racional, esse acréscimo de "risco jurídico" tendia obviamente a ser repassado, na forma de aumento dos juros cobrados em todas operações de crédito. Com a decisão adotada, esclarecendo quanto à legalidade da cobrança de juros capitalizados nas operações ativas e passivas do SFN, além da simetria de tratamento, o Governo pretende reduzir o risco das operações de crédito, evitando a imposição de prejuízos desnecessários à grande maioria dos tomadores.

A seguir, na tabela 3, se apresenta uma síntese do acompanhamento das principais medidas que o Banco Central e o Governo vêm adotando para reduzir o spread bancário e os juros ao tomador final, desde que o Presidente da República anunciou essa prioridade governamental em outubro do ano passado.



Tabela 3
ACOMPANHAMENTO DAS MEDIDAS ADOTADAS:

Medidas Propostas

Medidas Adotadas/Observações

Ações Recentes

Competência do BC:

   

Redução de exigências burocráticas – revisar um sem número de exigências que podem ser consideradas excessivas em relação a operações de pequeno valor

 

A partir da criação do Comitê Executivo Setorial do BC, no âmbito do Programa Nacional de Desburocratização, foram iniciados em abril de 2000 os trabalhos de GT específico, com a colaboração de representantes das instituições financeiras.

Ampliação da base de cobertura da Central de Risco – reduzir o limite de valor informado

Reduzido de R$ 50 mil para R$ 20 mil o valor mínimo das responsabilidades que devem ser informadas pelas instituições financeiras à Central de Risco (Circular 2.938, de 14.10.99).

Sem modificação

Aumento de informações da Central de Risco – melhorar a qualidade das informações, inclusive pela inclusão de informações positivas

O BC continua trabalhando na reforma do sistema Central de Risco de Crédito, que visa aumentar a abrangência e o número de informações da Central de Risco.

Finalizada em março de 2000 a fase de diagnóstico e avaliação da Central de Risco, com a ajuda de especialistas de mercado e de empresa de consultoria internacional, tendo sido apresentadas propostas e recomendações para sua reformulação.

Foi editada a Circular 2.977, de 06.04.2000, explicitando a forma como as instituições financeiras devem remeter mensalmente à Central de Risco as informações sobre a nova classificação das operações de crédito (Resolução 2.682).

aperfeiçoamento do sistema de pagamentos

A Diretoria do BC, em reunião de 30.06.99, aprovou projeto de reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiros, cuja implementação espera estar concluída até novembro do ano 2.000. Os principais pontos do projeto estão disponíveis na home-page do Banco Central (internet).

Sem modificação

aperfeiçoamento do COSIF – aumentar a transparência dos balanços, inclusive pela inclusão de informações mais detalhadas por produtos, prazos e segmentos

Existe projeto específico para tratar do assunto, objetivando maior transparência das principais operações e a situação de cada instituição, inclusive com maiores informações anível trimestral.

O Departamento de Normas do BC vem trabalhando prioritariamente nesse projeto, devendo em breve ser submetido para apreciação da Diretoria.

redução dos compulsórios – avançar no processo de redução dos compulsórios sobre depósitos (sempre de forma compatível com o regime de metas para a inflação)

Processo de redução gradual dos recolhimentos compulsórios sobre depósitos já está em andamento.

Os recolhimentos compulsórios sobre depósitos a vista foram reduzidos de 75% para 65% (Circular 2.927, de 08.09.99). Os recolhimentos compulsórios sobre depósitos a prazo foram reduzidos de 20% para 10% (Circular 2.925, de 02.09.99), e depois para zero (Circulares2.939 e 2.940, de 14.10.99).

Os recolhimentos compulsórios sobre depósitos a vista foram reduzidos de 65% para 55% (Circular 2.969, de 14.03.2000).

flexibilização dos direcionamentos de crédito – propor medidas específicas que diminuam, em geral, os direcionamentos das operações de crédito

Existem dois GT interministeriais já trabalhando sobre crédito habitacional (BC, Ministério da Fazenda e Secretaria Desenvolvimento Urbano) e crédito rural (BC, Ministério da Fazenda e Ministério da Agricultura).

Sem modificação

transparência das operações bancárias – levantar informações mais detalhadas de prazos e custos das principais operações de crédito e divulgá-las, via internet, à população

As informações básicas sobre os juros cobrados pelas instituições financeiras já estão disponíveis (em D+10) na home-page do BC (internet).

As instituições financeiras deverão prestar informações mais detalhadas de suas operações de crédito, inclusive taxas mínimas e máximas, níveis de atraso e prazo médio das operações. Tais informações deverão ser prestadas até o quinto dia útil (D+5) das respectivas posições(Circular 2.957, de 30.12.99)

A implantação da nova sistemática, originalmente prevista para 31.03.2000, foi adiada para 31.05.2000 (Circular 2.978, de 26.03.2000).

Não obstante os esclarecimentos já divulgados, o Departamento de Cadastro e Informações do BC continua mantendo contatos com as instituições financeiras visando sanar dúvidas e dificuldades com relação à remessa das informações relativas a Circular 2.957, devendo editar nos próximos dias novos esclarecimentos.

maior concorrência no cheque especial – promover a divulgação pública diária das taxas médias de cheque especial efetivamente praticadas por todos os bancos

 

Estabelecida a obrigatoriedade dos bancos informarem as taxas efetivas, máxima e mínima praticadas(Circular 2.963, de 14.10.99).

