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Juros e Spread Bancário

 

NOTA PARA A IMPRENSA – 17.12.1999

 

I – Evolução da taxa de juros ativa e do spread bancário – novembro

 

As taxas de juros das operações de crédito, tanto para pessoas jurídicas como para pessoas físicas, apresentaram três tendências distintas ao longo do mês de novembro, cujas linhas gerais são descritas abaixo:

 

. Até o dia 10 de novembro, as taxas mantiveram a trajetória de queda que se verificava desde abril passado;

 

. A partir de 11 de novembro até o dia 23, voltaram a registrar tendência altista acompanhando o aumento da expectativa de inflação no curto prazo e a mudança de viés sobre a meta da taxa SELIC decidida na reunião do COPOM – Comitê de Política Monetária, de 10 de novembro.

 

 Gráfico das taxas de juros ativa diária no período de abril de 1999 a novembro de 1999..
Finalmente, a partir de 24 de novembro, as taxas ativas voltaram a registrar recuo, embora mantendo-se em patamar acima do verificado no fim de outubro e início de novembro, como se observa no Gráfico 1.

 

 

A despeito do comportamento irregular das taxas diárias, no comparativo das médias mensais verifica-se que as taxas de novembro foram inferiores a outubro, conforme resumido na Tabela 1. Este resultado confirma que as recentes medidas do Banco Central visando reduzir as taxas de juros ao tomador final, em particular a redução do recolhimento compulsório sobre depósitos à vista, a eliminação do compulsório sobre depósitos a prazo e a redução da alíquota do IOF sobre operações de crédito com pessoas físicas, tem sido exitosas.

 



Tabela 1



Evolução das taxas de juros e do spread bancário (% ao mês)

Discriminação Jul-Set/99 Out/99 Nov/99

Fonte: DEPEP/SP

Taxa de Juros - Geral 4,78 4,33 4,16
    - Pessoa Física 6,42 5,78 5,56
     - Cheque Especial 8,58 7,95 7,68
    - Pessoa Jurídica 3,88 3,53 3,41
Taxa de Captação – CDB 1,54 1,32 1,33

Spread - Geral

3,24 3,01 2,83
    - Pessoa Física 4,88 4,46 4,23
    - Cheque Especial 7,04 6,63 6,35
    - Pessoa Jurídica 2,34 2,21 2,08

 

A redução das taxas ao tomador final teve um impacto significativo sobre o chamado spread bancário, uma vez que a taxa de captação manteve-se estável ao longo de novembro, em sintonia com a estabilidade da meta de taxa SELIC, conforme também destacado na Tabela 1 acima.

 

Deve-se destacar que os dados apresentados pelo Banco Central são fornecidos pelas instituições financeiras e se referem às taxas efetivamente praticadas (o que não corresponde, necessariamente, às taxas informadas pelas instituições) em todas as operações regulares de crédito. As operações consideradas incluem o cheque especial, crédito pessoal e aquisição de bens (operações para pessoas físicas) e hot money, conta garantida, desconto de duplicatas, desconto de promissórias, capital de giro, vendor e aquisição de bens (operações para pessoas jurídicas). O Quadro 1 do anexo apresenta as taxas de juros médias mês a mês individualizadas para as diferentes modalidades de crédito, destacando-se que a tendência de retração em novembro foi generalizada.

 

Entretanto, como já se verificara em outubro, a queda no custo do crédito foi relativamente maior sobre as operações com pessoas físicas, como resultado da redução do IOF sobre essa modalidade de crédito. Este ponto fica destacado pelo exame do Quadro 6 do anexo, o qual decompõe os principais elementos formadores do spread das operações com pessoas físicas – as informações estão disponíveis até outubro. Nesse mês, a queda do spread decorre essencialmente do recuo de 0,57% para 0,21% do peso dos impostos indiretos sobre os financiamentos.

 

Em relação à taxa média das operações ativas, ponderada pelo peso das diversas modalidades de crédito na carteira do sistema bancário (Quadro 2 do anexo), a taxa observada em novembro foi de 4,16%, a qual pode ser decomposta em operações com pessoas jurídicas (taxa média de 3,41%) e pessoas físicas (média de 5,56%).

 

Um efeito importante da queda da taxa de juros relaciona-se à evolução da oferta de crédito bancário no segmento livre do mercado, que atingiu em novembro R$ 54,5 bilhões, um expressivo aumento sobre o volume de junho, quando alcançou R$ 46,5 bilhões (Quadro 3 do anexo e Gráfico 2). O incremento do volume de crédito também está associado à queda moderada que vem se observando nas taxas de inadimplência (Gráfico 3).

 

Gráfico do saldo de operações de crédito
Gráfico do Impacto mensal da inadimplência geral

 

Finalmente, cabe observar que, como a alta das taxas de juros a partir de 11 de novembro está associada ao aumento temporário das expectativas inflacionárias, tendência que perdeu fôlego na última semana, a expectativa do Banco Central é de que os dados relativos a dezembro deverão mostrar continuidade da queda da taxa de juros ao tomador e do spread bancário.

 

 

II – Acompanhamento das medidas propostas pelo Banco Central para reduzir juros e spread bancário

 

Desde o anúncio pelo Presidente da República, em 14 de outubro de 1999, da prioridade governamental em reduzir os juros e spread bancário, o Banco Central e o Governo vem trabalhando na implementação das diversas medidas propostas no estudo "Juros e Spread Bancário no Brasil". O acompanhamento desse trabalho está detalhado na tabela 2 a seguir, com a descrição das medidas efetivamente adotadas e do estado em que se encontram os estudos e projetos visando a adoção das demais medidas. A seguir, apresentam-se os destaques mais recentes.

 

Visando maior transparência e concorrência na realização das operações de crédito, o Banco Central já vem disponibilizando, desde o início de novembro, em sua home-page (www.bcb.gov.br -Sistema Financeiro Nacional/Taxas de Operações de Crédito) informações individualizadas sobre as taxas médias de juros praticadas pelas instituições financeiras. Com relação às taxas do cheque especial, que são divulgadas com um intervalo de dois dias úteis, o Banco Central passou a divulgar também, desde a segunda semana deste mês de dezembro, as taxas mínimas e máximas cobradas pelos bancos (Circular 2.882, de 24.11.99).

 

Nos próximos dias o Banco Central deve editar novo normativo, alterando a Circular 2.720 que regulamenta o envio de informações diárias sobre as principais operações de crédito realizadas pelas instituições financeiras. Com essa modificação, a partir do início do próximo ano, o Banco Central estará disponibilizando, de forma mais detalhada, um volume maior de informações sobre as operações de crédito praticadas pelas instituições financeiras.

 

Já se encontra em exame junto à Diretoria do Banco Central minuta de Resolução, a ser submetida posteriormente ao Conselho Monetário Nacional, reduzindo as restrições sobre as cessões de crédito por parte das instituições financeiras previstas na atual Resolução 2.493. A medida deve dar maior liquidez a carteira de empréstimos das instituições financeiras, contribuindo para a reduzir as taxas de juros oferecidas aos tomadores.

