Logomarca BCB

Exposição "Candido Portinari em obras"

 

Exposição Candido Portinari em obras

De 18 de agosto de 2009 a 27 de junho 2010
Galeria de Arte do Banco Central

De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30
Sábado e domingo, das 14h às 18h


SBS – Quadra 3 – Bloco B – 8º andar
Brasília – (61) 3414-2099


O Banco Central do Brasil reapresenta ao público, após restauro, as obras de Candido Portinari que integram a sua coleção.

Em 2003, comemoramos o centenário do nascimento do pintor e tivemos a oportunidade de expor algumas daquelas obras. Foram dados então os primeiros passos para a realização da presente exposição. As pinturas, elaboradas há mais de 50 anos, davam mostras de desgaste, o que foi confirmado por laudo que avaliou seu estado de conservação.

Os trabalhos de restauro, iniciados em 2007 e concluídos em 2008, foram os mais amplos desde a incorporação das obras de Portinari ao acervo do Banco Central.

Em todas as fases do restauro, contou-se com o acompanhamento do Projeto Portinari, iniciativa conduzida pelo filho do pintor, João Candido Portinari.

A obra de Candido Portinari é um referencial permanente para a memória cultural brasileira, um ponto alto da história de nossas artes. Entre os trabalhos apresentados, estão a série Cenas Brasileiras, e o painel Descobrimento do Brasil, importantes na construção da imaginária nacional. São obras de grande significado simbólico e estético, elaboradas na última década de vida do mestre maior do modernismo brasileiro.

Essa exposição representa, portanto, o coroamento de mais uma ação no sentido de preservar, valorizar e tornar acessível a todos parte essencial do patrimônio cultural brasileiro, de que o Banco Central é também guardião.

O Banco Central acredita que sempre é tempo de rever Portinari e espera contribuir, com a exposição, para o resgate de parcela essencial de nossa memória cultural.