Reduzida para dois dias úteis (D+2) o prazo para a remessa ao BC das informações diárias relativas as taxas médias (Circular 2.937, de 14.10.99), máxima e mínima praticadas (Circular 2.882, de 24.11.99).

Sem modificação

Securitização e negociação de recebíveis – simplificar as regras impostas a esse mercado

Editada a Resolução 2.686, de 26.01.2000, estabelecendo as novas condições para a cessão de créditos por parte das instituições financeiras

Sem modificação

Não prevista no estudo de out/99

Modificação nos critérios para a classificação das operações de crédito e nas regras para constituição de provisões para créditos de liquidação duvidosa (Resolução 2.682, de 21.12.99). Fixado um cronograma mais flexível de implantação, devendo estar classificadas até 31.03.2000 as operações de crédito com clientes com valor igual ou superior a R$ 500 mil; e até 31.07.2000 as de valor igual ou superior a R$ 50 mil e inferior a R$ 500 mil. As operações com valor inferior a R$ 50 mil poderão ser classificadas mediante a adoção de modelos internos de avaliação ou em função dos atrasos consignados (Resolução 2.697, de 24.02.2000)

Sem modificação

Proposição de medidas legais:

   

Redução do IOF – reduzir o impacto do IOF nas operações de crédito, principalmente para os empréstimos para pessoas físicas

Redução do IOF nas operações com pessoas físicas, de 6% para 1,5%, com vigência a partir de 18.10.99.

Sem modificação

Tratamento da dedução do IR/CSLL sobre provisionamento de créditos – estudar a viabilidade de maior uniformização desses procedimentos

Ainda pendente de uma negociação com Secretaria da Receita Federal.

Sem modificação

Aperfeiçoamento do sistema de pagamentos – consolidar legalmente as modificações que o BC vem realizando no sistema

Regulamentação da atuação das câmaras de compensação e liquidação, no âmbito do sistema de pagamentos (M.P. 2.008, de 15.12.99).

Sem modificação

Criação da Cédula de Crédito Bancário – disseminar a utilização de um título de crédito mais simples e eficaz no trâmite judicial

Medida Provisória 1.925, publicada no DOU de 15.10.99.

A Medida Provisória 1.925/99, que criou a CCB, já está em exame pelo Congresso Nacional

Separação da discussão judicial de juros e principal – tornar obrigatório o depósito judicial da parte incontroversa relativa ao principal não amortizado

O BC já preparou minuta de texto legal, que está sendo avaliada pelo seu Departamento Jurídico, esperando anunciá-la ao longo deste ano.

Sem modificação

Esclarecimento sobre anatocismo (juros sobre juros) no SFN – esclarecer que esse dispositivo da lei da usura não se aplica ao SFN

 

A MP 1963/17, de 30.03.2000, publicada no Diário Oficial de 31.03.2000, em seu artigo 5, esclarece que, nas operações do SFN, é admissível a capitalização de juros com periodicidade inferior a um ano.

Priorização de créditos garantidos – modificar a lei de falências visando maior proteção dos credores no recebimento de empréstimos junto a empresas insolventes

O BC está estudando o assunto, esperando anunciar suas propostas ao longo deste ano.

Sem modificação

Contrato eletrônico de crédito – propor lei para melhor proteger as partes contratantes em operações transitadas através da internet e de outros meios eletrônicos

Existe um projeto sobre contratos eletrônicos em tramitação no Congresso Nacional, a partir de sugestão da OAB-SP.

O BC deve estudar o projeto para sugerir eventuais aperfeiçoamentos relativos a segurança das operações de interesse do SFN.

Sem modificação

Aumento de informações dos cadastros de inadimplentes – ampliar o acesso de dados disponíveis junto às diversas centrais de proteção ao crédito

Os principais cadastros de inadimplentes do País (SERASA e Associações Comerciais) não fazem parte do SFN e estão fora do âmbito formal de atuação do BC.

O BC vem estudando como melhor atuar nesse caso, pois qualquer ação do Governo dependerá de ações voluntárias, ou mediante ações legais que ainda estão sendo avaliadas e analisadas.

Sem modificação

Proteção às centrais de riscos – esclarecer que a negativação de pessoas físicas e jurídicas em cadastros de proteção ao crédito não constitui invasão de privacidade nem constrangimento ilegal de consumidores

O BC está estudando a apresentação de um projeto de lei complementar sobre o assunto.

 