 

Finalmente, com relação à reestruturação do sistema de pagamentos, destacamos a edição da Medida Provisória n° 2.008, de 15.12.99, dispondo sobre a atuação das câmaras e dos prestadores de serviços de compensação e liquidação. A MP, além das disposições gerais sobre a composição e funcionamento desses serviços, trata dos mecanismos de garantia e salvaguardas para o funcionamento normal do sistema financeiro em relação a cada instituição participante no âmbito do sistema de pagamentos.


Tabela 2

ACOMPANHAMENTO DAS MEDIDAS PROPOSTAS:

Medidas Propostas

Medidas Adotadas/Observações

Ações Recentes

Competência do BC:

   
a) redução de exigências burocráticas – revisar um sem número de exigências que podem ser consideradas excessivas em relação a operações de pequeno valor O BC deverá formar um GT específico para estudar a questão, que deverá contar com a colaboração da Febraban para melhor identificar as exigências que podem ser suprimidas ou simplificadas. Sem modificação
b) ampliação da base de cobertura da Central de Risco – reduzir o limite de valor informado Reduzido de R$ 50 mil para R$ 20 mil, com vigência a partir de 01.11.99, o valor mínimo das responsabilidades que devem ser informadas pelas instituições financeiras à Central de Risco (Circular 2.938, de 14.10.99). Sem modificação
c) aumento de informações da Central de Risco – melhorar a qualidade das informações, inclusive pela inclusão de informações positivas Já existe no BC um GT específico para avaliar a primeira fase da Central de Risco, que deve realizar um diagnóstico e propor novos desenvolvimentos. A apresentação da análise e recomendações deve ocorrer até março de 2000. Sem modificação
d) aperfeiçoamento do sistema de pagamentos

A Diretoria do BC, em reunião de 30.06.99, aprovou projeto de reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiros, cuja implementação espera estar concluída até novembro do ano 2.000.

Os principais pontos do projeto estão disponíveis na home-page do Banco Central (internet).

Sem modificação
e) aperfeiçoamento do COSIF - aumentar a transparência dos balanços, inclusive pela inclusão de informações mais detalhadas por produtos, prazos e segmentos Existe projeto específico para tratar do assunto, objetivando maior transparência das principais operações e a situação de cada instituição, inclusive com maiores informações a nível trimestral. Sem modificação
f) redução dos compulsórios – avançar no processo de redução dos compulsórios sobre depósitos (sempre de forma compatível com o regime de metas para a inflação)

Processo de redução gradual dos recolhimentos compulsórios sobre depósitos já está em andamento.

Os recolhimentos compulsórios sobre depósitos a vista foram reduzidos de 75% para 65% (Circular 2.927, de 08.09.99), surtindo seus efeitos a partir de 01.10.99.

Os recolhimentos compulsórios sobre depósitos a prazo foram reduzidos de 20% para 10% (Circular 2.925, de 02.09.99), e posteriormente para zero (Circulares 2.939 e 2.940, de 14.10.99).

Sem modificação

g) flexibilização dos direcionamentos de crédito – propor medidas específicas que diminuam, em geral, os direcionamentos das operações de crédito

 

Existem dois GT interministeriais já trabalhando sobre crédito habitacional (BC, Ministério da Fazenda e Secretaria Desenvolvimento Urbano) e crédito rural (BC, Ministério da Fazenda e Ministério da Agricultura). Sem modificação
h) transparência das operações bancárias – levantar informações mais detalhadas de prazos e custos das principais operações de crédito e divulgá-las, via internet, à população

As informações básicas sobre os encargos financeiros das principais informações já estão disponíveis (em D+10) desde novembro na home-page do BC (internet).

A minuta para a substituição da Circular 2.720, com a exigência de informações mais detalhadas, já está em exame junto a Diretoria do BC, devendo ser editada nos próximos dias.

i) maior concorrência no cheque especial – promover a divulgação pública diária das taxas médias de cheque especial efetivamente praticadas por todos os bancos

 

 

Estabelecida a obrigatoriedade dos bancos informarem as taxas efetivas, máxima e mínima praticadas em operações de cheque especial, que devem ser divulgadas em local visível de suas dependências e em suas home-pages (internet) de divulgação (Circular 2.963, de 14.10.99).

Reduzida, a partir de 01.11.99, para dois dias úteis o prazo para a remessa ao BC das informações diárias relativas as taxas médias de operações com cheque especial (Circular 2.937, de 14.10.99).

Estabelecida a obrigatoriedade dos bancos informarem ao BC, a partir de 06.12.99, as taxas máxima e mínima praticadas em operações de cheque especial (Circular 2.882, de 24.11.99). Estas informações também já estão disponíveis na home-page do BC (internet).

 

j) securitização e negociação de recebíveis – simplificar as regras impostas a esse mercado   A minuta de um novo normativo alterando a atual Resolução 2.493, estabelece novas condições para a cessão de créditos por parte das instituições financeiras, já se encontra em exame na Diretoria do BC, para posterior submissão ao CMN.

Proposição de medidas legais:

   
a) redução do IOF – reduzir o impacto do IOF nas operações de crédito, principalmente para os empréstimos para pessoas físicas

Redução do IOF nas operações com pessoas físicas, de 6% para 1,5%, com vigência a partir de 18.10.99.

A redução do IOF significou uma redução de 0,37 ponto percentual ao mês no spread e no custo dos empréstimos ao tomador pessoa física.

Sem modificação
b) tratamento da dedução do IR/CSLL sobre provisionamento de créditos – estudar a viabilidade de maior uniformização desses procedimentos Ainda pendente de uma negociação com Secretaria da Receita Federal. Sem modificação
c) aperfeiçoamento do sistema de pagamentos – consolidar legalmente as modificações que o BC vem realizando no sistema   Publicada no D.O.U. de 15.12.99 a Medida Provisória n° 2.008, dispondo sobre a atuação das câmaras de compensação e liquidação, no âmbito do sistema de pagamentos.

d) criação da Cédula de Crédito Bancário – disseminar a utilização de um título de crédito mais simples e eficaz no trâmite judicial

 

Medida Provisória 1.925, publicada no DOU de 15.10.99.

Para que seja disseminado o uso do novo instrumento e eliminado o risco de retrocessos, seria importante que a MP seja examinada e transformada em lei pelo Congresso Nacional.

A Medida Provisória 1.925/99, que criou a CCB, já está em exame pelo Congresso Nacional, com relator já indicado (Dep. Osmar Serraglio – PMDB/PR).

Grandes bancos já devem iniciar a utilizar o novo título de crédito para operações de curto prazo.

 

e) separação da discussão judicial de juros e principal – tornar obrigatório o depósito judicial da parte incontroversa relativa ao principal não amortizado

 

O BC já preparou minuta de texto legal, que está sendo avaliada pelo seu Departamento Jurídico, esperando anunciá-la até o início do ano que vem.

Sem modificação
f) esclarecimento sobre anatocismo (juros sobre juros) no SFN – esclarecer que esse dispositivo da lei da usura não se aplica ao SFN O BC já preparou minuta de texto legal, que está sendo avaliada pelo seu Departamento Jurídico, esperando anunciá-la até o início do ano que vem. Sem modificação
g) priorização de créditos garantidos – modificar a lei de falências visando maior proteção dos credores no recebimento de empréstimos junto a empresas insolventes

O BC está estudando o assunto, esperando anunciar suas propostas até o início do ano que vem.

