Logomarca BCB

Política de acessibilidade

 

O site internet do Banco Central do Brasil foi adaptado aos princípios de acessibilidade, em obediência ao Decreto 5.296, de 2/12/2004.

Esta página destina-se a informar os resultados obtidos com as providências adotadas até o momento, para manter o site nos padrões de acessibilidade de acordo com o estipulado na Cartilha Técnica e no Modelo de Acessibilidade do Departamento de Governo Eletrônico, versão 2.0, de 14/12/2005.


Ações

O núcleo do site foi adequado aos princípios de acessibilidade, a partir de 2/12/2005, o que confere acessibilidade à maioria de suas páginas conforme estabelece a legislação vigente.

As páginas que necessitam de intervenção manual têm sido reformuladas e republicadas gradativamente, resultado de um trabalho conjunto entre as unidades do banco responsáveis, conforme a disponibilidade de recursos.

Os novos sistemas de acesso público terão acessibilidade garantida, pois foi incluído um item de inspeção específico sobre adequação às regras de acessibilidade no padrão de desenvolvimento de sistemas do BC.

Os sistemas e as consultas anteriores à legislação passam por processo de avaliação pelas unidades do BC responsáveis pelo conteúdo a fim de que se decida sobre a melhor forma de adaptá-los.


Público-alvo

A adequação do site internet do BC contempla atualmente os deficientes visuais, conforme estabelece a legislação vigente.


A quem se dirigir

Críticas e sugestões sobre acessibilidade dos documentos disponíveis neste site podem ser encaminhadas pela página "Fale conosco".


Observações

O BC não se responsabiliza pela acessibilidade dos sites externos à Instituição, cujos links se encontrem indicados em documentos ou páginas deste site.

Se houver dificuldade na leitura de documentos eletrônicos divulgados no site, o usuário poderá solicitar ao Banco Central, por intermédio do "Fale conosco", uma versão desses documentos no formato "Somente texto" (TXT), cuja leitura é possível com o programa leitor de telas Dosvox.


Links

Texto integral do Decreto 5.296, de 2/12/2004 (página de site externo que abrirá em nova janela).

Recomendações de acessibilidade para sites do governo brasileiro (página de site externo que abrirá em nova janela).

Página da "Iniciativa de Acessibilidade na Web" do W3C (World Wide Web Consortium - página de site externo que abrirá em nova janela - texto em inglês).

Programa leitor de telas Dosvox do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (página de site externo que abrirá em nova janela).