Sem modificação



ANEXOS
Quadro 1-Taxa de Juros das Operações Ativas (% a.m. padronizado)
Mês Capital de Giro Conta Garantida Aquisição de Bens - PJ Vendor Hot Money Desconto de Duplicatas Desconto de Promissória Cheque Especial PF Cred. Pessoal PF Aq.Bens -PF
Fonte: PEFI 300, taxas dia acumuladas para o mês de referência * Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN
Jan/1997 4,20 4,81 4,11 2,83 4,05 4,86 5,47 7,65 6,43 4,94
Fev/1997 4,21 5,26 4,23 2,80 4,33 4,85 5,47 8,51 6,35 4,87
Mar/1997 4,18 4,98 3,96 2,67 4,48 4,89 5,51 8,22 6,26 4,69
Abr/1997 4,09 4,78 3,81 2,58 4,27 4,69 5,28 7,80 5,91 4,47
Mai/1997 3,93 4,74 3,65 2,45 4,17 4,52 5,05 8,30 6,17 4,69
Jun/1997 3,73 4,60 3,34 2,39 4,02 4,26 4,84 8,06 6,12 4,62
Jul/1997 3,70 4,37 3,26 2,31 3,92 4,25 4,72 7,79 6,08 4,44
Ago/1997 3,70 4,46 3,21 2,25 4,00 4,20 4,80 8,10 6,12 4,43
Set/1997 3,60 4,34 3,19 2,30 3,93 4,15 4,56 7,93 6,01 4,46
Out/1997 3,72 4,32 3,23 2,34 4,07 4,20 4,60 7,77 6,05 4,44
Nov/1997 5,08 5,47 4,17 3,68 5,48 5,71 6,06 9,30 7,39 5,55
Dez/1997 4,97 5,42 4,21 3,53 5,43 5,81 6,06 9,02 7,40 5,53
Jan/1998 4,86 5,46 4,23 3,45 5,23 5,51 5,65 9,11 7,38 5,55
Fev/1998 4,82 5,70 4,29 3,33 5,22 5,53 5,73 9,84 7,34 5,50
Mar/1998 4,40 5,13 3,98 2,89 4,66 5,08 5,35 8,77 6,92 5,24
Abr/1998 4,25 5,33 3,60 2,68 4,77 4,94 5,34 9,36 6,81 5,12
Mai/1998 3,98 4,87 3,47 2,62 4,22 4,49 4,82 8,92 6,62 4,86
Jun/1998 3,87 4,68 3,40 2,49 4,11 4,32 4,73 8,74 6,63 4,93
Jul/1998 3,73 4,45 3,49 2,36 3,98 4,22 4,55 8,07 6,34 4,63
Ago/1998 3,70 4,42 3,38 2,37 3,95 4,20 4,47 8,14 6,11 4,41
Set/1998 4,52 4,94 3,82 3,14 4,94 5,26 5,42 8,56 6,70 5,05
Out/1998 4,73 5,30 4,06 3,31 5,31 5,56 5,74 8,97 6,95 5,24
Nov/1998 4,45 5,24 3,86 3,09 4,97 5,18 5,43 9,10 6,80 4,96
Dez/1998 4,39 4,97 3,63 3,00 4,89 5,22 5,53 8,81 6,79 4,84
Jan/1999 4,85 5,14 3,94 3,57 5,21 5,76 5,92 8,96 6,79 5,12
Fev/1999 5,20 5,65 4,72 4,27 5,42 6,20 6,18 9,72 7,08 5,63
Mar/1999 5,13 5,37 4,51 3,89 5,93 6,16 6,20 8,74 7,03 5,41
Abr/1999 4,70 5,59 4,08 3,37 5,64 5,63 5,90 9,39 6,77 4,98
Mai/1999 4,29 4,93 3,60 2,90 5,18 5,11 5,56 8,74 6,37 4,52
Jun/1999 3,88 4,66 3,36 2,57 4,65 4,48 4,89 8,56 6,02 4,28
Jul/1999 3,74 4,26 3,18 2,39 4,10 4,20 4,56 8,38 6,04 4,10
Ago/1999 3,68 4,21 3,14 2,31 3,93 4,19 4,49 8,18 5,97 4,05
Set/1999 3,68 4,20 3,11 2,27 3,85 4,12 4,30 8,34 5,86 4,06
Out/1999 3,62 4,24 3,08 2,22 3,91 4,04 4,35 8,37 5,68 3,91
Nov/1999 3,38 4,23 3,05 2,13 3,77 3,86 4,17 8,08 5,51 3,73
Dez/1999 3,30 3,93 2,88 2,09 3,57 3,65 3,89 7,52 5,33 3,65
Jan/2000 3,26 3,75 2,87 2,08 3,39 3,69 3,89 7,75 4,80 3,35
Fev/2000 3,35 3,81 2,97 2,11 3,44 3,76 3,93 8,03 4,85 3,38
Mar/2000* 3,23 3,50 2,65 2,04 3,28 3,66 3,86 7,75 4,47 3,05