 

Sem modificação

h) contrato eletrônico de crédito – propor lei para melhor proteger as partes contratantes em operações transitadas através da internet e de outros meios eletrônicos

 

Existe um projeto sobre contratos eletrônicos em tramitação no Congresso Nacional, a partir de sugestão da OAB-SP.

O BC deve estudar o projeto para sugerir eventuais aperfeiçoamentos relativos a segurança das operações de interesse do SFN.

Sem modificação

i) aumento de informações dos cadastros de inadimplentes – ampliar o acesso de dados disponíveis junto às diversas centrais de proteção ao crédito

 

Os principais cadastros de inadimplentes do País (SERASA e Associações Comerciais) não fazem parte do SFN e estão fora do âmbito formal de atuação do BC.

O BC vem estudando como melhor atuar nesse caso, pois qualquer ação do Governo dependerá de ações voluntárias, ou mediante ações legais que ainda estão sendo avaliadas e analisadas.

Sem modificação
j) proteção às centrais de riscos – esclarecer que a negativação de pessoas físicas e jurídicas em cadastros de proteção ao crédito não constitui invasão de privacidade nem constrangimento ilegal de consumidores

O BC está estudando a apresentação de um projeto de lei complementar sobre o assunto.

 

Sem modificação


ANEXOS

Quadro 1 - Taxa de Juros das Operações Ativas

Mês Hot Money Desconto de Duplicatas Desconto de Promissória Capital de Giro Conta Garantida Aquisição de Bens - PJ Vendor Cheque Especial PF Cred. Pessoal PF Aq.Bens -PF

Fonte: transação PEFI 300 do Sisbacen, taxas diárias acumuladas no mês

Jan/97 4,25% 5,09% 5,74% 4,40% 5,04% 4,31% 2,97% 8,03% 6,75% 5,18%
Fev/97 3,70% 4,14% 4,67% 3,60% 4,50% 3,61% 2,40% 7,25% 5,42% 4,16%
Mar/97 4,04% 4,41% 4,97% 3,77% 4,50% 3,58% 2,41% 7,41% 5,64% 4,23%
Abr/97 4,27% 4,69% 5,28% 4,09% 4,78% 3,81% 2,58% 7,80% 5,91% 4,47%
Mai/97 3,97% 4,30% 4,80% 3,74% 4,51% 3,47% 2,33% 7,89% 5,86% 4,46%
Jun/97 4,02% 4,26% 4,84% 3,73% 4,60% 3,34% 2,39% 8,06% 6,12% 4,62%
Jul/97 4,30% 4,66% 5,18% 4,06% 4,79% 3,58% 2,54% 8,57% 6,68% 4,88%
Ago/97 4,00% 4,20% 4,80% 3,70% 4,46% 3,21% 2,25% 8,10% 6,12% 4,43%
Set/97 4,12% 4,35% 4,78% 3,78% 4,55% 3,34% 2,41% 8,32% 6,30% 4,67%
Out/97 4,46% 4,61% 5,05% 4,08% 4,74% 3,54% 2,57% 8,54% 6,64% 4,87%
Nov/97 5,21% 5,43% 5,76% 4,83% 5,21% 3,97% 3,50% 8,84% 7,02% 5,28%
Dez/97 5,70% 6,10% 6,36% 5,22% 5,68% 4,41% 3,70% 9,46% 7,76% 5,80%
Jan/98 5,23% 5,51% 5,65% 4,86% 5,46% 4,23% 3,45% 9,11% 7,38% 5,54%
Fev/98 4,46% 4,72% 4,90% 4,11% 4,87% 3,66% 2,85% 8,37% 6,26% 4,70%
Mar/98 4,88% 5,33% 5,61% 4,61% 5,38% 4,18% 3,03% 9,21% 7,26% 5,50%
Abr/98 4,31% 4,46% 4,82% 3,83% 4,81% 3,25% 2,42% 8,43% 6,14% 4,62%
Mai/98 4,02% 4,27% 4,58% 3,79% 4,63% 3,31% 2,49% 8,48% 6,30% 4,62%
Jun/98 4,11% 4,32% 4,73% 3,87% 4,67% 3,40% 2,49% 8,74% 6,64% 4,93%
Jul/98 4,37% 4,64% 5,00% 4,09% 4,88% 3,83% 2,58% 8,87% 6,96% 5,08%
Ago/98 3,94% 4,20% 4,47% 3,70% 4,42% 3,38% 2,37% 8,14% 6,11% 4,42%
Set/98 4,94% 5,26% 5,42% 4,52% 4,94% 3,82% 3,14% 8,56% 6,70% 5,05%
Out/98 5,31% 5,56% 5,74% 4,73% 5,30% 4,06% 3,31% 8,97% 6,95% 5,24%
Nov/98 4,73% 4,92% 5,16% 4,23% 4,98% 3,67% 2,94% 8,64% 6,46% 4,72%
Dez/98 5,12% 5,48% 5,80% 4,61% 5,21% 3,80% 3,15% 9,25% 7,13% 5,07%
Jan/99 4,96% 5,48% 5,63% 4,61% 4,89% 3,75% 3,40% 8,52% 6,45% 4,87%
Fev/99 4,63% 5,29% 5,28% 4,44% 4,82% 4,03% 3,65% 8,27% 6,04% 4,81%
Mar/99 6,51% 6,77% 6,81% 5,63% 5,90% 4,95% 4,27% 9,62% 7,73% 5,94%
Abr/99 5,09% 5,08% 5,32% 4,24% 5,04% 3,69% 3,04% 8,46% 6,10% 4,49%
Mai/99 5,18% 5,11% 5,56% 4,29% 4,93% 3,60% 2,90% 8,74% 6,37% 4,52%
Jun/99 4,65% 4,48% 4,89% 3,89% 4,66% 3,36% 2,57% 8,56% 6,02% 4,29%
Jul/99 4,30% 4,41% 4,78% 3,92% 4,47% 3,33% 2,50% 8,79% 6,33% 4,30%
Ago/99 4,12% 4,39% 4,71% 3,86% 4,42% 3,30% 2,42% 8,59% 6,26% 4,25%
Set/99 3,85% 4,12% 4,30% 3,68% 4,20% 3,11% 2,26% 8,34% 5,85% 4,06%
Out/99 3,72% 3,85% 4,14% 3,45% 4,03% 2,93% 2,12% 7,95% 5,40% 3,72%
Nov/99 3,58% 3,67% 3,96% 3,22% 4,02% 2,90% 2,03% 7,68% 5,24% 3,54%


Quadro 2 - Taxa de Aplicação, Captação e Spread

Mês Tx. Aplicação Tx. Aplicação - PJ Tx. Aplicação - PF Tx. Captação CDB Spread Spread PJ Spread PF

Fonte: Transação PEFI300 do SISBACEN, taxas médias ponderadas pelo saldo de operação

