Logomarca BCB

Biblioteca

 

Ilustração que exibe pessoas e estantes de livros

Histórico
A Biblioteca iniciou seu funcionamento em 1959, para dar suporte ao Departamento Econômico da então Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc), no Rio de Janeiro.

Em 1965 foi incorporada ao patrimônio do Banco Central do Brasil, instituído nesse ano, e vinculada à área de Administração de Recursos Materiais.

Em 1972 foi instalada no Palácio da Agricultura, em Brasília, antes de ser transferida para o Edificio-Sede do Banco Central, onde funciona atualmente.

Na história da biblioteca, 2007 representa um marco. Isso se deve não só à revitalização dos seus ambientes como também à sua relevância como órgão de disseminação do conhecimento, aos seus objetivos culturais, técnicos, científicos e à proposta de incorporar sistematicamente ao seu acervo as referências bibliográficas sugeridas nas atividades de capacitação ou de treinamento promovidas pela Universidade Corporativa do Banco Central (UniBacen).


Acervo
O acervo bibliográfico do Banco Central é formado por livros, periódicos, materiais didáticos (referentes a cursos e palestras), materiais de referência, multimídias e outros exemplares que atendam às necessidades de informação, de capacitação e de treinamento. Integra o acervo a “Coleção Memória do Banco Central”.

Está protegido por sistema antifurto, e a retirada de qualquer material depende de liberação pelos responsáveis.


Serviços
Consulta ao acervo físico
A consulta ao acervo é permitida a todos os usuários. É livre o acesso às estantes de livros e de periódicos e às áreas de pesquisa eletrônica (internet).

Consulta à base de dados do acervo
A consulta à base dados do acervo se dá no âmbito interno, por intermédio do Sistema Cadastro (PCAD), desenvolvido pelo Banco Central e mantido pelo Sisbacen. Está em processo de aquisição software que possibilitará acesso, pela intranet e internet, a dados bibliográficos completos de todo o acervo, como também aos conteúdos das monografias dos servidores do Banco Central.

Consulta às bases de dados eletrônicas
São acessíveis aos usuários as bases de dados assinadas pelo Banco, nas áreas de Economia, Direito, Matemática, Estatística, Administração, História, Ciência Política, Sociologia, entre outras.

Empréstimo
O empréstimo é facultado aos servidores do quadro do Banco Central e às bibliotecas conveniadas.


Ambientes
Recepção
Ambiente para atendimento e orientação aos usuários nas suas necessidades de pesquisa; empréstimo e devolução de livros; uso dos microcomputadores disponíveis para capacitação e treinamento; agendamento de salas para estudo em grupo, entre outras.

Administração e Processamento Técnico
Sala destinada à administração e ao tratamento técnico do acervo bibliográfico.

Multimeios
Sala destinada à guarda de materiais bibliográficos em suportes multimídias.

EaD-Unibacen
Sala com microcomputadores, com acesso à rede do Banco e à internet, reservados aos servidores em capacitação ou treinamento pela Unibacen, em especial, nas suas atividades de educação à distância.

Obras Raras e Biblioteca Depositária
Sala destinada à guarda de obras consideradas raras e de publicações editadas pelo Banco Central.

Estudo em Grupo
Três salas equipadas com microcomputadores ligados à rede do Banco e à internet, destinadas a estudo em grupo (até 5 servidores), usadas mediante agendamento pela recepção da biblioteca.

Estudo Individual
Quarenta e quatro cabines para estudo individual munidas de instalações elétricas e lógica apropriadas para ligação de notebooks.

Pesquisa Eletrônica (internet)
Sala equipada com microcomputadores por meio dos quais se acessa a internet.

Leitura
Ambiente mobiliado com mesas, cadeiras e poltronas destinadas a leitura e a ambientação dos visitantes.


Usuários
- Servidores do Banco Central
- Prestadores de serviço
- Estagiários
- Pesquisadores e estudantes
- Bibliotecas do setor público


Localização
Departamento de Recursos Materiais e Patrimônio – Demap
Biblioteca do Banco Central do Brasil
SBS – Quadra 3 – Bloco B – 2º Subsolo
70074-900 Brasília – DF


Contato
Telefones: (061) 3414-1424 e 3414-2468
E-mail: biblioteca@bcb.gov.br


Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h