Quadro 2-Taxa de Juros das Operações Ativas (% a.a. padronizado)
Mês Capital de Giro Conta Garantida Aquisição de Bens - PJ Vendor Hot Money Desconto de Duplicatas Desconto de Promissória Cheque Especial PF Cred. Pessoal PF Aq.Bens -PF
Fonte: PEFI 300, taxas dia acumuladas para o mês de referência
* Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN
Jan/1997 63,83 75,67 62,16 39,77 61,12 76,69 89,49 142,11 111,31 78,35
Fev/1997 64,05 85,09 64,38 39,34 66,31 76,52 89,45 166,33 109,38 76,88
Mar/1997 63,39 79,19 59,42 37,20 69,16 77,31 90,30 158,16 107,14 73,32
Abr/1997 61,85 75,04 56,57 35,73 65,15 73,40 85,45 146,29 99,13 68,95
Mai/1997 58,88 74,40 53,69 33,74 63,25 69,92 80,61 160,41 105,04 73,35
Jun/1997 55,25 71,64 48,36 32,75 60,46 65,02 76,30 153,64 103,90 71,91
Jul/1997 54,66 67,06 46,99 31,58 58,69 64,74 73,89 146,07 103,11 68,52
Ago/1997 54,66 68,73 46,18 30,62 60,17 63,83 75,47 154,62 104,05 68,27
Set/1997 52,95 66,51 45,71 31,40 58,84 62,84 70,70 149,85 101,39 68,72
Out/1997 55,02 66,06 46,46 31,99 61,33 63,89 71,64 145,34 102,37 68,42
Nov/1997 81,21 89,54 63,35 54,23 89,72 94,80 102,54 190,64 135,21 91,13
Dez/1997 79,06 88,34 63,99 51,64 88,71 96,98 102,54 181,76 135,46 90,81
Jan/1998 76,80 89,34 64,44 50,19 84,34 90,30 93,40 184,66 134,95 91,10
Fev/1998 75,85 94,57 65,45 48,21 84,12 90,75 95,24 208,25 133,83 90,12
Mar/1998 67,62 82,27 59,79 40,69 72,68 81,31 86,87 174,34 123,18 84,68
Abr/1998 64,74 86,48 52,88 37,34 74,90 78,45 86,69 192,55 120,49 82,04
Mai/1998 59,83 76,89 50,63 36,36 64,24 69,36 75,89 178,79 115,90 76,73
Jun/1998 57,71 73,03 49,43 34,38 62,07 66,19 74,10 173,35 116,17 78,15
Jul/1998 55,11 68,63 50,89 32,25 59,72 64,29 70,65 153,71 109,11 72,14
Ago/1998 54,59 67,99 48,95 32,48 59,10 63,91 69,01 155,71 103,77 67,93
Set/1998 69,90 78,34 56,87 44,85 78,44 85,09 88,40 168,00 117,71 80,66
Out/1998 74,03 85,76 61,22 47,80 86,14 91,46 95,42 180,27 123,84 84,65
Nov/1998 68,53 84,57 57,49 44,04 79,01 83,22 88,56 184,27 120,13 78,78
Dez/1998 67,53 78,98 53,39 42,59 77,26 84,17 90,68 175,43 119,98 76,29
Jan/1999 76,44 82,41 59,08 52,38 83,97 95,80 99,51 180,14 119,91 82,03
Fev/1999 83,75 93,38 73,91 65,16 88,38 105,73 105,36 204,34 127,26 92,97
Mar/1999 82,21 87,42 69,82 58,07 99,61 104,89 105,73 173,46 126,02 88,26
Abr/1999 73,50 92,00 61,61 48,76 93,17 93,04 98,86 193,65 119,41 79,12
Mai/1999 65,49 78,17 52,92 41,00 83,24 81,90 91,44 173,27 109,71 69,89
Jun/1999 57,99 72,74 48,70 35,66 72,47 69,13 77,33 167,81 101,76 65,45
Jul/1999 55,33 64,98 45,55 32,74 62,01 63,88 70,79 162,60 102,02 61,99
Ago/1999 54,32 64,09 44,99 31,51 58,80 63,64 69,48 156,98 100,52 61,04
Set/1999 54,24 63,86 44,47 30,84 57,40 62,36 65,79 161,61 97,94 61,25
Out/1999 53,26 64,61 43,93 30,21 58,49 60,87 66,74 162,25 94,03 58,40
Nov/1999 49,01 64,39 43,42 28,82 55,84 57,53 63,19 153,93 90,31 55,10
Dez/1999 47,64 58,76 40,67 28,24 52,42 53,81 58,15 138,82 86,56 53,77
Jan/2000 46,88 55,59 40,44 28,10 49,24 54,56 58,08 144,90 75,56 48,57
Fev/2000 48,54 56,70 42,09 28,47 49,98 55,65 58,90 152,72 76,49 49,05
Mar/2000* 46,40 51,09 36,87 27,49 47,38 53,86 57,58 144,84 68,94 43,48