Jan/97 5,11% 4,43% 6,33% 1,79% 3,33% 2,64% 4,55%
Fev/97 4,34% 3,73% 5,28% 1,51% 2,83% 2,22% 3,77%
Mar/97 4,46% 3,85% 5,41% 1,47% 2,99% 2,38% 3,94%
Abr/97 4,75% 4,13% 5,69% 1,60% 3,15% 2,52% 4,09%
Mai/97 4,57% 3,81% 5,72% 1,60% 2,97% 2,21% 4,12%
Jun/97 4,67% 3,84% 5,93% 1,50% 3,17% 2,34% 4,43%
Jul/97 5,00% 4,11% 6,36% 1,62% 3,38% 2,49% 4,74%
Ago/97 4,61% 3,77% 5,90% 1,50% 3,11% 2,27% 4,40%
Set/97 4,77% 3,88% 6,15% 1,55% 3,22% 2,33% 4,60%
Out/97 5,01% 4,12% 6,41% 1,73% 3,27% 2,38% 4,68%
Nov/97 5,59% 4,82% 6,83% 2,53% 3,06% 2,29% 4,30%
Dez/97 6,07% 5,25% 7,45% 2,64% 3,43% 2,61% 4,80%
Jan/98 5,77% 4,92% 7,18% 2,50% 3,27% 2,42% 4,68%
Fev/98 5,04% 4,24% 6,32% 1,90% 3,14% 2,35% 4,42%
Mar/98 5,70% 4,73% 7,26% 1,92% 3,79% 2,81% 5,35%
Abr/98 4,91% 4,02% 6,36% 1,53% 3,38% 2,49% 4,82%
Mai/98 4,88% 3,93% 6,45% 1,62% 3,26% 2,30% 4,83%
Jun/98 5,01% 3,98% 6,75% 1,61% 3,40% 2,37% 5,14%
Jul/98 5,22% 4,20% 6,97% 1,62% 3,60% 2,58% 5,35%
Ago/98 4,68% 3,80% 6,22% 1,50% 3,18% 2,30% 4,72%
Set/98 5,34% 4,54% 6,78% 2,04% 3,30% 2,50% 4,74%
Out/98 5,61% 4,82% 7,08% 2,37% 3,25% 2,45% 4,72%
Nov/98 5,19% 4,38% 6,66% 1,96% 3,23% 2,42% 4,71%
Dez/98 5,54% 4,70% 7,14% 2,03% 3,51% 2,67% 5,11%
Jan/99 5,31% 4,62% 6,62% 2,10% 3,21% 2,52% 4,52%
Fev/99 5,19% 4,54% 6,38% 2,14% 3,05% 2,40% 4,24%
Mar/99 6,43% 5,67% 7,85% 2,63% 3,80% 3,04% 5,22%
Abr/99 5,15% 4,44% 6,45% 1,79% 3,35% 2,65% 4,66%
Mai/99 5,21% 4,43% 6,66% 1,66% 3,55% 2,77% 5,00%
Jun/99 4,88% 4,06% 6,39% 1,50% 3,38% 2,56% 4,88%
Jul/99 4,90% 3,96% 6,59% 1,63% 3,27% 2,33% 4,96%
Ago/99 4,84% 3,94% 6,48% 1,53% 3,31% 2,40% 4,95%
Set/99 4,61% 3,73% 6,18% 1,45% 3,16% 2,28% 4,73%
Out/99 4,33% 3,53% 5,78% 1,32% 3,01% 2,21% 4,46%
Nov/99 4,16% 3,41% 5,56% 1,33% 2,83% 2,08% 4,23%

 

Quadro 3 - Volumes por Modalidade de Crédito (em R$ milhões)

 

Pré - fixado

Pós-fixado

Total

Mês

Hot Money

Desconto de Duplicatas

Desconto de Promissória

Capital de Giro

Conta Garantida

Aquisição de Bens - PJ

Vendor

Cheque Especial - PF

Cred. Pessoal - PF

Aq.Bens -PF

Capital de Giro

Conta Garantida

Aquisição de Bens - PJ

Vendor

Cred. Pessoal - PF

Aq.Bens -PF

Pessoa Física

Pessoa Jurídica

Geral

Fonte: transação PEFI300, SISBACEN, média dos saldos diários.