Quadro 3-Taxa de Aplicação, Captação e Spread (% a.m. padronizado)
Mês Tx. Aplicação Tx. Aplicação – Pessoa Jurídica Tx. Aplicação – Pessoa Física Tx. Captação CDB Spread Spread Pessoa Jurídica Spread Pessoa Física
Fonte: Transação PEFI 300 do SISBACEN, taxas médias ponderadas pelo saldo de operações
* Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN
Jan/1997 4,88 4,22 6,04 1,72 3,16 2,50 4,32
Fev/1997 5,08 4,37 6,19 1,77 3,31 2,60 4,42
Mar/1997 4,94 4,26 5,99 1,62 3,32 2,64 4,38
Abr/1997 4,75 4,13 5,69 1,60 3,15 2,53 4,09
Mai/1997 4,81 4,00 6,02 1,62 3,19 2,38 4,39
Jun/1997 4,67 3,84 5,93 1,54 3,13 2,30 4,39
Jul/1997 4,55 3,75 5,79 1,53 3,02 2,22 4,26
Ago/1997 4,61 3,77 5,90 1,54 3,07 2,23 4,36
Set/1997 4,55 3,70 5,86 1,53 3,02 2,17 4,34
Out/1997 4,56 3,75 5,84 1,63 2,93 2,12 4,21
Nov/1997 5,88 5,06 7,18 2,65 3,22 2,41 4,53
Dez/1997 5,79 5,00 7,10 2,51 3,28 2,50 4,59
Jan/1998 5,77 4,92 7,18 2,49 3,28 2,42 4,68
Fev/1998 5,90 4,97 7,41 2,22 3,68 2,75 5,19
Mar/1998 5,44 4,51 6,92 1,84 3,59 2,66 5,08
Abr/1998 5,44 4,45 7,05 1,69 3,75 2,76 5,36
Mai/1998 5,13 4,13 6,78 1,68 3,45 2,45 5,11
Jun/1998 5,01 3,98 6,75 1,60 3,40 2,38 5,14
Jul/1998 4,76 3,83 6,35 1,49 3,26 2,34 4,85
Ago/1998 4,68 3,80 6,22 1,48 3,20 2,32 4,74
Set/1998 5,34 4,54 6,78 2,05 3,29 2,49 4,73
Out/1998 5,61 4,82 7,08 2,38 3,23 2,43 4,70
Nov/1998 5,45 4,60 7,01 2,09 3,36 2,52 4,92
Dez/1998 5,28 4,48 6,81 1,96 3,31 2,52 4,85
Jan/1999 5,59 4,86 6,96 2,20 3,39 2,66 4,76
Fev/1999 6,08 5,32 7,48 2,50 3,58 2,81 4,98
Mar/1999 5,86 5,16 7,14 2,40 3,46 2,76 4,74
Abr/1999 5,70 4,92 7,16 1,98 3,72 2,94 5,18
Mai/1999 5,21 4,43 6,66 1,66 3,55 2,77 5,00
Jun/1999 4,88 4,06 6,39 1,50 3,39 2,56 4,89
Jul/1999 4,67 3,78 6,28 1,49 3,18 2,29 4,80
Ago/1999 4,62 3,75 6,17 1,41 3,20 2,34 4,76
Set/1999 4,61 3,73 6,18 1,41 3,19 2,32 4,77
Out/1999 4,55 3,71 6,08 1,38 3,17 2,33 4,69
Nov/1999 4,38 3,58 5,84 1,39 2,99 2,19 4,45
Dez/1999 4,12 3,39 5,47 1,40 2,72 1,99 4,07
Jan/2000 3,99 3,31 5,18 1,39 2,60 1,92 3,79
Fev/2000 4,12 3,39 5,28 1,38 2,73 2,01 3,89
Mar/2000* 3,90 3,21 4,94 1,39 2,51 1,82 3,55


Quadro 4 - Taxa de Aplicação, Captação e Spread (% a.a. padronizado)
Mês Tx. Aplicação Tx. Aplicação – Pessoa Jurídica Tx. Aplicação – Pessoa Física Tx. Captação CDB Spread Spread Pessoa Jurídica Spread Pessoa Física
Fonte: Transação PEFI 300 do SISBACEN, taxas médias ponderadas pelo saldo de operações
* Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN
Jan/1997 77,04 64,26 102,08 22,71 54,33 41,55 79,37
Fev/1997 81,21 66,99 105,48 23,42 57,79 43,57 82,05
Mar/1997 78,34 65,04 101,09 21,25 57,09 43,79 79,83
Abr/1997 74,49 62,47 94,27 21,01 53,49 41,46 73,26
Mai/1997 75,65 60,18 101,58 21,28 54,37 38,89 80,29
Jun/1997 72,91 57,15 99,62 20,12 52,79 37,03 79,51
Jul/1997 70,65 55,52 96,58 20,03 50,62 35,48 76,54
Ago/1997 71,84 55,95 99,06 20,18 51,65 35,77 78,88
Set/1997 70,47 54,64 98,10 19,93 50,54 34,71 78,17
Out/1997 70,82 55,61 97,61 21,41 49,40 34,20 76,19
Nov/1997 98,46 80,89 129,83 36,94 61,52 43,95 92,89
Dez/1997 96,44 79,66 127,67 34,62 61,82 45,04 93,05
Jan/1998 96,07 77,92 129,77 34,39 61,68 43,53 95,38
Fev/1998 99,01 78,95 135,87 30,11 68,89 48,84 105,76
Mar/1998 88,78 69,74 123,25 24,50 64,28 45,24 98,75
Abr/1998 88,89 68,59 126,42 22,30 66,58 46,29 104,12
Mai/1998 82,26 62,45 119,75 22,06 60,20 40,39 97,69
Jun/1998 79,76 59,80 118,93 21,04 58,72 38,76 97,89
Jul/1998 74,67 56,97 109,22 19,48 55,19 37,50 89,74
Ago/1998 73,15 56,49 106,39 19,28 53,87 37,22 87,11
Set/1998 86,74 70,46 119,63 27,57 59,17 42,89 92,06
Out/1998 92,56 75,83 127,28 32,63 59,93 43,19 94,65
Nov/1998 89,12 71,63 125,43 28,15 60,96 43,48 97,28
Dez/1998 85,35 69,20 120,44 26,28 59,07 42,92 94,16
Jan/1999 92,01 76,65 124,26 29,84 62,18 46,82 94,42
Fev/1999 103,08 86,19 137,75 34,53 68,55 51,65 103,22
Mar/1999 98,00 82,92 128,81 32,89 65,12 50,03 95,93
Abr/1999 94,60 78,01 129,24 26,57 68,03 51,44 102,68
Mai/1999 83,87 68,16 116,67 21,80 62,07 46,36 94,88
Jun/1999 77,23 61,16 110,17 19,55 57,68 41,61 90,62
Jul/1999 72,91 56,07 107,77 19,36 53,55 36,71 88,41
Ago/1999 71,86 55,60 105,22 18,32 53,54 37,29 86,90
Set/1999 71,65 55,26 105,34 18,31 53,33 36,94 87,02
Out/1999 70,59 54,83 102,97 17,93 52,66 36,90 85,03
Nov/1999 67,25 52,50 97,71 18,07 49,18 34,44 79,64
Dez/1999 62,27 49,15 89,39 18,13 44,14 31,02 71,27
Jan/2000 60,01 47,76 83,29 18,01 41,99 29,74 65,28
Fev/2000 62,25 49,20 85,34 17,94 44,32 31,27 67,40
Mar/2000* 58,29 46,15 78,28 18,01 40,28 28,14 60,27