Jan/97 1759,0 3043,7 574,6 8290,1 6206,9 606,0 4142,8 4260,7 3386,7 6802,1 4281,2 475,3 285,4 87,8 1171,7 1081,9 16703,2 29752,8 46456,0
Fev/97 1037,1 3126,2 531,7 6953,4 6492,6 596,8 4060,7 4571,3 3699,5 7587,2 4183,7 457,3 282,2 83,6 1058,6 1034,8 17951,5 27805,4 45756,9
Mar/97 955,9 3315,6 533,5 7848,0 6803,9 683,3 4190,4 4721,8 4004,8 8101,8 4154,3 527,0 293,4 104,1 1056,1 975,9 18860,4 29409,6 48270,0
Abr/97 895,1 3392,0 542,9 7882,0 6987,3 781,4 4255,2 4982,1 4362,3 8628,5 4425,6 587,9 307,5 163,0 1044,4 935,8 19953,1 30220,0 50173,1
Mai/97 864,1 3490,1 553,2 8113,4 7215,0 820,4 4395,4 5140,4 4724,4 8625,7 4343,2 546,4 297,4 100,7 1026,6 893,4 20410,5 30739,2 51149,7
Jun/97 907,6 3647,0 622,5 7896,6 7447,1 849,0 4431,9 5260,0 4857,4 8560,9 4423,6 534,6 301,6 111,9 1008,8 842,7 20529,8 31173,4 51703,2
Jul/97 973,5 3782,8 643,2 7969,8 7375,7 953,2 4374,3 5301,9 5104,3 8400,1 4538,6 635,4 286,7 124,9 998,0 768,0 20572,3 31658,2 52230,6
Ago/97 905,6 3888,3 700,4 8219,2 7520,8 1088,9 4167,2 5464,4 5403,8 8381,7 4485,2 688,4 280,8 125,7 976,2 706,6 20932,6 32070,5 53003,2
Set/97 831,6 4055,9 706,8 8606,2 7697,6 1164,6 4155,6 5585,3 5643,4 8239,1 4543,3 678,6 259,7 130,5 952,2 652,7 21072,7 32830,5 53903,2
Out/97 822,9 4170,1 632,6 8853,1 7761,8 1189,8 4229,5 5559,5 5854,2 8088,2 4521,8 623,2 266,7 152,7 936,4 593,7 21032,0 33224,3 54256,3
Nov/97 799,4 3957,5 550,6 8810,6 8190,5 1159,1 4255,2 5811,0 5817,3 7830,6 4482,9 817,8 247,8 150,3 915,4 546,2 20920,5 33421,6 54342,1
Dez/97 744,9 3894,6 519,2 8731,6 8321,3 1022,3 4233,8 5445,5 5698,1 7441,0 4624,9 916,2 225,7 142,9 903,7 505,0 19993,3 33377,5 53370,8
Jan/98 733,9 3476,0 483,9 8851,8 8215,7 953,5 3990,4 5701,3 5593,5 7073,5 4530,7 956,9 232,4 138,5 903,8 456,8 19728,8 32563,7 52292,5
Fev/98 715,1 3469,7 469,6 8259,7 8025,2 915,5 3749,4 5890,9 5642,0 6735,0 4727,2 1039,7 240,7 128,0 937,9 441,0 19646,8 31739,9 51386,7
Mar/98 681,6 3380,6 443,7 7947,3 8032,4 933,5 3617,3 6122,2 5682,1 6341,5 4744,4 1029,0 228,3 117,9 957,3 410,8 19513,8 31156,1 50669,9
Abr/98 697,1 3340,9 440,2 7826,4 8084,9 931,2 3706,9 6131,3 5765,7 6127,7 4803,3 1055,6 243,1 116,6 974,0 382,9 19381,6 31246,1 50627,7
Mai/98 696,4 3336,9 408,4 7830,5 8164,0 954,0 3810,9 6062,0 5862,3 5822,7 4768,9 1115,8 228,4 96,5 987,1 354,9 19089,0 31410,8 50499,8
Jun/98 719,0 3291,9 395,1 7920,1 8196,6 976,1 3814,6 5793,1 5832,5 5594,5 4724,9 1140,6 233,7 83,7 1002,5 338,4 18561,1 31496,2 50057,3
Jul/98 645,3 3135,4 374,9 7951,3 8064,9 929,8 3708,4 5605,2 5787,7 5297,6 4654,0 1066,7 232,6 97,1 1011,1 325,3 18027,0 30860,4 48887,4
Ago/98 660,6 3083,8 352,9 8660,5 8182,7 894,6 3609,4 5559,1 5871,3 5133,5 4669,2 1018,1 212,5 112,5 1021,8 318,7 17904,5 31456,8 49361,3
Set/98 767,0 2904,5 320,7 8773,8 8650,7 889,5 3646,3 5499,9 5880,4 5065,6 4612,5 1041,5 240,2 107,8 1025,1 317,1 17788,1 31954,5 49742,6
Out/98 633,6 2853,8 297,5 9017,7 8700,4 793,2 3497,7 5463,6 5587,6 4802,8 4546,6 1023,6 222,7 104,8 1024,3 313,0 17191,2 31691,6 48882,8
Nov/98 650,4 2848,4 307,4 9014,2 8524,7 744,2 3447,2 5602,5 5470,1 4719,4 4493,5 1053,8 223,5 81,5 1041,1 317,8 17150,9 31388,9 48539,8
Dez/98 685,4 2853,1 307,5 9260,2 8549,6 710,3 3610,0 5027,9 5330,5 4733,3 4283,7 1091,2 228,7 85,6 1055,2 322,5 16469,4 31665,4 48134,8
Jan/99 639,7 2496,3 278,6 9349,9 8584,0 707,0 3420,4 5177,8 5275,1 4695,7 4144,6 1137,7 187,8 112,2 1051,7 323,2 16523,5 31058,2 47581,7
Fev/99 930,8 2369,1 259,2 9458,4 8451,5 685,5 3164,0 5229,9 5545,5 4526,1 3996,9 928,0 186,5 126,3 1057,4 331,2 16690,1 30556,1 47246,2
Mar/99 621,8 2254,3 251,0 9841,2 8290,1 659,3 2974,1 5265,2 5534,3 4150,6 3953,1 974,5 208,1 114,0 1072,9 326,7 16349,7 30141,5 46491,1
Abr/99 559,0 2268,1 253,6 10315,8 8464,7 663,1 2859,0 5396,5 5652,2 3990,0 3860,6 999,5 227,7 91,6 1090,5 326,9 16456,0 30562,7 47018,7
Mai/99 597,2 2409,6 268,3 10623,5 8423,0 662,4 2776,5 5355,2 5779,9 3946,5 3761,5 853,3 231,5 69,8 1093,0 338,1 16512,8 30676,5 47189,3
Jun/99 684,6 2474,7 319,0 10073,7 8261,2 675,5 2773,4 5274,6 5951,6 3903,8 3618,2 788,2 224,4 49,3 1043,6 343,0 16516,5 29942,2 46458,8
Jul/99 577,4 2563,7 397,5 10216,9 8410,4 687,6 2844,8 5299,0 6179,3 3930,6 3542,2 802,7 202,8 37,3 1006,4 347,9 16763,3 30283,4 47046,6
Ago/99 650,9 2653,5 442,0 10353,9 8632,6 705,4 3007,3 5430,1 6507,0 4058,3 3785,9 911,0 228,7 46,1 1044,4 352,2 17392,0 31417,2 48809,2
Set/99 671,5 2764,7 465,7 10197,9 9038,8 747,8 3179,4 5617,2 6803,5 4153,4 4039,4 1096,2 235,2 48,3 1018,3 390,1 17982,5 32484,8 50467,3
Out/99 661,4 2964,3 489,8 9876,3 9400,6 762,5 3492,5 5756,3 7219,8 4224,0 4285,6 1381,5 262,6 46,4 966,3 362,8 18529,1 33623,5 52152,6
Nov/99 682,9 3142,0 520,7 10060,6 9976,5 801,9 3705,2 5819,3 7726,6 4377,5 4354,5 1676,3 305,3 29,9 944,2 370,6 19238,1 35255,9 54494,0


Quadro 4 - Composição do Spread – Geral

Dados mensais (em % a.m.)

Taxas Anuais Taxa de Captação CDB Impostos Indiretos (PIS/COFINS/IOF) Despesas Administrativas Saldo do PDD*/Em-préstimo IR/CSLL do Banco (impost. diretos) Lucro do Banco Empréstimo CPMF Custo do Tomador