Quadro 5 - Volumes Médios por Modalidade de Crédito (em R$ milhões)
  Prefixado Pós - fixado
Mês Capital de Giro Conta Garantida Aquisição de Bens - PJ Vendor Hot Money Desconto de Duplicatas Desconto de Promissória Cheque Especial - PF Cred. Pessoal - PF Aq.Bens -PF Capital de Giro Conta Garantida Aquisição de Bens - PJ Vendor Cred. Pessoal - PF Aq.Bens -PF
Fonte: Transação PEFI 300 do SISBACEN, médias dos saldos diários
* Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN
Jan/1997 8290,1 6206,8 606,0 4142,8 1759,0 3043,7 574,6 4260,7 3386,7 6802,1 4281,2 475,3 285,4 87,8 1171,7 1081,9
Fev/1997 6953,4 6492,6 596,8 4060,7 1037,1 3126,2 531,7 4571,4 3699,5 7587,2 4183,8 457,3 282,2 83,6 1058,6 1034,8
Mar/1997 7848,0 6803,9 683,3 4190,3 955,9 3315,6 533,5 4721,8 4004,8 8101,9 4154,3 527,0 293,4 104,1 1056,1 975,9
Abr/1997 7882,0 6987,3 781,4 4255,2 895,1 3392,0 542,9 4982,1 4362,3 8628,5 4425,6 587,9 307,5 163,0 1044,4 935,8
Mai/1997 8113,4 7215,0 820,4 4395,4 864,1 3490,1 553,2 5140,4 4724,4 8625,7 4343,2 546,4 297,4 100,7 1026,6 893,4
Jun/1997 7896,6 7447,1 849,0 4431,9 907,6 3647,0 622,5 5260,0 4857,4 8560,9 4423,6 534,6 301,6 111,9 1008,7 842,7
Jul/1997 7969,8 7375,7 953,2 4374,3 973,5 3782,8 643,2 5301,9 5104,3 8400,2 4538,6 635,4 286,7 124,9 998,0 768,0
Ago/1997 8219,1 7520,8 1088,9 4167,2 905,6 3888,3 700,4 5464,4 5403,8 8381,7 4485,2 688,4 280,8 125,7 976,2 706,6
Set/1997 8606,2 7697,6 1164,6 4155,6 831,6 4055,9 706,8 5585,3 5643,4 8239,1 4543,3 678,6 259,7 130,5 952,2 652,7
Out/1997 8853,1 7761,8 1189,8 4229,5 822,9 4170,1 632,6 5559,5 5854,2 8088,2 4521,8 623,2 266,7 152,7 936,4 593,7
Nov/1997 8810,6 8190,5 1159,1 4255,2 799,4 3957,5 550,5 5811,0 5817,3 7830,6 4482,9 817,7 247,8 150,3 915,4 546,2
Dez/1997 8731,6 8321,3 1022,3 4233,8 744,9 3894,6 519,2 5445,5 5698,1 7441,0 4624,9 916,2 225,7 142,9 903,7 505,0
Jan/1998 8851,8 8215,7 953,5 3990,4 733,9 3476,0 483,9 5701,3 5593,5 7073,5 4530,7 956,9 232,4 138,5 903,8 456,8
Fev/1998 8259,7 8025,2 915,5 3749,4 715,1 3469,6 469,7 5890,9 5642,0 6735,0 4727,2 1039,7 240,7 128,0 937,9 441,0
Mar/1998 7947,3 8032,4 933,5 3617,2 681,6 3380,6 443,7 6122,2 5682,1 6341,5 4744,4 1029,0 206,3 117,9 957,3 410,8
Abr/1998 7826,4 8084,9 931,2 3706,9 697,1 3340,9 440,2 6131,3 5765,7 6127,7 4803,3 1055,6 243,1 116,6 974,0 382,9
Mai/1998 7830,5 8164,0 954,1 3810,9 696,4 3336,9 408,4 6062,0 5862,3 5822,6 4769,0 1115,8 228,4 96,5 987,1 354,9
Jun/1998 7920,1 8196,6 976,1 3814,6 719,0 3291,9 395,1 5793,1 5832,5 5594,5 4724,9 1140,5 233,7 83,7 1002,5 338,4
Jul/1998 7951,3 8064,9 929,8 3708,4 645,3 3135,4 374,9 5605,2 5787,7 5297,6 4654,0 1066,7 232,6 97,1 1011,1 325,3
Ago/1998 8660,5 8182,7 894,6 3609,4 660,6 3083,8 352,9 5559,1 5871,3 5133,5 4669,2 1018,1 212,5 112,5 1021,8 318,7
Set/1998 8773,8 8650,7 889,5 3646,3 767,0 2904,5 320,7 5499,9 5880,4 5065,6 4612,5 1041,5 240,2 107,8 1025,1 317,1
Out/1998 9017,7 8700,4 793,2 3497,7 633,6 2853,8 297,5 5463,6 5587,6 4802,8 4546,6 1023,6 222,7 104,8 1024,3 313,0
Nov/1998 9014,2 8524,7 744,2 3447,2 650,4 2848,4 307,4 5602,5 5470,1 4719,3 4493,5 1053,8 223,5 81,5 1041,0 317,8
Dez/1998 9260,1 8549,6 710,3 3610,0 685,4 2853,1 307,5 5027,9 5330,5 4733,3 4283,7 1091,2 228,7 85,6 1055,3 322,5
Jan/1999 9349,9 8584,0 707,0 3420,4 639,7 2496,3 278,6 5177,8 5275,1 4695,7 4144,6 1137,7 187,8 112,2 1051,7 323,2
Fev/1999 9458,3 8451,5 685,5 3164,0 930,8 2369,1 259,2 5229,9 5545,5 4526,0 3996,9 928,0 186,5 126,3 1057,4 331,2
Mar/1999 9841,4 8290,1 659,3 2974,1 621,8 2254,3 251,0 5265,2 5534,4 4150,6 3953,1 974,5 208,1 114,0 1072,9 326,7
Abr/1999 10315,7 8464,7 663,1 2859,0 559,0 2268,1 253,6 5396,5 5652,2 3990,0 3860,6 999,5 227,7 91,6 1090,5 326,9
Mai/1999 10626,5 8425,6 662,9 2776,5 597,2 2411,9 268,8 5356,5 5781,0 3952,3 3761,9 853,3 231,6 69,8 1093,1 338,1
Jun/1999 10089,3 8292,4 675,9 2773,6 685,6 2476,8 327,8 5291,8 5954,9 3931,1 3647,1 788,2 224,4 49,3 1057,3 343,1
Jul/1999 10216,8 8410,5 687,6 2844,8 577,4 2563,7 397,5 5299,0 6179,3 3930,6 3542,2 802,7 202,8 37,3 1006,4 347,9
Ago/1999 10353,8 8632,4 705,4 3007,2 650,9 2653,5 442,0 5430,3 6507,1 4058,3 3785,8 910,8 228,7 46,1 1044,4 352,2
Set/1999 10197,9 9038,8 747,8 3179,4 671,4 2764,7 465,6 5617,2 6803,5 4153,4 4039,4 1096,2 235,2 48,3 1018,3 390,1
Out/1999 9887,7 9439,3 762,8 3508,3 663,5 2977,1 489,8 5788,3 7264,1 4227,9 4286,5 1381,5 262,6 46,4 966,3 362,8
Nov/1999 10061,1 9976,5 802,0 3704,8 683,1 3142,8 520,7 5819,3 7727,2 4380,8 4354,5 1676,3 305,3 29,9 944,2 370,6
Dez/1999 10531,0 9921,9 817,6 4195,8 737,9 3402,5 567,0 5171,3 8338,9 4801,9 4376,0 1289,8 326,5 52,9 866,0 379,6
Jan/2000 10056,6 9653,1 833,5 4278,2 760,6 3213,9 552,7 5329,2 8906,8 5103,3 4360,4 1334,9 306,7 70,3 835,2 392,6
Fev/2000 9442,9 9919,2 875,4 4047,2 735,9 3260,0 544,0 5655,9 9482,4 5487,9 4300,1 1417,8 321,1 79,8 813,8 403,4
Mar/2000* 9349,8 10232,6 930,0 3941,2 743,6 3354,4 570,1 6095,8 10240,3 5933,3 4270,8 1374,6 409,1 69,8 798,7 416,3