Fonte: DEPEP/SP

* PDD: Provisão para Devedores Duvidosos

Jan/1997 1,79% 0,26% 1,09% 0,78% 0,51% 0,68% 5,11% 0,13% 5,24%
Fev/1997 1,51% 0,27% 1,06% 0,77% 0,31% 0,42% 4,34% 0,13% 4,47%
Mar/1997 1,47% 0,27% 1,03% 0,71% 0,42% 0,55% 4,46% 0,13% 4,59%
Abr/1997 1,60% 0,27% 1,00% 0,68% 0,52% 0,69% 4,75% 0,13% 4,88%
Mai/1997 1,60% 0,48% 0,95% 0,61% 0,40% 0,53% 4,57% 0,13% 4,70%
Jun/1997 1,50% 0,48% 0,90% 0,57% 0,52% 0,69% 4,67% 0,13% 4,80%
Jul/1997 1,62% 0,27% 0,90% 0,56% 0,71% 0,94% 5,00% 0,13% 5,13%
Ago/1997 1,50% 0,27% 0,88% 0,58% 0,60% 0,79% 4,61% 0,13% 4,75%
Set/1997 1,55% 0,27% 0,85% 0,50% 0,68% 0,91% 4,77% 0,13% 4,90%
Out/1997 1,73% 0,27% 0,84% 0,52% 0,71% 0,94% 5,01% 0,13% 5,14%
Nov/1997 2,53% 0,26% 0,85% 0,56% 0,59% 0,79% 5,59% 0,13% 5,72%
Dez/1997 2,64% 0,26% 0,91% 0,59% 0,72% 0,95% 6,07% 0,13% 6,20%
Jan/1998 2,50% 0,26% 0,85% 0,66% 0,64% 0,85% 5,77% 0,13% 5,90%
Fev/1998 1,90% 0,26% 0,86% 0,70% 0,56% 0,75% 5,04% 0,13% 5,17%
Mar/1998 1,92% 0,28% 0,87% 0,83% 0,78% 1,03% 5,70% 0,13% 5,84%
Abr/1998 1,53% 0,27% 0,87% 0,85% 0,60% 0,79% 4,91% 0,13% 5,04%
Mai/1998 1,62% 0,27% 0,88% 0,84% 0,55% 0,72% 4,88% 0,13% 5,01%
Jun/1998 1,61% 0,27% 0,87% 0,82% 0,62% 0,82% 5,01% 0,13% 5,14%
Jul/1998 1,62% 0,27% 0,85% 0,83% 0,71% 0,94% 5,22% 0,13% 5,35%
Ago/1998 1,50% 0,26% 0,84% 0,82% 0,54% 0,72% 4,68% 0,13% 4,81%
Set/1998 2,04% 0,26% 0,83% 0,77% 0,62% 0,82% 5,34% 0,13% 5,47%
Out/1998 2,37% 0,26% 0,83% 0,85% 0,56% 0,75% 5,61% 0,13% 5,74%
Nov/1998 1,96% 0,26% 0,82% 0,85% 0,56% 0,74% 5,19% 0,13% 5,32%
Dez/1998 2,03% 0,26% 0,85% 0,99% 0,60% 0,80% 5,54% 0,13% 5,67%
Jan/1999 2,10% 0,31% 0,83% 1,05% 0,34% 0,69% 5,31% 0,14% 5,46%
Fev/1999 2,14% 0,30% 0,84% 1,12% 0,26% 0,53% 5,19% 0,00% 5,19%
Mar/1999 2,63% 0,41% 0,90% 1,18% 0,43% 0,88% 6,43% 0,00% 6,43%
Abr/1999 1,79% 0,41% 0,86% 1,23% 0,28% 0,58% 5,15% 0,00% 5,15%
Mai/1999 1,66% 0,40% 0,87% 1,25% 0,38% 0,65% 5,21% 0,00% 5,21%
Jun/1999 1,50% 0,28% 0,81% 1,28% 0,38% 0,64% 4,88% 0,27% 5,15%
Jul/1999 1,63% 0,27% 0,68% 1,24% 0,40% 0,67% 4,90% 0,27% 5,16%
Ago/1999 1,53% 0,28% 0,66% 1,21% 0,43% 0,73% 4,84% 0,27% 5,11%
Set/1999 1,45% 0,27% 0,67% 1,23% 0,36% 0,61% 4,61% 0,27% 4,87%
Out/1999 1,32% 0,17% 0,71% 1,22% 0,34% 0,58% 4,33% 0,27% 4,60%


Quadro 5 - Composição do Spread - Pessoa Física

Dados mensais (em % a.m.)

Taxas Anuais Taxa de Captação CDB Impostos Indiretos (PIS/COFINS/IOF) Despesas Administrativas Saldo do PDD*/Em-préstimo IR/CSLL do Banco (impost. diretos) Lucro do Banco Empréstimo CPMF Custo do Tomador

Fonte: DEPEP/SP

* PDD: Provisão para Devedores Duvidosos

Jan/1997 1,79% 0,56% 2,09% 0,45% 0,62% 0,83% 6,33% 0,15% 6,49%
Fev/1997 1,51% 0,56% 1,69% 0,46% 0,45% 0,60% 5,28% 0,15% 5,43%
Mar/1997 1,47% 0,56% 1,87% 0,50% 0,43% 0,58% 5,41% 0,15% 5,56%
Abr/1997 1,60% 0,56% 1,93% 0,54% 0,45% 0,60% 5,69% 0,15% 5,84%
Mai/1997 1,60% 1,26% 2,04% 0,66% 0,07% 0,09% 5,72% 0,15% 5,88%
Jun/1997 1,50% 1,25% 1,52% 0,46% 0,51% 0,68% 5,93% 0,15% 6,08%
Jul/1997 1,62% 0,56% 1,45% 0,52% 0,95% 1,26% 6,36% 0,15% 6,52%
Ago/1997 1,50% 0,56% 1,48% 0,57% 0,77% 1,02% 5,90% 0,16% 6,06%
Set/1997 1,55% 0,56% 1,37% 0,61% 0,88% 1,17% 6,15% 0,16% 6,31%
Out/1997 1,73% 0,56% 1,34% 0,65% 0,92% 1,22% 6,41% 0,16% 6,57%
Nov/1997 2,53% 0,55% 1,16% 0,71% 0,81% 1,07% 6,83% 0,16% 6,98%
Dez/1997 2,64% 0,56% 1,36% 0,77% 0,91% 1,21% 7,45% 0,16% 7,60%
Jan/1998 2,50% 0,56% 1,14% 0,92% 0,88% 1,17% 7,18% 0,16% 7,34%
Fev/1998 1,90% 0,56% 1,00% 0,99% 0,81% 1,07% 6,32% 0,16% 6,48%
Mar/1998 1,92% 0,58% 1,43% 1,09% 0,97% 1,28% 7,26% 0,16% 7,42%
Abr/1998 1,53% 0,57% 1,21% 1,16% 0,81% 1,07% 6,36% 0,16% 6,52%
Mai/1998 1,62% 0,57% 1,40% 1,18% 0,72% 0,96% 6,45% 0,16% 6,61%
Jun/1998 1,61% 0,58% 1,29% 1,25% 0,87% 1,15% 6,75% 0,16% 6,91%
Jul/1998 1,62% 0,58% 1,34% 1,27% 0,93% 1,23% 6,97% 0,16% 7,13%
Ago/1998 1,50% 0,58% 1,45% 1,29% 0,60% 0,80% 6,22% 0,16% 6,38%
Set/1998 2,04% 0,57% 1,42% 1,38% 0,59% 0,78% 6,78% 0,16% 6,94%
Out/1998 2,37% 0,57% 1,28% 1,54% 0,57% 0,76% 7,08% 0,16% 7,24%
Nov/1998 1,96% 0,58% 1,42% 1,73% 0,42% 0,56% 6,66% 0,16% 6,83%
Dez/1998 2,03% 0,58% 1,58% 1,69% 0,54% 0,72% 7,14% 0,16% 7,30%
Jan/1999 2,10% 0,61% 1,35% 1,69% 0,28% 0,58% 6,62% 0,16% 6,78%
Fev/1999 2,14% 0,60% 1,24% 1,69% 0,23% 0,47% 6,38% 0,00% 6,38%
Mar/1999 2,63% 0,70% 1,29% 1,67% 0,52% 1,05% 7,85% 0,00% 7,85%
Abr/1999 1,79% 0,70% 1,34% 1,67% 0,31% 0,64% 6,45% 0,00% 6,45%
Mai/1999 1,66% 0,70% 1,52% 1,61% 0,43% 0,73% 6,66% 0,00% 6,66%
Jun/1999 1,50% 0,58% 1,50% 1,37% 0,53% 0,90% 6,39% 0,30% 6,69%
Jul/1999 1,63% 0,58% 1,42% 1,27% 0,63% 1,07% 6,59% 0,30% 6,90%
Ago/1999 1,53% 0,58% 1,52% 1,19% 0,61% 1,04% 6,48% 0,30% 6,78%
Set/1999 1,45% 0,58% 1,45% 1,11% 0,59% 1,00% 6,18% 0,30% 6,48%
Out/1999 1,32% 0,22% 1,33% 0,98% 0,71% 1,22% 5,78% 0,31% 6,08%

 