Quadro 6 - Volumes Médios das Operações Ativas (em R$ milhões)
  Pessoa Jurídica Pessoa Física  
Mês Capital de Giro Conta Garantida Aquisição de Bens - PJ Vendor Hot Money Desconto de Duplicatas Desconto de Promissória Total Cheque Especial - PF Cred. Pessoal - PF Aq.Bens -PF Total Total geral
Fonte: Transação PEFI 300 do SISBACEN, médias dos saldos diário
* Valores sujeitos a modificações em virtude de atualização das informações fornecidas pelo SFN
Jan/1997 12571,3 6682,2 891,4 4230,6 1759,0 3043,7 574,6 29752,8 4260,7 4558,4 7884,1 16703,2 46456,0
Fev/1997 11137,1 6950,0 879,0 4144,3 1037,1 3126,2 531,7 27805,4 4571,4 4758,1 8622,0 17951,5 45756,9
Mar/1997 12002,3 7331,0 976,8 4294,5 955,9 3315,6 533,5 29409,6 4721,8 5060,9 9077,7 18860,4 48270,0
Abr/1997 12307,6 7575,3 1088,9 4418,2 895,1 3392,0 542,9 30220,0 4982,1 5406,6 9564,3 19953,1 50173,1
Mai/1997 12456,6 7761,4 1117,8 4496,1 864,1 3490,1 553,2 30739,2 5140,4 5751,0 9519,1 20410,5 51149,7
Jun/1997 12320,2 7981,7 1150,5 4543,8 907,6 3647,0 622,5 31173,4 5260,0 5866,1 9403,6 20529,8 51703,2
Jul/1997 12508,4 8011,1 1240,0 4499,1 973,5 3782,8 643,2 31658,2 5301,9 6102,3 9168,2 20572,3 52230,5
Ago/1997 12704,4 8209,2 1369,7 4292,9 905,6 3888,3 700,4 32070,5 5464,4 6379,9 9088,3 20932,6 53003,2
Set/1997 13149,5 8376,1 1424,4 4286,2 831,6 4055,9 706,8 32830,4 5585,3 6595,5 8891,8 21072,7 53903,2
Out/1997 13374,9 8385,0 1456,6 4382,2 822,9 4170,1 632,6 33224,3 5559,5 6790,6 8681,8 21032,0 54256,3
Nov/1997 13293,5 9008,3 1406,9 4405,5 799,4 3957,5 550,5 33421,6 5811,0 6732,7 8376,8 20920,5 54342,1
Dez/1997 13356,5 9237,5 1248,1 4376,7 744,9 3894,6 519,2 33377,5 5445,5 6601,8 7946,0 19993,3 53370,8
Jan/1998 13382,4 9172,6 1185,9 4128,9 733,9 3476,0 483,9 32563,7 5701,3 6497,3 7530,2 19728,8 52292,5
Fev/1998 12986,9 9064,9 1156,2 3877,4 715,1 3469,6 469,7 31739,8 5890,9 6579,9 7176,0 19646,8 51386,7
Mar/1998 12691,7 9061,4 1139,8 3735,1 681,6 3380,6 443,7 31134,0 6122,2 6639,4 6752,3 19513,8 50647,9
Abr/1998 12629,7 9140,5 1174,3 3823,5 697,1 3340,9 440,2 31246,1 6131,3 6739,7 6510,6 19381,6 50627,7
Mai/1998 12599,4 9279,8 1182,4 3907,4 696,4 3336,9 408,4 31410,8 6062,0 6849,4 6177,6 19089,0 50499,8
Jun/1998 12645,0 9337,2 1209,7 3898,3 719,0 3291,9 395,1 31496,2 5793,1 6835,0 5932,9 18561,1 50057,4
Jul/1998 12605,3 9131,6 1162,4 3805,5 645,3 3135,4 374,9 30860,4 5605,2 6798,8 5623,0 18027,0 48887,4
Ago/1998 13329,7 9200,8 1107,1 3721,9 660,6 3083,8 352,9 31456,7 5559,1 6893,2 5452,2 17904,5 49361,2
Set/1998 13386,2 9692,2 1129,7 3754,1 767,0 2904,5 320,7 31954,5 5499,9 6905,5 5382,7 17788,1 49742,6
Out/1998 13564,3 9724,0 1015,9 3602,5 633,6 2853,8 297,5 31691,5 5463,6 6611,9 5115,8 17191,2 48882,8
Nov/1998 13507,7 9578,5 967,7 3528,7 650,4 2848,4 307,4 31388,9 5602,5 6511,2 5037,1 17150,8 48539,7
Dez/1998 13543,8 9640,8 939,0 3695,6 685,4 2853,1 307,5 31665,3 5027,9 6385,7 5055,7 16469,4 48134,7
Jan/1999 13494,5 9721,7 894,8 3532,6 639,7 2496,3 278,6 31058,2 5177,8 6326,8 5018,9 16523,4 47581,6
Fev/1999 13455,3 9379,5 872,0 3290,3 930,8 2369,1 259,2 30556,2 5229,9 6602,9 4857,2 16690,0 47246,2
Mar/1999 13794,5 9264,7 867,4 3088,1 621,8 2254,3 251,0 30141,7 5265,2 6607,3 4477,3 16349,8 46491,5
Abr/1999 14176,3 9464,2 890,8 2950,7 559,0 2268,1 253,6 30562,7 5396,5 6742,7 4316,9 16456,1 47018,7
Mai/1999 14388,4 9278,9 894,4 2846,3 597,2 2411,9 268,8 30685,9 5356,5 6874,1 4290,4 16521,0 47206,9
Jun/1999 13736,4 9080,6 900,3 2822,8 685,6 2476,8 327,8 30030,4 5291,8 7012,3 4274,1 16578,3 46608,6
Jul/1999 13759,0 9213,2 890,5 2882,1 577,4 2563,7 397,5 30283,4 5299,0 7185,7 4278,6 16763,3 47046,6
Ago/1999 14139,7 9543,2 934,1 3053,3 650,9 2653,5 442,0 31416,7 5430,3 7551,5 4410,5 17392,3 48808,9
Set/1999 14237,3 10135,0 983,0 3227,7 671,4 2764,7 465,6 32484,8 5617,2 7821,8 4543,5 17982,5 50467,2
Out/1999 14174,1 10820,8 1025,4 3554,7 663,5 2977,1 489,8 33705,4 5788,3 8230,4 4590,7 18609,4 52314,8
Nov/1999 14415,6 11652,8 1107,3 3734,7 683,1 3142,8 520,7 35257,0 5819,3 8671,4 4751,4 19242,1 54499,1
Dez/1999 14907,0 11211,7 1144,0 4248,7 737,9 3402,5 567,0 36218,9 5171,3 9204,9 5181,4 19557,6 55776,5
Jan/2000 14417,0 10988,0 1140,3 4348,5 760,6 3213,9 552,7 35421,0 5329,2 9741,9 5495,8 20567,0 55988,0
Fev/2000 13743,0 11337,0 1196,6 4127,0 735,9 3260,0 544,0 34943,4 5655,9 10296,2 5891,3 21843,5 56786,9
Mar/2000* 13620,6 11607,3 1339,0 4011,0 743,6 3354,4 570,1 35245,9 6095,8 11039,0 6349,6 23484,4 58730,3