Quadro 6 - Composição do Spread - CDC/CPF-Pessoa Física



Dados mensais (em % a.m.)
Taxas Anuais Taxa de Captação CDB Impostos Indiretos (PIS/COFINS/IOF) Despesas Administrativas Saldo do PDD*/Em-préstimo IR/CSLL do Banco (impost. diretos) Lucro do Banco Empréstimo CPMF Custo do Tomador

Fonte: DEPEP/SP

* PDD: Provisão para Devedores Duvidosos

Jan/1997 1,79% 0,56% 2,09% 0,45% 0,38% 0,50% 5,75% 0,15% 5,91%
Fev/1997 1,51% 0,55% 1,69% 0,46% 0,17% 0,22% 4,61% 0,15% 4,76%
Mar/1997 1,47% 0,55% 1,87% 0,50% 0,15% 0,20% 4,74% 0,15% 4,89%
Abr/1997 1,60% 0,56% 1,93% 0,54% 0,15% 0,20% 4,99% 0,15% 5,14%
Mai/1997 1,60% 1,26% 2,04% 0,66% 0,00% -0,57% 4,99% 0,16% 5,15%
Jun/1997 1,50% 1,25% 1,52% 0,46% 0,20% 0,26% 5,19% 0,16% 5,35%
Jul/1997 1,62% 0,55% 1,45% 0,52% 0,62% 0,83% 5,60% 0,16% 5,75%
Ago/1997 1,50% 0,55% 1,48% 0,57% 0,44% 0,58% 5,13% 0,16% 5,29%
Set/1997 1,55% 0,55% 1,37% 0,61% 0,55% 0,73% 5,37% 0,16% 5,52%
Out/1997 1,73% 0,55% 1,34% 0,65% 0,59% 0,78% 5,65% 0,16% 5,81%
Nov/1997 2,53% 0,54% 1,16% 0,71% 0,48% 0,64% 6,05% 0,16% 6,21%
Dez/1997 2,64% 0,55% 1,36% 0,77% 0,59% 0,78% 6,69% 0,16% 6,85%
Jan/1998 2,50% 0,55% 1,14% 0,92% 0,55% 0,73% 6,39% 0,16% 6,55%
Fev/1998 1,90% 0,55% 1,00% 0,99% 0,43% 0,57% 5,44% 0,16% 5,60%
Mar/1998 1,92% 0,57% 1,43% 1,09% 0,59% 0,78% 6,37% 0,16% 6,53%
Abr/1998 1,53% 0,56% 1,21% 1,16% 0,40% 0,53% 5,40% 0,16% 5,56%
Mai/1998 1,62% 0,57% 1,40% 1,18% 0,32% 0,42% 5,50% 0,16% 5,67%
Jun/1998 1,61% 0,57% 1,29% 1,25% 0,48% 0,64% 5,84% 0,16% 6,00%
Jul/1998 1,62% 0,57% 1,34% 1,27% 0,56% 0,75% 6,11% 0,16% 6,27%
Ago/1998 1,50% 0,57% 1,45% 1,29% 0,24% 0,31% 5,36% 0,16% 5,52%
Set/1998 2,04% 0,56% 1,42% 1,38% 0,25% 0,33% 5,98% 0,16% 6,14%
Out/1998 2,37% 0,56% 1,28% 1,54% 0,20% 0,26% 6,20% 0,16% 6,36%
Nov/1998 1,96% 0,57% 1,42% 1,73% 0,01% 0,01% 5,70% 0,16% 5,87%
Dez/1998 2,03% 0,57% 1,58% 1,69% 0,15% 0,20% 6,22% 0,16% 6,38%
Jan/1999 2,10% 0,60% 1,35% 1,69% 0,00% 0,00% 5,75% 0,16% 5,91%
Fev/1999 2,14% 0,59% 1,24% 1,69% 0,00% -0,15% 5,52% 0,00% 5,52%
Mar/1999 2,63% 0,69% 1,29% 1,67% 0,24% 0,49% 7,01% 0,00% 7,01%
Abr/1999 1,79% 0,69% 1,34% 1,67% 0,00% -0,01% 5,48% 0,00% 5,48%
Mai/1999 1,66% 0,69% 1,52% 1,61% 0,06% 0,11% 5,66% 0,00% 5,66%
Jun/1999 1,50% 0,57% 1,50% 1,37% 0,16% 0,27% 5,37% 0,31% 5,67%
Jul/1999 1,63% 0,57% 1,42% 1,27% 0,25% 0,43% 5,57% 0,31% 5,88%
Ago/1999 1,53% 0,57% 1,52% 1,19% 0,26% 0,45% 5,52% 0,31% 5,83%
Set/1999 1,45% 0,57% 1,45% 1,11% 0,23% 0,39% 5,20% 0,31% 5,50%
Out/1999 1,32% 0,21% 1,33% 0,98% 0,36% 0,61% 4,80% 0,31% 5,10%

 



Quadro 7 - Composição do Spread - Cheque Especial-Pessoa Física


Dados mensais (em % a.m.)

Taxas Anuais Taxa de Captação CDB Impostos Indiretos (PIS/COFINS/IOF) Despesas Administrativas Saldo do PDD*/Em-préstimo IR/CSLL do Banco (impost. diretos) Lucro do Banco Empréstimo CPMF Custo do Tomador
Fonte: DEPEP/SP
* PDD: Provisão para Devedores Duvidosos
Jan/1997 1,79% 0,58% 2,09% 0,45% 1,35% 1,78% 8,03% 0,15% 8,18%
Fev/1997 1,51% 0,57% 1,69% 0,46% 1,29% 1,71% 7,25% 0,15% 7,40%
Mar/1997 1,47% 0,58% 1,87% 0,50% 1,29% 1,71% 7,41% 0,15% 7,56%
Abr/1997 1,60% 0,58% 1,93% 0,54% 1,35% 1,79% 7,80% 0,15% 7,95%
Mai/1997 1,60% 1,26% 2,04% 0,66% 1,00% 1,33% 7,89% 0,15% 8,04%
Jun/1997 1,50% 1,26% 1,52% 0,46% 1,43% 1,90% 8,06% 0,15% 8,22%
Jul/1997 1,62% 0,58% 1,45% 0,52% 1,89% 2,50% 8,57% 0,15% 8,72%
Ago/1997 1,50% 0,58% 1,48% 0,57% 1,71% 2,26% 8,10% 0,15% 8,25%
Set/1997 1,55% 0,58% 1,37% 0,61% 1,81% 2,40% 8,32% 0,15% 8,48%
Out/1997 1,73% 0,58% 1,34% 0,65% 1,82% 2,41% 8,54% 0,15% 8,69%
Nov/1997 2,53% 0,57% 1,16% 0,71% 1,67% 2,21% 8,84% 0,16% 8,99%
Dez/1997 2,64% 0,57% 1,36% 0,77% 1,77% 2,35% 9,46% 0,15% 9,62%
Jan/1998 2,50% 0,57% 1,14% 0,92% 1,71% 2,26% 9,11% 0,16% 9,27%
Fev/1998 1,90% 0,58% 1,00% 0,99% 1,68% 2,23% 8,37% 0,16% 8,53%
Mar/1998 1,92% 0,59% 1,43% 1,09% 1,80% 2,38% 9,21% 0,16% 9,37%
Abr/1998 1,53% 0,59% 1,21% 1,16% 1,69% 2,25% 8,43% 0,16% 8,59%
Mai/1998 1,62% 0,59% 1,40% 1,18% 1,59% 2,10% 8,48% 0,16% 8,64%
Jun/1998 1,61% 0,59% 1,29% 1,25% 1,72% 2,28% 8,74% 0,16% 8,90%
Jul/1998 1,62% 0,60% 1,34% 1,27% 1,74% 2,30% 8,87% 0,16% 9,03%
Ago/1998 1,50% 0,59% 1,45% 1,29% 1,42% 1,88% 8,14% 0,16% 8,30%
Set/1998 2,04% 0,59% 1,42% 1,38% 1,35% 1,79% 8,56% 0,16% 8,72%
Out/1998 2,37% 0,59% 1,28% 1,54% 1,38% 1,82% 8,97% 0,16% 9,13%
Nov/1998 1,96% 0,60% 1,42% 1,73% 1,26% 1,68% 8,64% 0,16% 8,80%
Dez/1998 2,03% 0,60% 1,58% 1,69% 1,44% 1,91% 9,25% 0,16% 9,40%
Jan/1999 2,10% 0,64% 1,35% 1,69% 0,90% 1,83% 8,52% 0,16% 8,68%
Fev/1999 2,14% 0,63% 1,24% 1,69% 0,85% 1,72% 8,27% 0,00% 8,27%
Mar/1999 2,63% 0,72% 1,29% 1,67% 1,09% 2,22% 9,62% 0,00% 9,62%
Abr/1999 1,79% 0,72% 1,34% 1,67% 0,97% 1,97% 8,46% 0,00% 8,46%
Mai/1999 1,66% 0,72% 1,52% 1,61% 1,19% 2,03% 8,74% 0,00% 8,74%
Jun/1999 1,50% 0,61% 1,50% 1,37% 1,32% 2,26% 8,56% 0,30% 8,86%
Jul/1999 1,63% 0,60% 1,42% 1,27% 1,43% 2,44% 8,79% 0,30% 9,09%
Ago/1999 1,53% 0,60% 1,52% 1,19% 1,39% 2,36% 8,59% 0,30% 8,89%
Set/1999 1,45% 0,60% 1,45% 1,11% 1,38% 2,35% 8,34% 0,30% 8,64%
Out/1999 1,32% 0,25% 1,33% 0,98% 1,51% 2,57% 7,95% 0,30% 8,25%


Quadro 8 - Composição do Spread - Pessoa Jurídica

Dados mensais (em % a.m.)

Taxas Anuais Taxa de Captação CDB Impostos Indiretos (PIS/COFINS/IOF) Despesas Administrativas Saldo do PDD*/Em-préstimo IR/CSLL do Banco (impost. diretos) Lucro do Banco Empréstimo CPMF Custo do Tomador

Fonte: DEPEP/SP

* PDD: Provisão para Devedores Duvidosos

Jan/1997 1,79% 0,14% 0,71% 0,93% 0,37% 0,49% 4,43% 0,11% 4,54%
Fev/1997 1,51% 0,13% 0,69% 0,90% 0,21% 0,28% 3,73% 0,11% 3,84%
Mar/1997 1,47% 0,14% 0,68% 0,85% 0,31% 0,41% 3,85% 0,11% 3,96%
Abr/1997 1,60% 0,14% 0,65% 0,82% 0,39% 0,52% 4,13% 0,11% 4,24%
Mai/1997 1,60% 0,13% 0,62% 0,84% 0,26% 0,35% 3,81% 0,11% 3,92%
Jun/1997 1,50% 0,13% 0,59% 0,85% 0,33% 0,43% 3,84% 0,11% 3,95%
Jul/1997 1,62% 0,14% 0,59% 0,84% 0,40% 0,53% 4,11% 0,11% 4,22%
Ago/1997 1,50% 0,13% 0,58% 0,85% 0,31% 0,41% 3,77% 0,11% 3,88%
Set/1997 1,55% 0,13% 0,56% 0,85% 0,34% 0,45% 3,88% 0,11% 3,99%
Out/1997 1,73% 0,13% 0,55% 0,79% 0,39% 0,52% 4,12% 0,11% 4,23%
Nov/1997 2,53% 0,13% 0,56% 0,81% 0,34% 0,45% 4,82% 0,11% 4,93%
Dez/1997 2,64% 0,14% 0,59% 0,85% 0,44% 0,58% 5,25% 0,11% 5,36%
Jan/1998 2,50% 0,13% 0,56% 0,88% 0,36% 0,48% 4,92% 0,11% 5,03%
Fev/1998 1,90% 0,14% 0,56% 0,93% 0,31% 0,41% 4,24% 0,11% 4,36%
Mar/1998 1,92% 0,14% 0,57% 0,94% 0,50% 0,66% 4,73% 0,11% 4,84%
Abr/1998 1,53% 0,14% 0,57% 0,99% 0,34% 0,44% 4,02% 0,11% 4,13%
Mai/1998 1,62% 0,14% 0,58% 1,01% 0,25% 0,33% 3,93% 0,11% 4,04%
Jun/1998 1,61% 0,14% 0,57% 0,88% 0,34% 0,45% 3,98% 0,11% 4,10%
Jul/1998 1,62% 0,14% 0,56% 0,92% 0,41% 0,55% 4,20% 0,11% 4,31%
Ago/1998 1,50% 0,13% 0,55% 0,89% 0,31% 0,42% 3,80% 0,11% 3,92%
Set/1998 2,04% 0,14% 0,54% 0,90% 0,40% 0,53% 4,54% 0,11% 4,66%
Out/1998 2,37% 0,14% 0,54% 0,88% 0,38% 0,51% 4,82% 0,11% 4,93%
Nov/1998 1,96% 0,14% 0,54% 0,93% 0,35% 0,47% 4,38% 0,11% 4,49%
Dez/1998 2,03% 0,14% 0,56% 0,97% 0,43% 0,57% 4,70% 0,11% 4,81%
Jan/1999 2,10% 0,18% 0,54% 0,85% 0,31% 0,64% 4,62% 0,14% 4,76%
Fev/1999 2,14% 0,17% 0,55% 1,00% 0,22% 0,45% 4,54% 0,00% 4,54%
Mar/1999 2,63% 0,29% 0,59% 0,99% 0,39% 0,79% 5,67% 0,00% 5,67%
Abr/1999 1,79% 0,29% 0,56% 1,09% 0,24% 0,48% 4,44% 0,00% 4,44%
Mai/1999 1,66% 0,28% 0,57% 1,31% 0,23% 0,39% 4,43% 0,00% 4,43%
Jun/1999 1,50% 0,15% 0,53% 1,08% 0,29% 0,50% 4,06% 0,25% 4,30%
Jul/1999 1,63% 0,14% 0,45% 1,09% 0,24% 0,41% 3,96% 0,24% 4,21%
Ago/1999 1,53% 0,15% 0,43% 1,27% 0,20% 0,35% 3,94% 0,25% 4,18%
Set/1999 1,45% 0,15% 0,44% 1,26% 0,16% 0,27% 3,73% 0,25% 3,98%
Out/1999 1,32% 0,14% 0,46% 1,21% 0,15% 0,25% 3,53% 0,24% 3,77%